Buscar

Apol 1 Filosofia da Religião 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Filosofia da Religião
Considere o seguinte:
A Filosofia Grega Antiga nasceu como rompimento com a mentalidade mítica religiosa, em que os deuses e deusas eram vistos como determinantes em todos os sentidos da existência humana. Com os pré-socráticos, inicia-se o processo de rompimento em que os mesmos começam a procurar um princípio a partir do qual se possa explicar a origem de tudo.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
Considerando a dada citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre o princípio que explica a origem de tudo, analise as seguintes asserções e assinale (V) para as afirmações verdadeiras, e (F) para as afirmações falsas:
I.  ( ) A afirmação de Tales de Mileto de que tudo depende da água coincide com a compreensão do divino.
II. ( ) Anaxímenes considera o ar como o princípio divino fundante de todas as coisas.
III.( ) Os seguidores da Escola Pitagórica eram contrários à teoria da transmigração da alma.
IV. ( ) Para os místicos pitagóricos, o fim último do homem era regressar para o seio da divindade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	F – V – F – V
Questão 2/10 - Filosofia da Religião
Leia o trecho de texto a seguir:
“Quando pensamos em verdade, é comum nos referimos à coerência lógica, garantida pelo rigor da argumentação e pela apresentação de provas. A verdade do mito, porém, resulta de uma intuição compreensiva da realidade, cujas raízes se fundam na emoção e na afetividade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009. p. 27.
A partir do dado trecho de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre o item “A filosofia clássica grega e a religião”, é correto assinalar que a filosofia nasceu a partir de uma ruptura com a:
	
	A
	democracia
	
	B
	anarquia
	
	C
	poesia
	
	D
	mitologia
	
	E
	biologia
Questão 3/10 - Filosofia da Religião
Considere a seguinte passagem de texto:
“A segunda etapa do método, a maiêutica (em grego, ‘parto’), foi assim denominada em homenagem à sua mãe, que era parteira. [...] enquanto ela fazia parto de corpos, ele ‘dava à luz’ ideias novas. Após destruir o saber meramente opinativo (a doxa), em diálogo com seu interlocutor dava início à procura da definição do conceito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009. p.152,153.
A partir do dado trecho de texto lido e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião acerca do item “Sócrates, Platão e Aristóteles”, é correto afirmar que a maiêutica foi uma metodologia introduzida por:
	
	A
	Platão para provocar a arte de raciocinar.
	
	B
	Aristóteles para provocar a arte de raciocinar.
	
	C
	Epicuro para provocar a arte de raciocinar.
	
	D
	Sócrates para provocar a arte de raciocinar.
	
	E
	Tales de Mileto para provocar a arte de raciocinar.
Questão 4/10 - Filosofia da Religião
Considere o trecho de texto a seguir:
“Em Crotona, nos arredores estéreis e rudes da ponta de Itália, Pitágoras fundou uma sociedade secreta [...]. Julga-se que esta sociedade, cujos membros se tornaram conhecidos como pitagóricos, desenvolveu uma parte significativa de conhecimento matemático e isso em segredo absoluto. Pode considerar-se que os pitagóricos eram uma ordem religiosa e uma escola filosófica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ESCOLA Pitagórica. <http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/escpita.htm>. Acesso em 26 jul. 2017. 
A partir do trecho de texto lido e conforme os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre a filosofia de Pitágoras de Samos, é correto afirmar que os discípulos do referido filósofo estabeleceram um princípio originário mais lógico denominado:
	
	A
	o número e seus componentes
	
	B
	a mitologia e seus deuses
	
	C
	a biologia e seus seres vivos
	
	D
	a sociedade e suas classes
	
	E
	a terra e suas criaturas
Questão 5/10 - Filosofia da Religião
Leia o comentário a seguir:
“Criado em uma época na qual a religião explicava todas as coisas, das guerras aos casamentos infelizes, Tales de Mileto rompeu com o pensamento mitológico e deu o pontapé inicial da filosofia. Foi o primeiro a usar o raciocínio puro para explicar as questões do homem e da natureza. [...] Logo, ela era a fonte da vida. Tales chegou a afirmar que a Terra flutuava sobre um disco de água a partir do qual tudo emergiu”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA Redação. “O universo é feito de água”: Tales de Mileto. Revista Superinteressante. <http://super.abril.com.br/ideias/o-universo-e-feito-de-agua-tales-de-mileto/>. Acesso em 26 jul. 2017.
A partir do dado comentário e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre o pensamento do filósofo Tales de Mileto, é correto afirmar que, para o referido filósofo, o princípio único, originário e a causa de tudo o que existe foi (é)...
	
	A
	o fogo
	
	B
	a luz
	
	C
	a água
	
	D
	o vento
	
	E
	a terra
Questão 6/10 - Filosofia da Religião
Leia o excerto a seguir:
“O termo ‘filosofia da religião’, que aparece a partir do século XIX, é a parte da filosofia que se ocupa de examinar racionalmente as explicações religiosas. A existência ou não de Deus foi uma questão que movimentou o pensamento de muitos filósofos desde a Antiguidade, como Tomás de Aquino, Agostinho de Hipona e Nicolau de Cusa”.
Após esta avaliação, caso queira ler esse texto completo ele está em: SANTOS, Agnaldo Barbosa dos. 2017. Filosofia da Religião.  <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/religiao.htm>. Acesso em 20 jul. 2017.
No mundo atual, temos duas perspectivas: O sagrado e o profano. Esta dualidade entre o sagrado e profano reforça o comportamento religioso dos sujeitos. Tendo isso em vista e considerando a citação anterior e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre os três aspectos da dimensão da sacralidade apresentados por Santidrián, analise as seguintes asserções e assinale (V) para as afirmações verdadeiras, e (F) para as afirmações falsas:
I.  ( ) O sagrado é a dimensão central de todas as religiões e é o que define o ser humano como um ser religioso.
II. ( ) Os três aspectos na dimensão da sacralidade são: o sagrado numinoso, o sagrado como valor e o sagrado como categoria a priori.
III.( ) O sagrado numinoso nos remete à majestade divina, impossível de ser definido, porém, pode ser experimentado ou vivenciado como um fenômeno religioso.
IV. ( ) O sagrado como valor apresenta a dimensão sagrada como um valor em si mesmo, própria da religião; por sua vez, o sagrado como categoria a priori nos remete aos princípios que estão na base da consciência religiosa do indivíduo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – V – V – V
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	F – F – F – V
Questão 7/10 - Filosofia da Religião
Atente para a seguinte informação:
“A grande inovação dos atomistas é a introdução da ideia de que a mutação não é necessariamente incompatível com a noção de que a essência da natureza é imutável [...], basta que se suponha que as entidades que promovem essas mudanças sejam imutáveis. Daí decorre a ideia de átomo, constituintes indivisíveis, indestrutíveis, eternos, densos e de infinitas formas movendo-se no vazio ou no vácuo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CECIERJ. Módulo I: Os primeiros atomistas. <http://extensao.cecierj.edu.br/material_didatico/cee1809/pdfs/conteudo_mod1.pdf>. Acesso em 26 jul. 2017. 
A partir do dado extrato de texto e conforme os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre a escola atomista, leia as
afirmativas a seguir.
I.A escola atomista teve maior elevação a partir das contribuições do filósofo Heráclito de Éfeso.
II.A escola atomista defendia que tudo o que existia era constituído por átomos.
III. A escola atomista acreditava que o universo fora regido por uma lei cíclica, caracterizando-se um constante: nascer, desenvolver e corromper para o surgir de outros mundos.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	II e III
	
	B
	I e II
	
	C
	I e III
	
	D
	II  
	
	E
	III
Questão 8/10 - Filosofia da Religião
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Os estudiosos do fenômeno religioso no Brasil são unânimes em afirmar a existência de um substrato religioso-cultural brasileiro, ou seja, de uma mentalidade religiosa média dos brasileiros (BITTENCOURT FILHO [...]). Trata-se de uma complexa interação de ideias e símbolos religiosos que se amalgamaram e se fundiram, ao longo dos séculos. Essa matriz religiosa é uma representação coletiva que ultrapassa até mesmo a situação da classe onde as pessoas se encontram”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, José Lisboa Moreira de. Análise Antropológica do Fenômeno Religioso. <https://www.ucb.br/sites/000/14/PDF/FenomenoReligioso.pdf>. Acesso em 20 jul. 2017.
Tendo em vista o dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião referente à expressão fenômeno religioso, analise as seguintes asserções e assinale (V) para as afirmações verdadeiras, e (F) para as afirmações falsas:
I.  (  ) Compreende-se por fenômeno religioso tudo aquilo que é visível ou manifestado no âmbito da religião e, na maioria das vezes, de modo fora daquilo que usualmente é comum.
II. (  ) Toda a espiritualidade manifestada nos espaços sagrados, incluindo rituais e gestos, pode ser entendida como fenômeno religioso.
III.(  ) O estudo do fenômeno religioso, devido à sua especificidade, sempre está em sintonia com a cultura e os costumes de uma determinada população; tem papel fundamental para a compreensão da dimensão religiosa de um povo.
IV. (  ) O fenômeno religioso se manifesta em rituais, celebrações, doutrinas, mitos  e devocionário próprios.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	F – F – F – F
	
	D
	V – V – V – V
	
	E
	V – F – V – F
Questão 9/10 - Filosofia da Religião
Leia a seguinte passagem de texto:
“[Anaxímenes de Mileto foi] filósofo e meteorologista pré-socrático [...], discípulo e sucessor de Anaximandro, conterrâneo, pois, também de Tales, com os quais formou o trio de pensadores tradicionalmente considerados como os primeiros filósofos do mundo ocidental. [...] Descrevia a condição primitiva das coisas como uma massa muito rarefeita que ia condensando-se gradativamente em vento, nuvem, água, terra e pedra, ou seja, os três estados da matéria como hoje classificados, seriam estágios progressivos da condensação. [...] Portanto, as aparentes diferenças qualitativas em substância seriam devidas a meras diferenças quantitativas. Assim, de acordo com seu pensamento, um determinado volume de ar poderia ser transformado em água, fogo e matéria, por condensação e rarefação. Uma de suas afirmações mais interessantes foi a descrição de que o arco-íris não era uma deusa, mas o efeito dos raios de sol sobre um ar mais denso. Pioneiro, pois, no conceito de rarefação e condensação e na distinção de planetas e estrelas fixas, sua principal obra seria o livro Sobre a natureza, onde dava ênfase a meteorologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANAXÍMENES de Mileto. <http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/Anaximen.html>. Acesso em 26 jul. 2017.
A partir do trecho de texto lido e conforme os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre o pensamento do filósofo Anaxímenes de Mileto, é correto afirmar que, na perspectiva do referido filósofo, o princípio de tudo foi (é)...
	
	A
	o fogo infinito
	
	B
	o sol infinito
	
	C
	o ar infinito
	
	D
	a terra infinita
	
	E
	a luz infinita
Questão 10/10 - Filosofia da Religião
Leia a seguinte citação:
“Podemos entender a Religião, de uma forma ampla, como um sistema de crenças e as práticas a elas referentes. Em quase todas as culturas, há pelo menos uma expressão que possamos chamar de religiosa. Essas expressões diferem entre si quanto à origem e conceitos principais, mas costumam partir da tentativa de o homem encontrar respostas a problemas para os quais a razão humana não seria suficiente”.
Após esta avaliação, caso queira ler esse texto completo ele está em: SANTOS, Wigvan Junior Pereira dos. 2017. Filosofia da Religião. <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/religiao.htm> Acesso em 20 jul. 2017.
Considerando a citação dada e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre Religião e modernidade, analise as seguintes asserções e assinale (V) para as afirmações verdadeiras, e (F) para as afirmações falsas:
I.   (  ) A modernidade propôs remeter a religião para o mundo privado e, se pudesse, a excluiria totalmente da esfera pública.
II.  (  ) Diante da crise de valores que vivemos com a modernidade, busca-se por socorro espiritual, como em uma espécie de mágica, e o religioso volta a ocupar o imaginário humano, gerando inclusive, em muitas culturas e tradições religiosas, um fundamentalismo Religioso.
III. ( ) Na modernidade, os apelos espirituais assumem um novo significado e as tentativas de dar respostas se multiplicam, produzindo diariamente novas religiões.
IV. (  ) Com a modernidade, a busca de um sossego para o intelecto não movimenta mais a humanidade, pois, com a evolução astronômica do mundo e das descobertas científicas, o ser humano já não está mais limitado por sua finitude e insegurança sobre sua eternidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	F – V – F – F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando