Buscar

EXPLICAÇÃO CONTÁBIL - W97

Prévia do material em texto

EXPLICAÇÃO CONTÁBIL SOBRE ORIGEM E APLICAÇÃO DE RECURSOS e SOBRE DÉBITO E CRÉDITO:
ATIVO = BENS (valores pertencentes à empresa e de posse da mesma, como dinheiro em caixa, imóveis, veículos, estoques, etc) + DIREITOS (valores que pertencem a empresa, mas não está em seu poder ainda, ou seja, que a empresa tem a receber decorrentes, em sua maioria da venda a prazo; saldo bancário também é um direito).
PASSIVO + PL = OBRIGAÇÕES (dívidas da empresa para com terceiros) + PL = SUBITEM do passivo que representa o capital próprio da empresa; as obrigações da empresa para com os sócios)
O patrimônio líquido (PL) é o capital próprio da empresa decorrente de sua constituição e atividades seguintes. Então o seu valor corresponde às suas posses (ativo) – obrigações (passivo com terceiros).
- O passivo representa origem de recursos (dívidas com terceiros e o capital próprio - PL) e o ativo a aplicação destes recursos.
Quando obtemos recursos de alguém, um empréstimo por exemplo, o agente financiador se torna nosso credor. Para uma empresa, os agentes financiadores são representados no passivo, por isso a natureza credora.
Nesta mesma situação, nos tornamos devedores do agente financiador, então, em uma empresa o ativo é o agente devedor dos valores descritos no passivo, por isso os lançamentos são a débito.
Assim como o passivo representa origem de recursos patrimoniais, as receitas representam origem de recursos para se estabelecer o resultado da empresa (lucro ou prejuízo), por isso lançamentos a crédito. Em contrapartida, os valores recebidos são aplicados para cobrir as despesas do período por isso, lançamentos a débito.
Vamos comparar a um exemplo do cotidiano: você quer fazer uma obra e vai ao banco pedir um empréstimo para ter dinheiro para comprar o material. Então, a sua origem de recursos é o dinheiro que o banco te empresta, e você passa a ter uma dívida (obrigação) com este. O valor emprestado será aplicado então na sua obra. Nesta situação o banco é seu credor e você devedor deste.
Na empresa, acontece a mesma coisa. As origens de recursos da empresa estão representadas no passivo (obrigações com terceiros e o PL - origem própria). Se a empresa compra, por exemplo, um estoque a prazo, ela deve ao fornecedor. Então, os valores descritos no passivo representam os credores da empresa, por isso a natureza das contas é a crédito. Cada vez que a empresa registra mais uma obrigação, aumenta o saldo com seus credores. Quando ocorre o pagamento desta, o saldo tem que diminuir, então faz-se um lançamento a débito.
Bom, como vimos você pegou o empréstimo e aplicou na compra de material para sua obra. Na empresa, a situação é a mesma. Toda origem de recursos é aplicada no ativo, então dizemos que o ativo é o devedor do passivo. Por isso quando há o lançamento de um valor aumentando um saldo no ativo fazemos a débito. Em contrapartida, quando o lançamento for para diminuir o saldo, será a crédito.
Então, aumentos e diminuições de débitos e créditos são operações contrárias, respeitando a natureza da conta.
Com relação à receita, esta representa as origens de recursos para compor o resultado da empresa (lucro ou prejuízo). Então, origem, natureza credora. O montante de receita deverá ser aplicado na liquidação das despesas, que será então devedora das receitas.
Em resumo: origens são de natureza credora e aplicações são de natureza devedora.
EXEMPLO:
Uma empresa inicia suas atividades com capital de $ 50.000 em dinheiro.
- então a origem de recursos é o capital e este será aplicado para iniciar o caixa da empresa, teremos:
D - caixa - 50.000 ( + ativo)
C - capital - 50.000 ( + passivo, PL)
saldo final do balanço: ativo = 50.000 /// passivo = 50.000
Depois a empresa compra um equipamento por $ 30.000, sendo pago 10.000 a vista e o restante a prazo.
- então, a empresa tem 2 origens (caixa e o prazo da vendedora do equipamento) para 1 aplicação (o bem, equipamento), teremos: 
D - equipamentos - 30.000 ( + ativo)
C - caixa - 10.000 (- ativo)
C - contas a pagar - 20.000 ( + passivo com terceiros)
O saldo final do balanço será: ativo = 70.000 (50.000 + 30.000 - 10,000) /// passivo = 70.000 (50,000 + 20.000)
Uma observação importante: em um primeiro momento o aluno sente dificuldades em entender porque quando entra dinheiro no caixa e no banco o saldo é devedor e porque quando sai é credor. Então este conceito refere-se à origem e aplicação como eu expliquei. Estamos acostumados com nosso saldo em conta corrente apresentar credor quando temos dinheiro, isto se deve ao fato de que, nós clientes é que somos a origem de recursos para o banco e ele nos deve nosso dinheiro quando precisamos sacar, então nós somos os credores do banco; ele tem obrigação para conosco, ok.

Continue navegando