Buscar

Apol 1 Introdução a Ciência da Religião

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Introdução a Ciência da Religião
Leia o seguinte excerto de texto: 
“Desde o Brasil Colônia até o momento atual, a Filosofia sempre vem lutando para realmente conquistar seu lugar de destaque no currículo educacional brasileiro, principalmente no que diz respeito ao Ensino Médio”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Y. G. A disciplina de Filosofia no Brasil desde os Jesuítas até a LDB nº 9394/96: perspectivas históricas. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação – RESAFE. Brasília: DF, n. 27, p. 186-200, nov./2016 - abr./2017. p. 199.  
Considerando o dado excerto de texto e os conteúdos do texto-base O ensino da Filosofia no Brasil no contexto das políticas educacionais contemporâneas em suas determinações legais e paradigmáticas sobre as fases relativas ao processo histórico de inclusão/exclusão do ensino da Filosofia, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma das seguintes fases:
1. Brasil Colônia
2. Reforma Capanema (1942)
3. Lei 4024/61
4. Lei 5692/71
5. Parecer 7044/82, do então Conselho Federal de Educação (CFE) 
(  ) Extingue a Filosofia dos currículos.
(  ) Reabre a possibilidade de retorno da disciplina da Filosofia aos currículos do Ensino Médio.
(  ) Oferta do ensino da Filosofia em reduzido número de Colégios, sob base escolástica e sob responsabilidade dos Jesuítas.
(  ) Primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação, retirando a obrigatoriedade da Filosofia como disciplina.
(  ) Torna obrigatório o ensino da Filosofia, de modo especial, nas escolas religiosas. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	C
	4 – 5 – 1 – 3 – 2
	
	D
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
	
	E
	1 – 5 – 3 – 2 – 4
Questão 2/5 - Introdução a Ciência da Religião
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“É necessário reconhecer que nem Ciência nem Religião podem ser vistas contendo sentido em si mesmas, mas que ambas precisam ser vistas como servas da humanidade, ambas precisam tornar a vida humana mais viável e mais cheia de sentido. É necessário reconhecer que, quando a Religião aceita a Ciência, ela mesmo se enriquece e se purifica, e que a Ciência, quando aceita a Religião, se torna mais humana e mais ética”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANCHES, M. A. O diálogo entre Teologia e Ciências Naturais. O mundo da saúde. São Paulo: São Camilo, ano 31, v. 31, n. 2, p. 179-186, abr./jun., 2007. p. 185.  
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto-base O debate sobre Religião e Ciência: uma introdução sobre o debate entre Ciência e Teologia, é correto afirmar que:
	
	A
	Entre as temáticas importantes para o debate entre Ciência e Religião, emergem a Teologia Natural, a criação, a providência divina e os milagres.
	
	B
	O relacionamento da Teologia Natural com a Ciência é de rivalidade, em vez de complementaridade.
	
	C
	Não há tópicos importantes para existir um diálogo entre Ciência e Religião.
	
	D
	Ciência e Teologia não têm interesses em comum, uma vez que a Ciência lida com a busca pela verdade dos fatos, e a religião apenas opina sobre os acontecimentos.
	
	E
	As distinções entre a Ciência e a Teologia tornam os termos inconciliáveis.
Questão 3/5 - Introdução a Ciência da Religião
Leia a seguinte passagem de texto: 
“Mesmo a reforma [educacional] se concretizando principalmente nos dois governos de Fernando Henrique Cardoso (1995/1998 e 1999/2002), do ponto de vista jurídico, o processo reformista da educação nacional começou a se configurar a partir do ano de 1988, depois que a Assembleia Constituinte [...] [que] aprovou uma nova Constituição Federal, contendo capítulo específico para a educação nacional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HERMIDA, J. F. A Reforma Educacional
na Era FHC (1995/1998 e 1999/2002): duas propostas, duas concepções. http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/2.48.pdf. Acesso em 16 abr. 2018.  
Considerando essa passagem de texto e os conteúdos do texto-base O ensino da Filosofia no Brasil no contexto das políticas educacionais contemporâneas em suas determinações legais e paradigmáticas com relação às transformações substanciais das políticas educacionais no governo Fernando Henrique Cardoso, é correto afirmar que o documento oficial que altera e desestrutura a luta dos educadores brasileiros e dos setores populares foi a:
	
	A
	Emenda Constitucional no 20/98, referente à reforma da previdência.
	
	B
	Lei 9394/96, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
	
	C
	Lei n. 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação.
	
	D
	Lei 13.415/2017, que institui a política de fomento à implementação de escolas de Ensino Médio em tempo integral.
	
	E
	Lei 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.
Questão 4/5 - Introdução a Ciência da Religião
Considere a seguinte afirmação: 
“[Segundo Hock, a] Ciência da Religião deveria ser entendida como ‘a pesquisa empírica, histórica e sistemática da religião e de religiões’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HUFF JÚNIOR, A. E.; PORTELLA, R. Ciência da Religião: uma proposta a caminho para consensos mínimos. Numen: Revista de estudos e pesquisa da Religião. Juiz de Fora, v. 15, n. 2, p. 433-456, ago./dez., 2012. p. 448.  
Conforme os conteúdos do texto-base Introdução às Ciências da Religião sobre a disciplina Ciências da Religião, analise as seguintes afirmativas:
I. Ciência da Religião é a disciplina empírica que investiga sistematicamente a Religião em todas as suas manifestações.
II. Um elemento-chave da Ciência da Religião é o compromisso de seus representantes com o ideal da neutralidade, frente aos objetos de estudo, não se cogitando verdade ou a qualidade de uma religião.
III. Do ponto de vista metodológico, religiões são sistemas de sentido materialmente idênticos.  
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	III
	
	D
	I e II
	
	E
	II e III
Questão 5/5 - Introdução a Ciência da Religião
Considere o seguinte excerto de texto: 
“Os diversos autores costumam classificar o conhecimento em popular, filosófico, religioso (teológico) e científico. O conhecimento científico diferencia-se dos demais, não pelo seu objeto ao estudo, mas pela forma como é obtido. Conforme definição de Trujillo: ‘A Ciência é todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais, dirigido ao sistemático conhecimento, com objetivo limitado e capaz de ser submetido à verificação’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THEÓPHILO, C. R. Algumas reflexões sobre pesquisas empíricas em contabilidade. Caderno de Estudos, São Paulo: FIPECAFI, v.10, n.19, p. 9-15, set./dez., 1998. p. 1.  
Tendo em vista o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base O debate sobre Religião e Ciência: uma introdução sobre a busca pelo conhecimento dos fatos pela Ciência e pela Teologia, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I.  ( ) Uma vez que os temas de interesse da Ciência e da Teologia são os mesmos, ambas reivindicam explorar a natureza da realidade da mesma forma.
II. ( ) Enquanto na Ciência a Natureza é submetida a testes baseados em experimentos passíveis de repetição, tantas vezes quantas o pesquisador quiser, as experiências religiosas estudadas pela Teologia não podem ser provocadas por manipulação humana.
III. ( ) Sustenta-se, muitas vezes, que a Ciência lida com fatos, ao passo que a religião, supostamente, está fundamentada apenas em opiniões; em tal assertiva, evidencia-se um duplo erro. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V
	
	B
	F – V – V
	
	C
	V – F – F
	
	D
	V – V – F
	
	E
	F – F – V

Continue navegando