Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – MATERIAIS PARA ENGENHARIA MECÂNICA
Caro(a) estudante,
No decorrer desta unidade, foram apresentados como o entendimento das propriedades dos materiais é de extrema importância para que sejam direcionados para suas melhores aplicações. Com isso, vimos que o ensaio de tração é um dos principais ensaios para se determinar essas propriedades.
Um dos ensaios mecânicos de tensão-deformação mais comuns é conduzido por tração. O ensaio de tração pode ser empregado para caracterizar várias propriedades mecânicas dos materiais que são importantes para projetos. Uma amostra é deformada, geralmente até sua fratura, por uma carga de tração que é aumentada gradativamente e é aplicada uniaxialmente ao longo do eixo de um corpo de prova.
Fonte: CALLISTER JUNIOR, W. D.; RETHWISCH, D. G. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. p. 174.
Proposta
1 - Descreva a região elástica do material correlacionando com as seguintes propriedades mecânicas: rigidez, módulo de resiliência e módulo de elasticidade; 
Rigidez -quanto mais rígido menor será o fator elástico do material 
Módulo de resiliência- Está totalmente ligada ao fator elástico, pois é a capacidade do 
Módulo de elasticidade é a capacidade do material de voltar a sua posição inicial após ter sofrido aplicação de carga de tração causando alteração em sua 
dimensão mas que ainda há a capacidade de retorno a forma original,geralmente sendo uma das características mais desejáveis de um material com propriedade elástica,A capacidade do material absorver energia e retornar às propriedades iniciais é denominada módulo resiliência,a rigidez é o ponto onde é aplicada a tração mas não há alteração na forma ocasionando a ruptura do material. 
Módulo de elasticidade - Quanto maior seu valor maior capacidade o material terá de se deformar e voltar a sua forma original. 
2- Descreva a região plástica do material correlacionando com as seguintes propriedades mecânicas: limite de resistência à tração, ductilidade, módulo de tenacidade e limite de ruptura; 
Limite de resistência a tração - Quanto maior o valor de resistência a tração maior será o 
Limite de resistência a tração vai identificar valor de força que o material suporta até chegar a região plástica,deformar e por fim quebrar.
Ductilidade - É a capacidade de um material ser alongado em tensão. O material dúctil irá 
Os materiais dúcteis apresentam uma grande faixa de deformação antes da fratura,ou seja,quanto mais dúctil,maior a resistência a deformação antes da fratura.o Módulo de tenacidade irá mostrar a energia absorvida pelo material até o momento da fratura,e este indicará o limite de ruptura do material.
Módulo de tenacidade - A tenacidade é a resistência à falha ou propagação de fissuras. É algo relacionado à força. Materiais muito resistentes terão baixa tenacidade, ou seja, baixa tolerância a falhas ou defeitos, ou seja, trincas incipientes. 
Limite de ruptura - Está concentrado logo após a região da deformação plástica, após o material se deformar plasticamente, em seguida vem a ruptura com aplicação de forças menores que a força total atingida na resistência a tração do material.
3- Correlacione a diferença entre um material dúctil e um material frágil com a região elástica e região plástica dos materiais; 
Alguns materiais de baixíssima ou nenhuma dúctibilidade quebram-se muito facilmente com baixa tração,sem deformação plástica,ou seja, tem resistência e dureza mas apresentam pouca ou nenhuma deformação ocasionando o que se chama falha frágil. Outros, que são mais dúcteis, incluindo a maioria dos metais,experimentam alguma deformação plástica e apresenta deformação elástica antes da fratura. Na ciência dos materiais, a ductilidade é a capacidade de um material sofrer grandes deformações plásticas antes de falhar e é uma das características muito importantes para determinadas aplicações na engenharia mecânica.
Materiais Dúcteis. Ductilidade é a capacidade de um material ser alongado em tensão. O 
O material dúctil irá deformar (alongar) mais do que o material frágil. Os materiais dúcteis apresentam uma grande deformação antes da fratura. Na fratura dúctil, a deformação plástica extensa (pescoço) tem lugar antes da fratura.A ductilidade é desejável nas aplicações a alta temperatura e alta pressão em reatores devido às tensões acrescidas sobre os metais. A ductilidade elevada nestas aplicações ajuda a prevenir a fratura frágil. A Relação entre a região elástica e região plástica dá se pela deformação e energia aplicada,sendo que no regime elástico consegue se medir o ponto onde o material tem a capacidade de retornar a forma inicial mesmo após a deformação.No regime plástico é possível verificar o ponto de ruptura do material e a energia aplicada no momento da ruptura,e é possível verificar o encruamento onde não é possível o retorno ao ponto inicial.
Materiais frágeis. Os materiais frágeis, quando sujeitos a tensões, quebram-se com pouca 
Os materiais frágeis absorvem relativamente pouca energia antes da fratura, mesmo os de alta resistência. Na fratura frágil, nenhuma deformação plástica aparente ocorre antes da fratura. As fissuras propagam-se rapidamente. 
Quanto maior a dúctibilidade(Material Dúctil) e resistência tração mais elástico será material,maior resistência a deformação antes da fratura. Quanto menos dúctibilidade(Material Frágil) menos resistência e mais rápido o ponto de fratura.

Mais conteúdos dessa disciplina