Buscar

ATIVIDADE RENATA 09 10 2010

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL X – 02/10/2020
Prof. Ricardo 
Acadêmica: Renata Ferreira Garbin
RGM: 012.9933
QUESTÃO 
01. A sucessão dos herdeiros colaterais ocorrerá nos casos em que não houver sobreviventes os descendentes, ascendentes, cônjuge ou companheiro, devendo ser chamados os colaterais até 4º grau.
Os herdeiros colaterais ou transversais são os irmãos, tios, sobrinhos, primos do de cujus, são herdeiros legítimos facultativos, não são herdeiros necessários. Sendo assim, não têm direito à parte da legítima. Sucedem por direito próprio, herdando todos de maneira igual, não havendo qualquer distinção. Não podem herdar por representação, havendo, porém, uma única exceção no direito brasileiro, conforme estatui o art. 1.843 do CC que dispõe que não havendo irmãos herdarão os seus filhos, e se aqueles não deixando filhos, herdarão os tios. 
De acordo com o ordenamento jurídico pátrio, na classe dos colaterais os mais próximos excluem os mais distantes, com exceção ao direito de representação concedido aos filhos de irmãos. Dessa forma, os irmãos, que são colaterais em segundo grau, afastarão os tios, que são colaterais em terceiro grau, e assim por diante. 
No caso em questão, tendo em vista que Rute faleceu antes de Salomão, Sofia(filha de Rute) herdará por representação os bens do falecido. (art. 1840 do CC). 
02. A) Os herdeiros serão os irmãos de Soraia, bilaterais (Samanta e Semil) e unilaterais (Elias).
B) Para as irmãs bilaterais Samanta e Semil será devida a quantia de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) cada uma, e Elias a quantia de R$ 100.000,00 (cem mil reias).

Continue navegando