Buscar

AVA 2 - SISTEMA DA INFORMAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Implantação dos diversos tipos de Sistemas de Informações Gerenciais
Cabe apontar que um sistema para uma empresa não é algo determinado. Na verdade, dentro do âmbito da necessidade real da empresa, os processos apontam caminhos que possibilitam que a equipe de um setor para o melhor desenvolvimento de seu trabalho, possa em conjunto com a TI detectar e implantar um sistema que facilite de forma eficiente e eficaz a execução plena das ações e tarefas fundamentais para a melhoria das soluções do setor e do negócio.
A implantação dos diversos tipos de Sistemas de Informações Gerenciais em uma empresa provoca mudanças organizacionais, culturais e até mesmo comportamentais, nos diferentes níveis hierárquicos. Ela gera dependência de informações produzidas, em cada nível, em relação aos líderes dos setores e mudanças no processo de tomada de decisão em cada um deles. Impactos que devem ser avaliados. Visando à qualidade e ao comprometimento neste processo, algumas vezes é necessária a intervenção do administrador para que problemas sejam evitados.
· Com base no relato acima, busque através de pesquisas empresas que transformaram seus negócios através da implementação de novos sistemas. 
· Cite um exemplo e aponte os sistemas utilizados naquela melhoria. Descrevas as ações pesquisadas em no máximo duas laudas. Caso julgue necessário, aponte teóricos estudados para corroborar com seu ponto de vista.
Resposta:
Os sistemas de informação possuem diferentes níveis e funcionalidades. Dessa forma, é evidente que esses softwares ajudam a empresa a operarem de forma mais adequada. O desafio das empresas atualmente, não é a falta de dados e sim conseguir transformá-los em informações coerentes e relevantes para o sucesso organizacional e que sirvam de insumo para o planejamento e controle das empresas. Então se torna cada vez mais necessário e de alto valor agregado para as companhias em geral. 
Existem vários exemplos de empresas que transformaram seus negócios através da implementação de novos sistemas. Porém, para esse estudo, observamos uma empresa tradicional que foi uma das pioneiras na implementação de ERP, a Cadbury. De origem britânica, no ramo alimentício (doces à base de cacau), que se encontrava na década de 90 em expansão acelerada e não podia continuar com os sistemas existentes, pois apresentavam ineficiências na cadeia e atraso nos processos. 
A metodologia de implementação adotada pela Cadbury aconteceu em 1995. A iniciativa do ERP visava proporcionaria uma integração completa dos principais processos do negócio, sendo: sistema de compras, logística, financeiro e recursos humanos, que funcionavam, até então, de forma totalmente descentralizada. Para realizar a implementação do ERP, a Cadbury teve que se alinhar com fornecedores externos, sendo: Siemens para parceria de ERP e IBM para gestão de infraestrutura.
A decisão foi acatada pela alta administração que previa a implementação completa pelo método "big-bang", ou seja, a instalação de sistemas ERP de todos os módulos aconteceria de maneira integral para organização de uma única vez. A abordagem big bang prometia reduzir o custo de integração na condição de execução completa e cuidadosa. A implementação ocorreu em 5 fases:
· Fase 1: Preparação do Projeto - Contratação membros-chave do projeto, instalação do sistema de desenvolvimento, configurações de sistemas, plano de trabalho detalhado e estimativa de custo revisada;
· Fase 2: Projeto detalhado e requisitos - Medidas de melhoria de negócios, identificação de implicações de negócios, riscos e oportunidades do projeto, sistema de modelo global, roteiro de recursos revisado, gerenciamento de mudança;
· Fase 3: Conversão de dados mestre, configuração de modelo global, contrato de exceções (estatutárioƒlocal deve fazer), configuração de exceções, teste de unidade e integração de ciclo, resolução de problemas, documentação, início da preparação de material de treinamento global;
· Fase 4: Finalização do programa de treinamento, treinamento do usuário final, preparação do sistema de produção, finalizar plano de transferência, comunicar plano de transferência, alinhamento de parceiros externos conforme necessário, testes diários;
· Fase 5: Fase Final - Conversão de dados, produção e execução do plano de transição, processo de monitoramento e uso do sistema, suporte no local, resolução de problemas, comunicação do processo de suporte contínuo.
A implementação de ERP tratou de diversas defasagem na sua cadeia de produção até a venda. Houve padronização dos processos das 16 localidades existentes na época, fazendo um benchmarking das melhores práticas nas localidades, resultando em um aumento significativo na eficiência. Um novo sistema de contabilidade de estoque foi implementado, tornando o processo mais controlado e eficaz. Os dados em tempo real foram disponibilizados referentes a entradas e saídas financeiras, recebimento de material e inventário. No todo, a empresa atingiu 70% de automação nos processos, não perdendo sua vantagem competitiva e, ao mesmo tempo, preparando-se para um crescimento rápido, pensando não só em sanar problemas do presente, mas em suportar melhorias futuras.
Bibliografia:
PINTO, José Roberto. Estudo de Caso: A Implementação do Sistema de Gestão Empresarial (ERP) da Cadbury e da Hershey's. Alfa Networks, 2017. Disponível em: 
<https://www.alfanetworks.com.br/noticias/sistema-erp-estudo-de-caso-da-cadbury-e-hersheys>. 
Acesso em: 05 de Set. de 2018.
THE CADBURY STORY. Cadbury CO, 2021. Disponível em: <https://cadbury.co.za/cadbury-story> Acesso em: 05 de Set. de 2018.
JAMBHULKAR, Er Amit. ERP Implementation at Cadbury’s. Docuri, 2017. Disponível em: <https://docuri.com/download/cadbury-erp-system_59c1d497f581710b2865c2b1_pdf>. 
Acesso em: 06 de Set. de 2018.
ROY, Chitrangada. Case study on ERP success (cadbury) and failure (hershey's). SlideShare, 2014. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/ChitrangadaRoy1/case-study-on-erp-successcadbury-and-failurehersheys> Acesso em: 07 de Set. de 2018.
SOUZA, C.A.; ZWICKER R. Big-bang, small-bangs ou fases: estudo dos aspectos relacionados ao modo de início de operação de sistemas ERP. SciELO, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rac/a/b4Z6qsDJZzsKj3FFyYk5q3F/?lang=pt> 
Acesso em: 07 de Set. de 2018.

Outros materiais