Buscar

Psicologia social parte 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Psicologia social
4° periodo
1ª. aula

A psicologia Social estuda o que acontece com o individuo quando ele está interagindo com outras pessoas ou na expectativa desta interação. É assim que Aroldo Rodrigues (Rodrigues, 2000), psicologo brasileiro, define. Ele fala que a psicologia social é o estudo das “manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação”.
Conceitos e Historico

A integração social, a interdependencia entre os individuos, o encontro social são objetos investigados por essa área da Psicologia. Dessa perpectiva, os principais conceitos são: a percepção social; a comunicação; as atitudes; a mudança de atitudes; o processo de socialização; os grupos sociais e os papeis sociais.
Conceitos e Historico

A Psicologia Social pode ser definida como o estudo cientifico da psicologia dos seres humanos nas suas relações com outros individuos, quer sejam influenciados, quer ajam sobre eles: pensamos e sentimos de determinada maneira porque somos seres sociais; o mundo em que vivemos é, em parte, produto da maneira como pensamos (Rodrigues, 2000)
Conceitos e Historico

Ela nasce na segunda metade do século 19, em alguns paises da Europa, e um pouco mais tarde nos Estados Unidos e outros paises.
Para alguns, a Psicologia Soccial surgiu no ano 1859, junto com a edição da revista “Grande Enciclopedia Socivietica”, de Steintahl e Lazarus. Esta revista coloca a Psicologia Social como um ramos da psicologia burguesa. Para outros, a Psicologia Social surge nos ultimos anos do 19, junto ao processo de psicologização da Sociologia. Como se pode perceber, não há um consenso quanto a data e ao contexto em que nasceu a Psicologia Social.
Historico

A Psicologia Social não sovietica tem em comum a Sociologia burguesa a tendencia a justificar a ideologia do capitalismo. Mas nao se pode reduzir a Psicologia Social burguesa à dua função ideologica: ela se ocupa tambem de problemas reais, e dispoe de metodos para obter e elaborar a informação cientifica.
Historico

De acordo com rodrigues (2000), alguns autores dizem que a Psicologia Social tomou dois caminhos distintos: um tenta atender as necessidades da Psicologia; o outro, atende à politica das classes dominantes (tal como a Sociologia burguesa). Assim sendo, torna-se dificil afirmar que a Psicologia Social está mais proxima da Psicologia ou da Sociologia (Rodrigues, 2000)
Historico

Para outros autores, a Psicologia Social surge graças aos exitos das várias Ciencias sociais. Entretanto, reconhece que só esse motivo não foi o bastante; o que influiu mesmo foram os interesses ideologicos e politicos da burguesia. É reforçado a ideia dos que veem a Psicologia Social como ramos da Sociologia burguesa, pronta para defender a classe dominante do crescente movimento revolucionario da classe operária.
Segundo Pariguin (1972), a Psicologia Social vai muito além desse carater ideológico que alguns estudiosos tetam impor a ela. Seria mediocre acrditar numa Psicologia Social servindo apenas aos interesses de uma minoria.
Historico

Quem fugiu um pouco dessa analise simplista foi I.S. Kon, relacionando o surgimento da Psicologia Social com a psicologização da Sociologia. Para ele, a Psicologia do meado do nosso século ignorava os fatores sociais e a natureza especifica da consciencia coletiva. Ocupava-se apenas da Psicologia do indivíduo. Para o autor, considerar as raizes gnosiológicas da Psicologia Social é tão importante quanto considerar suas raizes sociais. Assim, sendo, a Psicologia Social surge tambem para atender as necessidades do desenvolvimento do saber cientifico.
Historico

 Em 1895, o cientista social francês Gustave Le Bom (1841-1931) apresentou, em seu pioneiro trabalho sobre a Psicologia das Multidoes, a proposição básica para o entendimento de uma psicologia social: sejam quais forem os individuos que compoem um grupo, por semelhantes ou dessemelhantes que sejam seus modos de vida, suas ocupações, seu carater ou sua inteligencia, o fato de haverem sido transformados num gupo, coloca-os na posse de uma especie de mente coletiva que os fazem sentir, pensar e agir de maneira muito diferente daquela pela qual cada membro dele, tomado individualmente, sentiria, pensaria e agiria, caso se encontrasse em estado de isolamento.
Historico

 A psicologia social brasileira é marcada por dois psicologos bastante antagonicos: Aroldo Rodrigues (abordagem mais experimental-cognitiva), e Silva Lane (marxista e socio-historica).
Aroldo fez seguidores como Bernardo Jablonski, assim como Lane também produziu seus seguidores: Ana Bock (ligados a Vigotski), Bader Sawaia (que descreve minunciosamente as artimanhas da exclusão e o quanto é falso e hipócrita a inclusão, encarada como “maquiagem” que cala a voz do oprimido), e WanderleyCodo (que estuda grupos minoritários, sofrimentos e as questões dos trabalhadores).
Historico

A psicologia social é uma ciencia que estuda as influências de nossas situações, com atenção especial para a maneira como encaramos e afetamos uns aos outros. “Nossas vidas estão ligadas por mil fios invisiveis”, disse o romancista Herman Melville. A psicologia social tem como objetivo iluminar esses fios. Faz isso formulando questões que tem intrigado a todos nós (MEYERS, 2000, p.02)
Historico

A história da Psicologia Social no Brasil foi atualizada junto aos psicologos sociais brasileiros em 2003, por meio da reedição do livro introdução a Psicologia Social, de Arthur Ramos, em homenagem ao centenario do nascimento desse autor (Sá, 2007).
De acordo com Arthur Ramos, a psicologia social estava inserida nos estudos de direito, de economia, de educação e de medicina, e se beneficiava igualmente de contribuições biologicas, psicanaliticas, comportamentais, sociológicas e antropologicas (Sá,2007).
Historico

No final da decada de 70, foi dedicada uma articulação sob o titulo de Aspectos psicologicos do controle social, entre uma perspectiva comportamental, behaviorismo radical de B.F. Skinner, com sua noção de controle do comportamento, e as noções sociologicas sobre o controle social elaboradas por Mannheim(1962) e Becker (1977), dentre outros, incluindo ainda as´perspectivas ditas microssociológicas, principalmente o interacionismo simbólico, como presente nas obras de Berger e Luckmann 91974)(SA,2007). 
Historico

Houve uma fase de ampliação do movimento editorial brasileiro responsavel por uma competencia crescente dos professores no dominio da psicologia social e particularmente no seu afã de ensinar as novas gerações, embora, dentre as duas influencias intelectuais colonizadas nesse dominio, tal movimento privilegiasse aquelas produzidas na arte norte do lado de ca do Atlantico (SA, 2007).
Historico

O predominio norte-americano não significou que a psicologia social no Brasil tenha se moldado inteiramente a partir dele. Os intelctuais nativos de paises colonizados não se tornam automaticamente caudatários do “colonizador” que tenha chegado primeiro, do que se tenha feito mais intensamente presente ou daquele que se apresente como “libertador” das influencias anteriores(SA, 2007)
Nós, “nativos”, pela memoria simbólica que guardamos da colonização primordial, ao mesmo tempo em que nos beneficiamos dos aportes academicos de todos, também desconfiamos deles e só nos convencemos do que podemos testemunhar (SA, 2007)
Historico

A crise da psicologia social dos anos 70, nos Estados Unidos produziu repercurssões transformadoras no Brasil porque os psicologos sociais nativos tinham podido perceber, por eles mesmos, alguns sintomas da crise, como, por exemplo, a súbita perdad de prestigio de perspectivas, como a teoria da dissonancia cognitiva de Leom Festinger, que havia chegado ao auge de uma ascensão vertiginosa ao final da década anterior. Mas, mesmo antes desse testemunho, professores como Eliezer Scheider, no Rio de Janeiro, sensivel as determinações culturais e historicas da conduta humana, e Silvia
Lane, em São Paulo, que ensinava a valorizar as condições politicas e ideológicas da interação social, colocavam já em questão a hegemonia do paradigma individualista e experimental americano (SA, 2007)
Historico

Não existe uma psicologia brasileira, no sentido estrito de que no Brasil se tenham gerado abordagens teoricas ou estratégicas metodológicas constituitivas de um corpo mais consistente de conhecimento academico. Mas, há, e isso já de longa data, psicologos brasileiros que tem sido capazes de dar uma feição singular a apropriação e a aplicação das teorias e metodos originados em outros paises (SA, 2001).
Neste sentido, as contribuições europeias, mais precisamente aquelas da teoria das representaçõe sociais, chegaram ao Brasil em fins dos anos 70, com a tradução da primeira parte do livro de Sege Moscovici, La psychanalise, son image et son public, e no inicio dos anos 80, com as primeiras visitas de Denise Jodelet a America Latina
Historico

Entre outros dominios da psicologia social, a pesquisa cientifica brasileira tem se caracterizado por fazer uso, muitas vezes, com ampla liberdade de adaptação, de teorias, métodos e tecnicas desenvolvidas em outros paises, para investigar um extensiva variedade de grandes e pequenos problemas, aos quais muitas vezes elas não eram veridicas na origem. Tais apropriações, mas tambem expansões e desdobramentos, significam que nós temos um psicologia social brasileira carasteristicamente plural, critica e avessa a fronteiras disciplinares rigidas. E esta não é uma realização academica de menor importancia (SA, 2007) 
Historico

Uma das vertentes da psicologia social pluralistica se mantem aberta as contribuições de outras disciplinas de campo humano e social, mas não deixa de prover a articulação destas formulações psicológicas de base. Como proposta bastante original de constituição de uma teoria “historico-biopsicossociocultural do comportamento humano”, onde o historico-sociocultural” responde pelos “porquês” e o “biopsico” pelos “comos”, formulada pelo mexicano R. Diaz-Guerrero (1972) 
Historico


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais