Buscar

pesquisa - honorários advocatícios

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 
NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NPJ 
O CONTRATO DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS
O contrato de honorários é um documento regulador da prestação de serviço do advogado. Nos moldes do Código de ética e do Estatuto da Advocacia, ele rege a relação entre escritório e cliente, além das responsabilidades de cada parte. É instrumento necessário para que o profissional do direito comprove os serviços combinados entre as partes, como valores, prazos ajustados, porcentagem de ganhos e cláusulas que podem levar a responsabilização das partes. 
O QUE DEVE CONTER NO CONTATO
Contudo, para que seja devidamente eficiente, ele deve apresentar uma estrutura que envolva todo o desenrolar do procedimento. Logo, existem itens fundamentais para um contrato bem feito. 
- Preâmbulo: contém as informações principais sobre o contrato, como assunto jurídico, tipo de demanda, informações das partes etc.
- Objeto: diz respeito à motivação da contratação, ou seja, apresenta os motivos que levam o cliente a contratar os seus serviços, para fins específicos como o caso de elaboração de uma defesa. Assim, por exemplo, o cliente pode ter entrado em contato com o advogado para pleitear indenização de danos morais e materiais em decorrência de descumprimento de normas contidas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
- Remuneração: quesito muito importante a ser formalizado no contrato. De uma maneira geral, a remuneração envolvendo os honorários contratuais deve ser combinada entre o advogado e o seu cliente considerando as particularidades sobre a execução do serviço contratado. Os honorários sucumbenciais se referem ao valor que é arbitrado pelo juiz na sentença e que deve ser repassado pelo vencido, chamado de parte sucumbente, para o advogado do vencedor da demanda. Os valores costumam considerar a complexidade do caso, o provável tempo de duração do processo, administrativo ou judicial, e eventuais desdobramentos da demanda. Além, devem ser justos e também consideram a experiência e o conhecimento jurídico do advogado. 
- Regras de relacionamento: deve-se determinar o tempo de resposta de e-mail, como 3 dias úteis, e o de retorno sobre andamentos processuais, seja ele semanal ou quinzenal. Válido considerar também as formas de atendimento online, como e-mail, WhatsApp, telefone, Skype etc.
- Formas de pagamento: como o cliente poderá efetuar o pagamento referente aos serviços advocatícios prestados, independentemente se o valor foi fixado em porcentagem ou quantificado em dinheiro. Ele pode ser pago por meio de transferência bancária, débito, crédito, cheque, entre outras alternativas..
-Descrição dos serviços: A atuação do advogado deve estar detalhada no contrato de honorários. Esse cuidado evita mal entendidos e frustrações entre o profissional e seus clientes. Pois, estes podem alegar, posteriormente, que não sabiam que determinado serviço não estava incluído no que foi pago, por exemplo. Portanto, determine o valor do seu serviço e estipule o que deve estar contido nele.
- Despesas processuais: O contrato de honorários precisa apresentar uma cláusula referente às despesas processuais. Isso significa que é importante estipular a parte que ela vai ficar responsável pelas despesas envolvendo o processo e que vão surgindo durante o seu trâmite. É importante deixar claro para o cliente que as despesas processuais são pagas à parte.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Dado o exposto, fica evidente que para o advogado exercer seu ofício com ética, boa-fé e proteção para ambas as partes, ele deverá atentar-se devidamente ao contrato de honorários advocatícios. Os cuidados que envolvem a elaboração deste serão fundamentais para um procedimento ético e resguardado para ambas as partes do contrato.
REFERÊNCIAS
https://www.ultimatum.com.br/dicas-importantes-de-como-elaborar-um-contrato-de-honorarios-advocaticios/
https://advocaciadeboramn.jusbrasil.com.br/artigos/932491898/o-que-nao-pode-faltar-em-um-contrato-de-honorarios
https://modeloinicial.com.br/artigos/contrato-honorarios

Continue navegando