Buscar

tics 10

Prévia do material em texto

Discente: Lucas Shangenis de Holanda Gama 
Curso: Medicina 4° período
Doscente: Lilian Cristhian Ferreira dos Santos Rocha
Semana 10: Anticorpos.
Quais as funções dos anticorpos? (cite pelo menos quatro delas).
São inúmeras as funções dos anticorpos, sendo a principal a defesa do nosso organismo contra agentes infecciosos. Além disso, e dentro dessa função protetora, os anticorpos agem com a função de neutralização, ou seja, impedem a entrada de agentes infecciosos, evitando o desenvolvimento das doenças. Atuam ainda com a função de opsonização, recobrindo o antígeno e estimulando macrófagos com o objetivo de elimina-lo. Por fim, atuam com a função de lise, ou seja, promovem a destruição direta do agente invasor por meio da ativação de vias alternativas de destruição do patógeno. 
O que define um tipo de anticorpo?
Também chamados de imunoglobulinas, os anticorpos são formados por quatro subunidades ligadas entre si que dão aos anticorpos uma estrutura semelhante a de um Y. Cada proteína possui duas cadeias leves idênticas e duas cadeias pesadas também idênticas, sendo estas são unidas por pontes dissulfeto. Além disso, os anticorpos são produzidos por um tipo especifico de leucócito, o linfócito B, o qual é produzido pela medula óssea e distribuído pelo corpo por meio do sistema linfático. 
Quais são as diferenças entre eles?
IgA: Agem protegendo o trato digestório, respiratório e urogenital. 
IgD: Este é expresso junto com o IgM durante a fase aguda de infecções.
IgE: Expresso durante reações alérgicas 
IgM: Ativado na fase aguda e é responsável por estimular o sistema complemento. 
IgG: Anticorpo de memoria e protege o recém nascido. 
Relação teórico pratica
É de suma importância para todo medico e acadêmico de medicina entender os diferentes tipos de anticorpos e a forma como estes vão agir e onde vão agir uma vez que, frente a uma determinada patologia, estes serão as nossas barreiras naturais capazes de proteger o nosso organismo contra os corpos estranhos e o uso de medicamentos de maneira errônea pode danificar o servir como um empecilho para a ação dessas imunoglobulinas, o que retardaria o tratamento e dificultaria ainda mais o quadro clínico do paciente. 
Referências bibliográficas
SILVA, Mariana Ferreira et al. Papel de fatores celulares indutores de resposta imune de padrão Th1 na produção e funções de anticorpos contra Neospora caninum. 2017.
VOET, Donald; VOET, Judith G.; PRATT, Charlotte W. Fundamentos de Bioquímica-: A Vida em Nível Molecular. Artmed Editora, 2014.

Continue navegando