Buscar

Atividade 1 - Gestão de Projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gestão de Projetos
Atividade 1
Pergunta:
“Um projeto é desenvolvido em 49 processos, divididos em cinco principais grupos, sendo eles: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Cada um destes grupos apresenta um importante papel no decorrer do projeto. Sobre o processo de iniciação de um projeto, descreva a importância da elaboração do estudo de viabilidade econômico-financeira, as três principais técnicas aplicadas neste processo e a importância do desenvolvimento do termo de abertura de um projeto antes do processo de planejamento e após a elaboração do estudo de viabilidade.”
Respostas:
Viabilidade Econômico-Financeira
	 Durante a fase Inicialização de um Projeto, na qual é identificada uma necessidade a ser atendida, normalmente é visto dois grandes enfoques de revisão, análise e seleção de propostas para execução de um novo projeto, mas pode ser necessário também um profundo estudo de viabilidade econômico-financeira do projeto, para identificar sua exequibilidade, ou seja, se vale ou não a pena investir capital em um novo projeto. Normalmente os enfoques são:
	- Urgência: tempo de entrega;
- Reparo: A disponibilidade de peças de reposição e técnicos de manutenção;
- Crédito: Condições de pagamento mais interessantes;
- Aspectos não econômicos: Existência de fornecedores locais, considerações sociais, experiências anteriores, qualidade do produto etc; e
- Valor do investimento: o retorno esperado sobre o investimento.
Sendo este último que será tratado durante esta atividade, pois é através dele que analisaremos a viabilidade de recursos financeiros para execução do projeto.
A engenharia econômica fornece os principais métodos para avalição do valor do investimento para ajudar na análise de viabilidade, dentre elas temos o Payback, Valor Presente Líquido (VPL), Valor Atual Líquido (VAL) ou Net Present Value (NPV) e Taxa Interna Retorno (TIR) ou Internal Return Rate (IRR).
Método Payback:
Payback é o tempo necessário para recuperar o custo de capital por meio das entradas produzidas pelo investimento, em outras palavras pode ser interpretado através de uma simples pergunta: “Quanto tempo leva para o projeto/investimento/máquina se pagar?”. Geralmente, a alternativa de proposta que tiver o período de payback mais curto é mais atraente.
	O cálculo de payback é feito a partir da seguinte equação:
Payback = Valor do Investimento total / Entradas de caixa do investimento.
Valor Presente Líquido (VPL):
o VPL é um método de fluxo de caixa descontado que leva em conta o valor do dinheiro no tempo, ou seja, desconta todos os valores futuros ao presente para que possam ser comparados. VPL nada mais é que a diferença entre os valores atuais das entradas líquidas de caixa e os das saídas de caixa relativas ao investimento líquido
VPL = ∑ (VAEL / (1 + T) ^P) - VI
VPL = Valor Presente Líquido;
VI = Valor de investimento; 
VAEL = valor atual da entrada líquida;
T = taxa mínima desejada de retorno, recomenda-se que esta taxa seja o custo do capital obtido/necessário para investir naquele projeto; e
P = período, onde é necessário fazer o somatório do 1º período até N que é o fim do período necessário para o valor se pagar.
A aceitação do projeto acontece quando VPL > 0. quando VPL < 0 o projeto torna-se inviável. Neste método, é testado a taxa mínima desejada para exequibilidade do projeto, sendo assim, mesmo que uma taxa fique inviável a execução do projeto talvez alterando as taxas desejadas fique mais atraente a utilização do método.
Taxa Interna de Retorno (TIR):
TIR também é um método de fluxo de caixa descontado que leva em conta o valor do dinheiro no tempo. É a taxa que iguala o valor atual das entradas líquidas de caixa ao valor atual do investimento realizado, ou seja, é a taxa de desconto que faz com que o VPL de uma oportunidade de investimento se igualo a zero. Seu calcu´lo é igual ao de VPL
VPL = ∑ (VAEL / (1 + T) ^P) - VI
Onde: VPL sempre será igual a 0 (zero).
As condições de aceitação de TIR são: quando TIR > que taxa mínima de atratividade, deve-se acertar o projeto; e quando TIR < que taxa mínima de atratividade se deve rejeitá-lo. Esta taxa é obtida através de tentativa e erro.
Termo de Abertura do Projeto
Após o estudo da viabilidade de recurso financeiro e das informações preliminares, é a hora da elaboração do Termo de Abertura do Projeto, que é o documento autorizado formalmente para o início do projetou fase, pois sem este o projeto praticamente não existe. Além disso, concedo ao gerente de projetos a autoridade para aplicar os recursos organizacionais em suas atividades.
O Termo de Abertura representa o consentimento do patrocinador ao projeto e ao gerente, passando o seu poder a ele (gerente de projetos) por referência para documentar necessidades do negócio, premissas, restrições, requisitos de alto nível do cliente e o novo produto/serviço/resultado que pretende satisfazer, anuncia a todos os stakerholders e para organização que o novo projeto existe e a definição em alto nível dos limites do gerente.
O TAP é um documento separado do planejamento e nele contém campos de informações relevantes como, justificativa, objetivo riscos iniciais, gerente de projetos, partes interessadas, orçamento previsto, patrocinadores, requisitos para aprovação, cornegrama etc. que servem de insumos para a fase de planejamento do projeto.
Referencias:
#06 Análise econômica e financeira de projetos de investimento - Ismael Mendes
< https://www.youtube.com/watch?v=11mqYA0LSck >
TERMO DE ABERTURA do Projeto para que serve e qual o seu conteúdo - Gestão & Carreira
< https://www.youtube.com/watch?v=aDIQmxf2l0Y >

Continue navegando

Outros materiais