Buscar

Texturas / Introdução ao Design

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

I N T R O D U Ç Ã O A O D E S I G N
MARCOS PEREIRA
COMUNICAÇÃO SOCIAL - UFMT
1º SEMESTRE
O QUE É TEXTURA?
É a características de uma superfície, pode ser tanto tátil quando visual. Toda textura relaciona-se com a sua função visual, ou seja, podemos usar uma textura que se relacione com o contexto em que esta inserida, para reforçar ou completar uma mensagem ou para contrapor-se a ela, dependendo é claro, daquilo que o projeto exigir.
A textura no design também engloba a aparência ótica de uma superfície, ou seja, um papel fosco não reflete a luz da mesma forma que um brilhante, uma folha com textura não tem o mesmo acabamento que um liso; cada textura tem suas particularidades, que o adéquam a determinados trabalhos.
INTENÇÃO DA TEXTURA
No trabalho com texturas é essencial saber antes de tudo, o que ela vai representar no trabalho: uma contrariedade, um reforço na mensagem a ser transmitida, um aspecto diferenciador, etc., pois isso facilitara, e muito, na hora de fazer a escolha ideal. Texturas com elementos maiores geralmente são mais agressivas, enquanto texturas de grão mais fino são mais delicadas (mas é claro que isso não se aplica a todas as texturas).
NA PUBLICIDADE
A aplicação de texturas na área da Publicidade e Propaganda, passa por algumas vezes despercebido aos olhos de quem a olha. O que não deixa de transmitir sensações de superfícies reais, conforme a ideia de cada anúncio/comercial/propaganda/campanha.
TIPOS DE TEXTURA
Texturas Naturais: São aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na Natureza. Exemplos: cascas de troncos de árvores, madeira, folhas, rochas etc.
TIPOS DE TEXTURA
Texturas Artificiais: Resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e instrumentos devidamente manipulados. O Homem desde sempre tenta criar nas superfícies/objetos, texturas idênticas às criadas na Natureza, logo elas são o reflexo do modo como expressamos o nosso entendimento do mundo que nos rodeia. Por meio de elementos lineares, pontuais, de manchas, incisões, etc, podemos criar texturas com características ornamentais ou funcionais.
CUIDADOS
Na maioria dos casos, a textura age como agente secundário, agindo como suporte e reforço à imagem principal reforçando o conceito visual do trabalho. Se for mal empregada a textura vai atrapalhar o olho, agindo apenas como um ruído visual desnecessário à composição.
REFERÊNCIAS 
http://design.blog.br/geral/teoria-basica-do-design-formato-tamanho-e-textura
Acessado dia 19 de janeiro de 2015.
http://www.auladearte.com.br/lingg_visual/textura.htm#axzz3QEUd4LXP
Acessado dia 19 de janeiro de 2015.
http://blog.gerencialconstrutora.com.br/noticias/decoracao/papel-de-parede-ou-pedra#.VMpzUtLF_1Y
Acessado dia 19 de janeiro de 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando