Buscar

SIMULADO PROJETO INTEGRADOR EM ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO PROJETO INTEGRADOR EM ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
Pergunta 1
O art. 8 da Resolução nº 1.002/2002 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) versa sobre os princípios éticos da profissão de engenheiro. São eles: 
· Do objetivo da profissão: a profissão é bem social da humanidade e o profissional é o agente capaz de exercê-la, tendo como objetivos maiores a preservação e o desenvolvimento harmônico do ser humano, de seu ambiente e de seus valores;  
· Da natureza da profissão: a profissão é bem cultural da humanidade construído permanentemente pelos conhecimentos técnicos e científicos e pela criação artística, manifestando-se pela prática tecnológica, colocado a serviço da melhoria da qualidade de vida do homem; 
· Da honradez da profissão: a profissão é alto título de honra e sua prática exige conduta honesta, digna e cidadã;  
· Da eficácia profissional: a profissão realiza-se pelo cumprimento responsável e competente dos compromissos profissionais, munindo-se de técnicas adequadas, assegurando os resultados propostos e a qualidade satisfatória nos serviços e produtos e observando a segurança nos seus procedimentos;  
· Do relacionamento profissional: a profissão é praticada através do relacionamento honesto, justo e com espírito progressista dos profissionais para com os gestores, ordenadores, destinatários, beneficiários e colaboradores de seus serviços, com igualdade de tratamento entre os profissionais e com lealdade na competição;  
· Da intervenção profissional sobre o meio: a profissão é exercida com base nos preceitos do desenvolvimento sustentável na intervenção sobre os ambientes natural e construído, e na incolumidade das pessoas, de seus bens e de seus valores;  
· Da liberdade e segurança profissionais: a profissão é de livre exercício aos qualificados, sendo a segurança de sua prática de interesse coletivo. 
 
Com base nos princípios éticos da profissão, analise os três casos a seguir: 
· Carlos é um engenheiro civil recém-formado. Ele acabou de assumir o cargo de gestor de uma obra e, por conta de uma forte pressão de sua empresa, acabou contratando fornecedores de serviços e materiais a partir de uma análise exclusivamente de custo, sem considerar a qualidade dos materiais e serviços. Com isso, foi adquirida uma areia de péssima qualidade para o traço do concreto e, durante a execução do sistema estrutural, os pilares ruíram. Felizmente, ninguém se machucou. 
· Fabíola é uma engenheira ambiental recém-formada.  Ele acabou de assumir o cargo de gestora ambiental em uma indústria. A indústria está licenciada e vem cumprindo todas as restrições de validade e leis ambientais. Entretanto, em função de uma forte ventania, o sistema de abatimento de material particulado foi danificado e, por algumas horas, a indústria lançou emissões atmosféricas sem o devido tratamento. Fabiola avisou ao órgão ambiental imediatamente e conseguiu paralisar a atividade até que o sistema fosse consertado. Felizmente, ninguém se machucou. 
· Diogo é recém-formado em engenharia mecânica. Ele foi convidado por uma empresa para ser o responsável técnico pela manutenção dos brinquedos de um parque de diversões. Em sua rotina de trabalho, semanalmente, ele precisa fazer inspeções nas engrenagens e nas máquinas dos brinquedos para garantir a segurança de funcionamento. Em um determinado dia, ele tinha uma reunião para outra oportunidade de emprego e acabou não verificando adequadamente a montanha russa. Dois dias depois, devido à falta de lubrificação das correias, o brinquedo travou na subida com 30 pessoas presas. Os bombeiros tiveram de ser chamados. Felizmente, ninguém se machucou. 
Após a análise dos três casos apresentados, julgue qual deles representa um desvio ético da profissão de engenheiro: 
RESPOSTA: Carlos e Diogo feriram o código de ética da engenharia, pois não prezaram pelo cumprimento responsável e competente dos compromissos profissionais.
Pergunta 2
Segundo Santos, Procópio e Almeida (2021) "a partir do momento em que as atividades produtivas do homem adquiriram uma forma organizada, historicamente o crescimento da atividade econômica sempre esteve associado ao aumento no uso dos recursos. Para os autores, a sociedade industrial acelerou drasticamente este processo e, a partir do uso dos recursos naturais, em especial do carvão, do ferro e do petróleo, instaurou nossa crise ambiental contemporânea. Em síntese, o processo que instituiu a crise ambiental contemporânea deriva da organização social, da exploração dos recursos naturais para o atendimento das demandas sociais e da poluição ambiental gerada pelo descaso na exploração e descarte de recursos". (Fonte: SANTOS, A. S. P.; PROCÓPIO, A. S.; ALMEIDA, J. R. Crise e problemas ambientais. In: SANTOS, A. S. P.; JR, A. A. O. Engenharia e meio ambiente: aspectos conceituais e práticos. Rio de Janeiro: LTC, 2021. p. 1-17.)  
Nesse contexto, três países propuseram estratégias de atuação pautadas na necessidade de reversão da crise ambiental: 
1. A Bulgária propôs um rígido controle de natalidade, em especial devido ao crescimento da pobreza no país. De forma concomitante, foi criada a Agência Nacional de Meio Ambiente, com o objetivo de realizar o licenciamento ambiental de atividades potencialmente ou efetivamente poluidoras. Novas políticas públicas foram propostas. Especial destaque para a desoneração fiscal da cadeia produtiva da reciclagem e para a sobretaxação da exploração de recursos naturais em qualquer segmento industrial.
2. O Marrocos entendeu que, sem o investimento privado, não seria possível vencer a crise ambiental. Por isso, estimulou o crescimento das famílias e reduziu drasticamente os impostos das indústrias para potencializar a geração de empregos e o aumento de renda da população. Ato contínuo, criou uma autarquia ambiental, vinculada ao governo central para opinar sobre o licenciamento das atividades potencialmente poluidoras. O país desenvolveu uma política de exploração de recursos naturais baseada nos princípios da sustentabilidade; entretanto, simplificou o licenciamento ambiental dessas atividades para fomentar o interesse de investimento dos diversos setores industriais. 
3. A China entendeu que, após anos de um drástico crescimento populacional, era necessário reduzir as taxas de natalidade. Em função disso, impôs um rígido controle populacional, limitando apenas a possibilidade de um filho por casal. A fim de evitar impactos ambientais em seus territórios, o país decidiu investir na exploração de recursos naturais em países em desenvolvimento, em especial devido aos reduzidos custos e à limitada atuação dos órgãos ambientais. Foi criado um órgão ambiental nacional e diversos órgãos ambientais regionais, todos com o objetivo de buscar estratégias de redução da condição da poluição no país. Entretanto, o foco foi nos novos empreendimentos. Foram desenvolvidas políticas públicas de reciclagem específicas para resíduos industriais e a limitação da geração de diária de resíduos por família, sob pena de taxação extra.
Com base nos cenários apresentados, pode-se concluir que: 
RESPOSTA: A estratégia da Bulgária é a correta, pois sua proposta permitiu o controle do crescimento populacional em níveis seguros, aliado à economia dos recursos naturais e ao maior rigor no cumprimento da legislação ambiental para a redução da poluição.
Pergunta 3
Atualmente, várias tendências guiam o desenvolvimento de projetos nas empresas e instituições de pesquisa. Por isso, é esperado que o profissional induza mudanças em sistemas estáticos e, ao identificar uma necessidade não reconhecida e não atendida, ele aplique a criatividade para projetar novas soluções a fim de retornar investimentos.  Assinale a alternativa que melhor representa a tendência contemporânea para o desenvolvimento de projetos que se baseia na aplicação da criatividade: 
RESPOSTA: Inovação
Pergunta 4
"Antropoceno é o momento central da Exposição Principal: tanto espacialmente, já que se encontra bem no meio do percurso, como em termos conceituais, poisdiscute nossa condição e a do planeta. Antropoceno é um termo formulado por Paul Crutzen, Prêmio Nobel de Química de 1995. O prefixo grego 'antropo' significa humano; e o sufixo 'ceno' denota as eras geológicas. Este é, portanto, o momento em que nos encontramos hoje: a Época dos Humanos. Aquela em que o Homo sapiens constata que a civilização se tornou uma força de alcance planetário e de duração e abrangência geológicas. Somos bilhões de pessoas no mundo e continuamos nos multiplicando. Do ponto de vista biológico, trata-se de um crescimento equivalente ao de uma colônia de bactérias: um ritmo extremamente explosivo, em um prazo muito curto. Nós nos planetarizamos: não existe hoje uma região sequer que não seja afetada direta ou indiretamente pelo conjunto da atividade humana."  (Fonte: PORTAL Museu do Amanhã. Disponível em: https://museudoamanha.org.br/pt-br/antropoceno#:~:text=Antropoceno%20%C3%A9%20um%20termo%20formulado,hoje%3A%20a%20%C3%89poca%20dos%20Humanos. (Links para um site externo.) Acesso em: 25 maio 2021.) 
Texto II 
O gráfico a seguir demonstra o crescimento populacional nos últimos 70 anos e realiza uma projeção de crescimento até 2100. O gráfico foi produzido e é constantemente atualizado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas.  
(Fonte: PORTAL United Nations. Disponível em: https://population.un.org/wpp/Graphs/Probabilistic/POP/TOT/900 (Links para um site externo.). Acesso em: 28 maio 2021.) 
A partir da relação entre os textos I e II, assinale a alternativa que melhor descreve as pressões do crescimento populacional sobre o planeta: 
RESPOSTA: De acordo com as previsões médias, entre os anos de 2050 e 2060 alcançaremos o patamar de 10 bilhões de pessoas no mundo, o que representa um crescimento aproximado de 40% da população em apenas 30 anos, causando pressões significativas sobre a demanda de recursos naturais.
Pergunta 5
Para Barros (2013), "o crescimento econômico, tal qual conhecemos, vem se fundando na preservação dos privilégios das elites que satisfazem seu afã de modernização; já o desenvolvimento se caracteriza pelo seu projeto social subjacente. Dispor de recursos para investir está longe de ser condição suficiente para preparar um melhor futuro para a massa da população. Mas quando o projeto social prioriza a efetiva melhoria das condições de vida dessa população, o crescimento se metamorfoseia em desenvolvimento. A proposta de desenvolvimento sustentável baseou-se na defesa de que o desenvolvimento das sociedades deveria incluir outras vertentes além da econômica". (Fonte: BARROS, R. L. P. Gestão ambiental empresarial. Rio de Janeiro: FGV, 2013. 207 p.)  
Assinale a alternativa que indica corretamente as três vertentes do desenvolvimento sustentável definidas no relatório de encerramento da Conferência de Estocolmo:
RESPOSTA: Socialmente justo/Economicamente viável/Ambientalmente adequado.
Pergunta 6
Onze empresas de pequeno e médio porte e onze grandes empresas têm em comum a aposta na inovação. A começar pela startup Nexxto, que aplicou o conhecimento da internet das coisas para criar uma plataforma eficiente de monitoramento remoto de ambientes de armazenamento de alimentos e medicamentos. Há casos de empresas que apostaram em novas tecnologias, como a Sunew, que desenvolveu um filme orgânico que gera energia solar, e a gigante Embraco, que criou um compressor de refrigeradores que mudou o mercado mundial desse produto. 
A ousadia também moveu várias empresas. A Altave, por exemplo, criou balões para monitoramento de grandes áreas e ganhou visibilidade mundial nos Jogos Olímpicos de 2016. A Nanovetores trouxe para o Brasil o nanoencapsulamento de princípios ativos para aplicações em tecidos. Daí surgiram roupas com repelentes de insetos e calças hidratantes. Já a gaúcha Cliever criou a primeira impressora em 3D brasileira, enquanto a Brasil Ozônio conseguiu desenvolver tecnologia acessível e prática para aproveitar as poderosas características descontaminantes do ozônio. 
Outra história emblemática é a da Livre, liderada por dois jovens engenheiros e administradores, que lançou um kit de motorização que transforma qualquer cadeira de rodas em um triciclo elétrico, dando mobilidade e uma nova perspectiva de vida para deficientes físicos. 
O ranking de empresas inovadoras também mostra o primeiro nylon biodegradável do mundo, desenvolvido pela filial brasileira da Rhodia, e também um novo filtro de combustível que supera os concorrentes em todo o mundo em termos de eficiência e sustentabilidade, desenvolvido pela equipe brasileira da Mahle. 
São histórias surpreendentes, como a da Wavetech, empresa catarinense que produziu o primeiro aparelho auditivo nacional, que concorre em pé de igualdade com os produtos das grandes multinacionais que dominam esse mercado. Assim como a da Precon, que desenvolveu um sistema para construir prédios em tempo recorde a partir de chassis pré-fabricados. Enfim, uma diversidade de experiências bem-sucedidas e casos exemplares de empresas que se distinguem em um mercado extremamente competitivo e têm força suficiente para inspirar a indústria nacional como um todo a trilhar o caminho da inovação.  (Fonte: Adaptado de: PORTAL da Indústria. Conheça 22 cases que evidenciam o valor da inovação no país. 28 jun. 2017. https://noticias.portaldaindustria.com.br/listas/conheca-22-cases-que-evidenciam-o-valor-da-inovacao-no-pais/ (Links para um site externo.).) 
A inovação e a engenharia andam lado a lado para a resolução dos problemas diários dos profissionais da área. Como visto na reportagem acima, muitas vezes a inovação e a engenharia se comunicam a partir da tecnologia. O conceito de tecnologia pode ser entendido como um conjunto complexo de conhecimentos, recursos e saber-fazer, organizado para a produção de bens e serviços. Nas empresas, a tecnologia é um importante indutor de competitividade pois, quando corretamente aplicada a equipamentos, processos, produtos e serviços, agrega significativo valor, otimizando a comunicação e resultados.  
Nesse contexto, três empresas de engenharia propuseram diferentes estratégias de inovação a fim de se destacarem no mercado: 
1. A XWZ está no mercado da construção em estruturas metálicas há pouco mais de 10 anos. Um dos maiores problemas da execução de seus sistemas estruturais sempre foi a dificuldade de realizar soldas de emenda metálicas em ambientes não convencionais, como encostas e até mesmo no mar. Após anos de pesquisa, a XWZ investiu em pesquisa ecriou um novo(e exclusivo) sistema de soldas, que é muito mais leve do que os convencionais e permite a dobra da ponteira de solda para permitir a utilização em ambientes não convencionais.  
2. A 334 Engenharia atua no mercado de tratamento de efluentes há 35 anos. Trata-se de empresa familiar que propõe soluções de tratamento de efluentes em unidades industriais. A 334 sempre se destacou no mercado por utilizar processos biológicos em seus tratamentos e, quando do não atendimento aos parâmetros da legislação, a empresa prevê a diluição de efluentes com água captada pela chuva. 
3. ABigSofté uma empresa do ramo de desenvolvimento de games. Suas ações sempre foram voltadas para um mercado muito competitivo de jogos de tiro em primeira pessoa. Para se destacar no mercado, a empresa apostou em novas tendências de relação entre os jogadores e em customização. Dessa forma, os jogadores podem importar suas fotos para compor o roso de seus avatares no jogo, além da possibilidade de utilização de veículos coletivos e modificação de equipamentos.  
Com base no cenário apresentado, pode-se concluir que: 
RESPOSTA: As empresas WXZ e BigSoft induziram mudanças em sistemas estáticos e inovaram. A partir de uma necessidade, as empresas utilizaram a inovação para aplicar recursos criativos e projetar novas soluções para retornar investimentos.

Continue navegando