Buscar

A4 - Analises Toxicologicas e Ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 4 – Análises Toxicológicas e Ambientais 
Questão 1
O meio ambiente sofre com as ações humanas, que acabam por depositar resíduos muitas vezes de maneira inapropriada. Isto tem se mostrado, nas últimas décadas de monitoramento, de muito impacto, dificultando inclusive a vida na Terra. Aumentos de temperatura, maior incidência de tempestades, escassez de água potável e liberação de gases poluentes tem sido algumas dessas consequências. Devido a essas análises, foi cunhado o tempo ecotoxicologia, que se torna uma ciência que se preocupa com:
Resposta correta: Estudar as substâncias químicas que apresentem riscos, sugerindo medidas preventivas antes que os ecossistemas sofram com grandes danos.
Questão 2
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." (Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º). Estimular a educação ambiental deve ser uma prática feita por todos os entes da sociedade pois os benefícios são para todos, cabendo:
Resposta correta: A todos os indivíduos as sociedades manter uma atenção constante de formação e reforço dos valores e atitudes de atuação individual e coletiva para ações de prevenção, identificação e resolução de problemas
ambientais.
Questão 3
“O monóxido de carbono é um gás emitido por ações humanas ou naturais, produto da reação incompleta de combustão de substâncias ricas em carbono que causa severos danos à saúde dos seres vivos, por ser extremamente tóxico. Na escala industrial, o monóxido de carbono é utilizado na produção de metais, como ferro e níquel, retirando o oxigênio por oxirredução de seus respectivos minerais. Ele também é utilizado na produção de substâncias orgânicas como ácido acético, metanol, plásticos etc.” 
 
FERREIRA, V. R. Monóxido de carbono. Manual da Química, [ s. l.: s. d.]. Disponível em: https://www.manualdaquimica.com/quimica-inorganica/monoxido-de-carbono.htm. Acesso em: 30 jul. 2021. 
 
Acerca da temática, avalie as afirmativas abaixo: 
I. O processo de intoxicação do monóxido de carbono se dá por ele se ligar irreversivelmente ao oxigênio, impedindo-o de ser transportado. 
II. O monóxido de carbono pode causar intoxicação subaguda, quando inalado em grande quantidade, podendo causar a morte do indivíduo. 
III. Nos alvéolos pulmonares, o monóxido de carbono acaba passando e sendo absorvido e transportado livre no plasma. 
IV. No sangue, ao ser transportado, o monóxido de carbono forma reações irreversíveis com a hemoglobina. 
V. As hemácias acabam por ser destruídas na intoxicação subaguda por monóxido de carbono. 
 
Marque a alternativa que contém todas as afirmativas corretas
Resposta correta: II e IV.
Questão 4
“Uma rotina da gestão de resíduos dentro de uma empresa é o descarte correto dos resíduos industriais. Essa rotina começa com a elaboração de um plano de gestão de resíduos, no qual serão identificados e classificados os tipos de resíduos existentes na empresa, como resíduos perigosos ou não perigosos, recicláveis e qual a destinação ambientalmente correta.” 
 
RESÍDUOS industriais: por que é importante fazer o descarte correto? VGResiduos, 13 abr. 2018. Disponível em: https://www.vgresiduos.com.br/blog/blogporque-e-importante-fazer-o-descarte-correto-dos-residuos-industriais/. Acesso em: 30 jul. 2021. 
 
Acerca do tema, analise as assertivas abaixo e suas relações: 
I. Numa indústria de mineração, há produção de águas residuais formadas a partir de diferentes etapas do beneficiamento do minério e devem ser mantidas em reservatórios que não permitam passagem para o solo e corpos d’agua. 
PORQUE 
II. Possuem uma grande quantidade de metais e outros produtos químicos tóxicos, que podem causar importantes danos ambientais a bacias hidrográficas e abastecimento de água de cidades inteiras. 
 
Sobre as duas asserções e suas relações, marque a alternativa correta:
Resposta correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a Il é uma justificativa correta da I.
Questão 5
“Ecotoxicidade é um termo atualmente muito em voga, dada a necessidade de se conhecer os efeitos que produtos químicos lançados no meio ambiente podem ter sobre indivíduos, sobre populações e comunidades de organismos, além de se conhecer como o homem pode ser afetado. Nos últimos anos, em especial no pós-Revolução Industrial, uma imensa gama de substâncias químicas foi produzida de forma intencional ou como sub-produto de atividades produtivas. Algumas dessas substâncias são essencialmente artificiais, outras, apesar de terem ocorrência natural, tiveram sua concentração aumentada no meio ambiente.” 
 
MARIANI, C. F. Ecotoxicologia. Portal de Ecologia Aquática, Departamento de Ecologia-USP. Disponível em: http://ecologia.ib.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=143. Acesso em: 30 jul. 2021. 
 
Acerca do tema, analise as assertivas abaixo e suas relações: 
I. A Ecotoxicologia pressupõe o uso de testes de toxicidade com animais, utilizando-se de bioensaios. 
PORQUE 
II. Por meio desses testes pode-se estabelecer os níveis de concentração que provocam 80% de mortes nos animais. 
 
Sobre as duas asserções e suas relações, marque a alternativa correta:
Resposta correta: A assercão l é uma proposição verdadeira, e a Il é uma proposição falsa.
Questão 6
Os pesticidas, também chamados de agrotóxicos, são largamente utilizados na agricultura, proporcionando a possibilidade de produção de alimentos em larga escala. Contudo, os estudos de toxicidade desses produtos revelaram que eles podem não ser tão seguros, principalmente quando utilizados acima dos valores considerados seguros. 
 
Acerca da temática, marque a alternativa correta:
Resposta correta: Os pesticidas não são biodegradáveis e podem acabar persistindo no ambiente por meses a anos.
Questão 7 
O vulcão Taal, nas Filipinas, é um vulcão que pode entrar em erupção a qualquer momento. Em janeiro de 2020 ele entrou em erupção e devastou uma enorme quantidade de casas, mobilizando a evacuação de milhares de pessoas. Imediatamente as pessoas quando pensam em erupções vulcânicas, como a do Taal, pensam na questão das explosões e da lava quente que oferece um grande risco. Mas não é somente este o risco, devemos ainda nos preocupar com:
Resposta correta: Emissão de compostos de enxofre, que podem causar chuva ácida.
Questão 8
“Os resíduos hospitalares são aqueles produzidos por todos os tipos de estabelecimento prestadores de serviços de saúde, como, hospitais, consultórios médicos, laboratórios, farmácias, clínicas veterinárias, necrotério, postos de saúde, centro de pesquisa e qualquer outra instituição que produza resíduos contendo secreções ou perigo de contaminação para o ser humano, animais e/ou ambiente.” 
 
MORHENA. Quais são os tipos de resíduos hospitalares e como classificá-los? Disponível em: https://blog.morhena.com.br/quais-sao-os-tipos-de-residuos-hospitalares-e-como-classifica-los/. Acesso em: 30 jul. 2021. 
 
A Anvisa e o Conama são os órgãos responsáveis por orientar através e resoluções, como deve-se tratar estes resíduos de maneira segura. Nestas resoluções, há então a classificação dos resíduos, de acordo com suas características em cinco classes. Sobre essas classes, marque a alternativa correta:
Resposta correta: No grupo B estão resíduos de produtos químicos, que vem ainda ser acondicionados segundo suas caraterísticas de inflamabilidade, corrosividade entre outros.
Questão 9
 “A eutrofização de cursos d'água (rios, lagos ou represas) é o processo que resulta num aumento de nutrientes essenciais para o fitoplâncton (algas) e plantas aquáticas superiores, principalmente nitrogênio, fósforo, potássio, carbono e ferro. O aumento da concentração de nutrientes implicanão só aumento da densidade de algas, mas também alterações qualitativas, como o surgimento de novas espécies e o desaparecimento de outras.” 
 
CARVALHO, S. L. Eutrofização artificial: um problema em rios, lagos e represas. UNESP, Três Lagoas, 28 ago. 2004. Disponível em: https://www2.feis.unesp.br/irrigacao/ctl28082004.php. Acesso em: 30 jul. 2021. 
 
A partir da temática abordada, marque a alternativa correta:
Resposta correta: A eutrofização normalmente é de origem de ação humana, e mais raramente por ocorrência natural.
Questão 10
“As atividades industriais, tipicamente, resultam na deposição de elevados níveis de chumbo, cádmio, mercúrio e zinco em rios e lagos, vindo a atingir os organismos aquáticos. Assim, estudos ligados à qualidade dos ambientes aquáticos devem levar em conta não apenas a qualidade da água, mas igualmente a vegetação, os organismos aquáticos, os sedimentos suspensos e de fundo”. 
 
CASTRO, S. V. Efeitos de metais pesados presentes na água sobre a estrutura das comunidades bentônicas do Alto Rio das Velhas-MG. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. Disponível em: https://smarh.eng.ufmg.br/defesas/220M.PDF. Acesso em: 28 jul. 2021. 
 
Esses metais podem então se bioacumular na cadeia alimentar. Caso analisemos um ecossistema aquático contaminado por esses metais pesados que sofrem processo de bioacumulação, iremos encontrar :
Resposta correta: Organismos que ocupam mais de um nível trófico podem sofrer mais com os processos de bioacumulação e biomagnificação.

Outros materiais