Buscar

REDES SEM FIO A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 1
	As redes sem fio podem ser classificadas de diversas maneiras, em relação a sua área de abrangência, como WPAN, WLAN, WMAN e WWAN, e não é incomum encontrar, em um só ambiente, dois ou mais tipos de redes.
Outra prática comum, em termos práticos, é a divisão entre redes corporativas e redes de acesso público ou de acesso à internet em organizações. Em diversos casos, algumas dessas redes podem ser híbridas, ou seja, envolvem dispositivos de conexão sem fio e com cabos. Além de operar com dispositivos diferentes e permitir o melhor gerenciamento do tráfego nas redes, essa estratégia ajuda a elevar o nível de segurança das redes e dos equipamentos que fazem parte delas.
Conhecendo as características de cada um dos tipos de redes, responda às questões a seguir.
· Como a divisão das redes wi-fi corporativas e wi-fi destinadas a visitantes pode melhorar a segurança e a qualidade dos serviços fornecidos pela rede?
· Como uma rede WWAN pode se integrar às redes WLAN e WPAN?
· Sabendo que uma rede WWAN é capaz de abranger uma área continental, qual é o propósito dela?
SUA RESPOSTA (NOTA 10)
(1) Hoje nas instituições corporativas com frequência é realizado treinamentos de LGPD ou Compliance, existe normas e condutas a serem seguidas em relação aos dados que são o maior ativo das empresas, porem toda essa estrutura não é compreendida por visitantes que acessam a rede e até por falta de conhecimento coloca todos os dados em riscos com acessos irregulares, ou contaminações por vírus. Então é necessário isolar esses usuários das nossas redes corporativas.
 Costumo utilizar a ferramenta Hotspot o mesmo possui a tecnologia AC do IEE 802.11ac, ele possui uma interface intuitiva que possibilita, separar várias redes no qual cada usuário utiliza uma rede individual ou também faz com que os usuários não se enxerguem na rede, o hotspot possibilita definir quantidade de velocidade que os usuários vão utilizar.
 O visitante chega ao estabelecimento e se conecta à Wi-Fi por diversas motivações, mas não pode
estar autorizado a fazer o que bem entender com a rede, É responsabilidade da empresa provedora da Wi-Fi, por exemplo, identifica r quais os usuários e manter logs de registro por até um ano, conforme regulamenta o Marco Civil da Internet. Isso serve para proteger sua empresa por qual quer eventual mau uso do visitante, como acesso a qualquer tipo de conteúdo liga do à pedofilia, para citar um dos exemplos. Outra recomendação é o bloquei o de tudo o que for consumir a sua banda: bloqueios de aplicativos Peer to peer (P2P), atualizações de sistemas operacionais e, obviamente, conteúdos pornográficos. No entanto, é importante que redes sociais e aplicativos de mensagens sigam liberadas para o visitante. Afinal, é uma das razões pelas quais ele se conecta. Existem algumas formas de se oferece r Wi-Fi corporativa para quem chega ao seu negócio, seja um PdV ou um estabelecimento de médio porte. Atente-se para quais podem, além de deixá-lo em segurança, trazer retornos. Eis algumas delas: Usuário 802.1x Para a identificação na rede corporativa, usa-se o usuário de rede corporativa, que libera e identifica todos os acessos à rede. Esse acesso também pode ser autorizado por certificação digital. Portal para visitantes com patrocinador para identificar o usuário visitante, é importante usar mecanismos mais dinâmicos, como a criação de logins temporários, cuja senha expira após um período de acesso. A senha pode ser enviada por e- mail ou SMS para o celular do visitante. Esse método garante a rastreabilidade de, porque o login pode ser associado ao CPF ou ao RG. Wi-Fi ‘self service’ Por meio de um portal, o usuário só tem acesso à rede após preencher um formulário. Essas informações podem ser ou não validadas por um atendente que verifique a consistência dos dados. Autenticação via Redes Sociais Softwares de monitoramento permitem que, após autenticação via Rede Social, registre-se o nome da pessoa que conectou e seu histórico de navegação. É uma opção mais ágil, apesar de menos consistente, já que a conta da rede socia l pode ser cancelada a qualquer momento. Ser assertivo em relação ao seu público é possível a través da Wi-Fi corporativa para seus visitantes. A grande vantagem deste tipo de solução é que com tecnologias próprias, é possível – com a autorização do visitante – o uso de dados para envio de campanhas de marketing segmentadas, além de cupons de descontos e muito mais.
(2) são conhecidas como redes 2G, 3G, 4G ou 5G. Geralmente, essas redes fornecem serviços de dados e são utilizadas, principalmente, em smartphones e outros dispositivos móveis portáteis, é necessária uma placa WWAN (módulo de banda larga móvel) para ser receptor e fazer o roteamento desse sinal e redistribuir para a WLAN e WPAN pois usa hardware diferente, outro método é fazendo uso de VPN de qualquer lugar do mundo.
(3)Oferece cobertura wireless regional, nacional e global. Onde a rede de longa distância pode ser com ou sem fio, as conexões de rede de longa distância sem fio são totalmente sem fio. Em nossos dias de vida, estamos utilizando a Rede de Longa Distância Wireless de diferentes tamanhos e dependendo da entrega de chamadas telefônicas, páginas da Web e streaming de vídeo, ocorre o compartilhamento de dados, WWAN não se refere apenas sempre a uma área ampla, mas uma área fechada com grande cobertura geográfica também é considerada WWAN. Por exemplo, uma MANET (redes ad hoc móveis) com nós em edifícios e torres ou aviões. Uma Rede de longa distância sem fio (LPWAN) de baixa potência e taxa de bits baixa também é considerada WWAN a WWAN (Wireless Wide Area Network - Rede sem fio de longa distância) também é conhecida como rede celular móvel. São as redes sem fio mais comuns, já que todos os telefones celulares es tão conectados a uma rede estendida sem fio. As principais tecnologias utilizadas nas redes WWAN são a GSM (Global System for Mobile Communication - Sistema Global de Comunicação Móvel), a GPRS (General Packet Radio Service - Serviço de Rádio de Pacote Geral ) e a UMTS (Universal Mobile Telecommunication System - Sistema Universal de Telecomunicações Móveis) Um exemplo geral de WWAN que usamos em nossa vida diária é um laptop instalado com uma placa WWAN que estabelece uma conexão segura e mais rápida e nos coloca online para que possamos trabalhar de qualquer lugar .