Buscar

ATIVIDADE 1 MATERIAIS PARA ENGENHARIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – MATERIAIS PARA ENGENHARIA MECÂNICA
1 - Descreva a região elástica do material correlacionando com as seguintes propriedades mecânicas: rigidez, módulo de resiliência e módulo de elasticidade; 
Rigidez -quanto mais rígido menor será o fator elástico do material 
Módulo de resiliência- Está totalmente ligada ao fator elástico, pois é a capacidade do material de voltar a sua posição inicial após ter sofrido algum esforço e mudança em sua dimensão inicial geralmente sendo uma das características mais desejáveis de um material com característica elástica. 
Módulo de elasticidade - Quanto maior seu valor maior capacidade o material terá de se deformar e voltar a sua forma original. 
2- Descreva a região plástica do material correlacionando com as seguintes propriedades mecânicas: limite de resistência à tração, ductilidade, módulo de tenacidade e limite de ruptura; 
Limite de resistência a tração - Quanto maior o valor de resistência a tração maior será o valor de força para que o material atinja a região plástica 
Ductilidade - É a capacidade de um material ser alongado em tensão. O material dúctil irá deformar (alongar) mais do que o material quebradiço. Os materiais dúcteis apresentam uma grande deformação antes da fratura. 
Módulo de tenacidade - A tenacidade é a resistência à falha ou propagação de fissuras. É algo relacionado à força. Materiais muito resistentes terão baixa tenacidade, ou seja, baixa tolerância a falhas ou defeitos, ou seja, trincas incipientes. 
Limite de ruptura - Está concentrado logo após a região da deformação plástica, após o material se deformar plasticamente, em seguida vem a ruptura com aplicação de forças menores que a força total atingida na resistência a tração do material.
3- Correlacione a diferença entre um material dúctil e um material frágil com a região elástica e região plástica dos materiais; 
Alguns materiais quebram-se muito acentuadamente, sem deformação plástica, naquilo a que se chama uma falha frágil. Outros, que são mais dúcteis, incluindo a maioria dos metais, experimentam alguma deformação plástica e, possivelmente, agarram antes da fratura. Na ciência dos materiais, a ductilidade é a capacidade de um material sofrer grandes deformações plásticas antes de falhar e é uma das características muito importantes 
Materiais Dúcteis. Ductilidade é a capacidade de um material ser alongado em tensão. O material dúctil irá deformar (alongar) mais do que o material quebradiço. Os materiais dúcteis apresentam uma grande deformação antes da fratura. Na fratura dúctil, a deformação plástica extensa (pescoço) tem lugar antes da fratura. A fratura dúctil (fratura de cisalhamento) é melhor do que a fratura frágil, porque há uma propagação lenta e uma absorção de uma grande quantidade de energia antes da fratura. A ductilidade é desejável nas aplicações a alta temperatura e alta pressão em reatores devido às tensões acrescidas sobre os metais. A ductilidade elevada nestas aplicações ajuda a prevenir a fratura frágil. 
Materiais frágeis. Os materiais frágeis, quando sujeitos a tensões, quebram-se com pouca deformação elástica e sem deformação plástica significativa. Os materiais frágeis absorvem relativamente pouca energia antes da fratura, mesmo os de alta resistência. Na fratura frágil (clivagem transgranular), nenhuma deformação plástica aparente ocorre antes da fratura. As fissuras propagam-se rapidamente. 
A distinção entre fragilidade e ductilidade não é facilmente aparente, especialmente porque tanto a ductilidade como o comportamento frágil dependem não só do material em questão, mas também da natureza e tipo de tensão, da taxa de carga (desgaste por fadiga) e da temperatura (transição dúctil-muito frágil).

Continue navegando