Buscar

Preconceito Linguístico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Falar de preconceito linguístico se faz necessário ressaltar que se trata de juízo de valores negativo, é uma ação reprovativa que traz consigo o desrespeito ao próximo, afetando às variedades linguísticas que nosso País contém.
 Quando praticamos o preconceito linguístico estamos partindo do princípio da comparação indevida entre o modelo idealizada da língua que apresenta nas gramáticas normativas e nos dicionários, invadindo o modo natural que essas pessoas usam em seus meios. 
Seja como for que ocorra esse preconceito é uma atitude pessoal; óbvio que pode decorrer de uma influência cultural da região que a tal pessoa tenha sido inserida nela.
 É normal que cada pessoa se identifique com um modo de falar, sotaque ou escolha preferencial de determinados substantivos mais comuns em sua região, contudo, isso não leva à pessoa o direito de julgar fora de contexto social, ou menos compreensível a palavra do outro por apenas não ser acostumado com aquela palavra ou sotaque em seu convívio social. 
 Há região no nosso País que sofre o preconceito e isso ocorre de forma explícita por outras regiões. Pessoas que acham que seu modo de falar ou sotaque é mais bonito, ou que sua maneira de falar, ou uso de determinadas palavras estão mais aceitas pela linha gramatical do que a das outras e, partindo dessa concepção lança ao outro o preconceito que tanto danifica e não traz crescimento a nenhuma das partes. 
 Como exemplo citaria aqui região Sul do País, do outro lado, Nordeste; é notório o preconceito que a região Nordeste sofre com o preconceito linguístico e social praticado pelo Sul, não somente o Sul, por que não estender também ao Sudeste? Mesmo havendo uma massa gigantesca de nordestinos nessa região, contudo, o preconceito é uma ação que abrange não apenas o mundo linguístico, mas também outras áreas, como raça, cor e classe social, ele atinge uma dimensão assustadora. No mínimo devemos ver essa atitude como algo vergonhoso e enquanto a sociedade se manter sob essa desigualdade, não se pode enxergar ação de crescimento nesse ponto de vista.
 O preconceito ganha uma dimensão elevadíssima chegando à outras dimensões, afetando pessoas e as levando até mesmo ao ódio umas das outras. No link abaixo se pode notar quão forte atua o preconceito e como está tão vivo na mente das pessoas.
https://www.hypeness.com.br/2018/10/economistas-ganham-nobel-por-destacar-riscos-de-mudancas-climaticas-e-desenvolvimento-insustentavel/
 No tocante à discurso formal ou informal que fazemos em meio público, ou seja ele em local mais privado, bom seria que seu caminhar atingisse o mais próximo possível daquilo que nossa língua portuguesa requer. Sempre que praticamos nosso vocabulário buscando trabalhar as regras corretas nos diálogos, até mesmo àqueles que nos pareçam desnecessária a necessidade de falarmos corretamente, lucramos com isso e o meio também. Isso não seria levar nossas palavras à um estado de formalidade por tempo integral, mas leva-las à um uso correto da nossa língua, em nosso lar, trabalho ou entre amigos. A prática oral das palavras corretas é um ótimo exercício para nossa mente se desapegar dos vícios linguísticos que levemente vão se infiltrando em nossa memória e fazendo nossos diálogos cada vez mais longe de tudo quanto nossa língua nos proporciona.
 Falar correto é um ato fantástico, mas sempre que é seguido do preconceito linguístico, automaticamente se anula tudo que pareça saber aquela pessoa. Não combina com uma pessoa culta tal pratica e deve ser banida das escolas assim como da sociedade em geral para que nossa cultura respire um ar mais próximo de tudo que sonhamos para o futuro.

Continue navegando