Buscar

Empreendedorismo exercicio avaliativo semana 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Enquanto no processo empreendedor o foco da sua análise está na previsibilidade, no método empreendedor, o foco da sua análise está na criatividade. São duas abordagens distintas: a previsão e a criação. Sobre esta perspectiva, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta: 
	
	a.
	O foco na criação é uma lógica bastante utilizada pelas grandes organizações que valorizam o planejamento de longo prazo e por isso, é a base para as análises gerenciais.
	
	b.
	O foco na previsão segue uma lógica dedutiva em que os dados são analisados para que o empreendedor possa chegar às conclusões possíveis.
	
	c.
	O foco na criação funciona bem quando o futuro pode ser determinado ou extrapolado a partir dos resultados do passado. 
	
	d.
	O foco na previsão é efectual e é o mais usado entre os empreendedores seriais, que são aqueles que seguem a sua intuição e colocam as suas ideias em prática.
	
	e.
	O foco na previsão é uma lógica bastante utilizada pelas organizações menores e iniciantes em que cada entrada expande as possibilidades de oportunidades e resultados.
2 pontos   
PERGUNTA 2
1. Capacitação é a aprendizagem gradativa, acumulada e sustentada, ao longo do tempo, de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que se aplicam no desenvolvimento e consolidação de um empreendimento. Julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta:  
	
	a.
	O empreendedor deve aprender novos conhecimentos sozinho porque no mundo dos negócios a competição é acirrada e os players não estão dispostos a perder seu tempo ensinando aos outros.
	
	b.
	O empreendedor deve ficar atento aos conhecimentos adequados à sua atividade empreendedora, já que na maior parte das vezes ele não tem controle sobre os fatores que influenciam a aprendizagem. 
	
	c.
	Um dos conhecimentos que o empreendedor deve ter é saber aplicar o benchmarking que é o processo de aprender com os outros sobre as melhores práticas do mercado. 
	
	d.
	O empreendedor deve sempre estar no lugar certo, na hora certa sempre, afinal, a sorte é fator fundamental do sucesso dos seus negócios.
	
	e.
	O empreendedor deve ter uma formação adequada no curso de administração, pois ele precisa ter conhecimentos básicos em metodologias e técnicas administrativas.
2 pontos   
PERGUNTA 3
1. O processo empreendedor nem sempre apresenta uma linearidade e um objetivo claro a ser definido. Às vezes, o empreendedor não sabe aonde quer chegar. Por isso, ao invés de abordar o empreendedorismo como um processo, tem surgido a discussão de empreendedorismo como método. A depender do contexto em que se desenvolve a atividade empreendedora, um é preferível ao outro. Julgue as afirmativas e marque a opção correta: 
	
	a.
	No método empreendedor a oportunidade é analisada em detalhes e é mais adequado nos casos e que deve ser feito um planejamento criterioso. 
	
	b.
	O processo empreendedor sugere que se avalie o que tem disponível em mãos para começar a empresa e depois seguir para a ação.
	
	c.
	O método empreendedor é uma abordagem que pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio ou empreendimento.
	
	d.
	O processo empreendedor busca responder três perguntas-chave: quem sou eu, o que eu sei e o que eu conheço. 
	
	e.
	O método empreendedor é mais prático e valoriza mais a experimentação e é viável para a prototipação de ideias.
2 pontos   
PERGUNTA 4
1. O processo empreendedor começa com a decisão pessoal de empreender. Esta decisão é motivada por diferentes fatores. Com a decisão tomada, o empreendedor passa pela etapa de geração de ideias e então analisa quais delas representam uma oportunidade. A respeito do processo empreendedor (DORNELAS, 2014), é correto afirmar que: 
	
	a.
	O processo de geração de ideias resulta em ideias que podem ser simples, sofisticadas, inovadoras. Por isso, a pessoa que não têm ideias, não pode se tornar um empreendedor.
	
	b.
	Todas as alternativas estão corretas. 
	
	c.
	A primeira fase do processo empreendedor começa na identificação das ideias e termina com a formulação do plano de negócios.
	
	d.
	O processo de escolher e analisar as melhores ideias pode ser feito de diferentes maneiras. O empreendedor deve fazer uma opção sobre qual método, técnica ou ferramenta usar.
	
	e.
	O processo de geração de ideias é uma fase crucial do processo empreendedor, sendo ainda mais importante do que a análise de oportunidades, já que as ideias sofrem influência do ambiente.
2 pontos   
PERGUNTA 5
1. Depois que a ideia de negócio está definida é hora de o empreendedor planejar a sua empresa antes que ela se torne uma realidade. A vantagem do planejamento no papel é reduzir os riscos e antecipar futuros problemas. No entanto, este planejamento pode ser estruturado ou não estruturado. São as características do negócio e do empreendedor que vão determinar se este deve ser um plano de negócios tradicional ou efectual. Assinale a alternativa que caracteriza planos de negócios tradicionais: 
	
	a.
	Embora o objetivo não esteja claro, o sonho está bem definido. Este plano de negócios pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica.
	
	b.
	O risco financeiro não é grande e o negócio cresce organicamente com os próprios recursos gerados na operação.
	
	c.
	O objetivo está claro e os recursos geralmente são de terceiros. Este plano de negócios pode ser utilizado como uma ferramenta de gestão.
	
	d.
	A experimentação e a prototipação são características inerentes a este plano de negócios, em que o risco é quase todo de responsabilidade do empreendedor.
	
	e.
	O fracasso serve como aprendizado, pois, nem sempre este plano envolve grandes quantias de recursos financeiros.

Continue navegando