Buscar

aed quimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
ENGENHARIA CIVIL
MARIANA CÂMARA ARANTES
AED DE QUÍMICA APLICADA
ESTUDOS DOS MATERIAIS
GOIANIA
2014
1 – INTRODUÇÃO
	A ciência dos materiais está associada á geração de conhecimento básico sobre estrutura interna, propriedades e processamento de materiais. Ela ainda tem como objetivo, compreender a natureza dos materiais, estabelecendo conceitos e teorias que permitem relacionar a estrutura dos materiais com suas propriedades e comportamento. 
2 – MATERIAIS METÁLICOS
Os materiais metálicos (aço, cobre, alumínio, níquel e titânio) são substâncias inorgânicas compostas por um ou mais elementos metálicos e podem, também, conter elementos não metálicos como, por exemplo, carbono, nitrogênio e oxigênio. Os metais tem uma estrutura cristalina, na qual os átomos estão arranjados de maneira ordenada. Eles, em geral, são bons condutores térmicos e elétricos e quase todos os metais são mecanicamente resistentes, dúcteis e muitos mantem esta resistência mesmo em altas temperaturas.
3 – CERÂMICAS E VIDROS
	Materiais cerâmicos vem sendo usados desde o inicio da historia da humanidade. Nos dias atuais de hoje, a cerâmica provou seu valor em uma infinidade de aplicações. Desenvolvimento contínuo significa que a cerâmica também interessa as novas aplicações que requerem força, resistência ao desgaste e á corrosão e estabilidade de temperatura – e, ao mesmo tempo, baixa densidade específica.
	Materiais cerâmicos são componentes de plantas de metalúrgica, química e produção de energia. Pela sua força e resistência ao desgaste, eles são usados como ferramentas de trabalho de metal. Há também um grande uso na indústria automobilística. Suas propriedades de isolante elétrico, magnético, dielétrico, semicondutor, supercondutor são usadas para a produção de cerâmica funcional na indústria elétrica. As características mecânicas e físicas dos materiais cerâmicos podem ser manipulados por, entre outra coisas, ajuste seletivo da microestrutura.
	Sob a ampla denominação genérica de vidros ou de corpos vítreos, está compreendida uma grande variedade de substâncias que, embora à temperatura ambiente tenham a aparência de corpos sólidos proporcionada por sua rigidez mecânica, não podem se considerar como tais, já que carecem da estrutura cristalina que caracteriza e define o estado sólido. Se pela estabilidade de sua forma os vidros podem assimilar-se a sólidos, do ponto de vista estrutural suas semelhanças são muito menos evidentes. Este fato que constitui uma limitação para incluir os vidros entre os sólidos, por outro lado resulta insuficiente para autorizar a aceitá-los como líquidos, ainda que possa justificar a designação de líquidos de viscosidade infinita, que em muitas vezes é aplicado.
O vidro é um material frágil, porém não fraco. Ele tem grande resistência à ruptura, podendo mesmo ser utilizado em pisos, é duro e rígido, porém não tenaz não sendo apropriado para aplicações sujeitas a impactos. O vidro na região elástica se comporta como o aço. Quando a tensão cessa ele volta ao formato original. Porém o vidro não se deforma plasticamente à temperatura ambiente e ao passar seu limite de resistência se rompe catastroficamente. Em outras palavras o vidro não avisa que vai se romper. Ele simplesmente se rompe. Seu limite de resistência é igual ao limite de ruptura.
Outras de suas propriedades são: viscosidade, resistência mecânica, resistência ao choque térmico e durabilidade química.
4 – MATERIAIS POLIMERICOS
A maioria dos materiais poliméricos consiste de cadeias moleculares orgânicas (carbono) de longa extensão. Estruturalmente, a maioria destes materiais não é cristalina, porém alguns exibem uma mistura de regiões cristalinas e não cristalinas. A resistência mecânica e ductilidade dos materiais poliméricos variam enormemente. Devido à natureza da estrutura interna, a maioria dos plásticos conduzem eletricidade e calor de maneira extremamente precária. Isto permite que os mesmos sejam frequentemente utilizados como isolantes tendo grande importância na confecção de dispositivos e equipamentos eletrônicos. Em geral, os materiais poliméricos tem baixo peso específico e apresentam temperatura de decomposição relativamente baixa.
5 – REFERÊNCIAS
http://www.fem.unicamp.br/~caram/capitulo1.pdf
http://www.netzsch-grinding.com/pt/industrias-aplicacoes/ceramicas-vidro.html
http://pt.slideshare.net/AndrCarvalho21/materiais-de-construo-vidros

Outros materiais