Buscar

Temporada I e II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.Uma das áreas que mais têm avançado no campo da tecnologia da informação (TI) é a comunicação sem fio, já que a tecnologia faz parte da rotina diária das organizações de maneira cada vez mais acentuada.
A respeito das vantagens e desvantagens da comunicação sem fio, escolha a alternativa correta:
R: C.Por não ser necessária a instalação de cabos em uma rede sem fio, a sua configuração é mais simples e também mais ligeira do que a rede com fio.
2.Na comunicação sem fio, a transmissão e a recepção dos sinais são realizadas por meio de antenas, que são dispositivos elétricos que transformam os sinais elétricos em sinais de radiofrequência, como ondas eletromagnéticas.
Sobre esse processo de transmissão e recepção dos sinais, podemos afirmar que:
I. Depois de enviada pelo transmissor, a informação atravessa um codificador de fonte para a conversão do sinal. 
II. A codificação do canal durante a transmissão de dados entre um transmissor e um receptor é feita antes da conversão do sinal.
III. No processo da modulação do canal, a onda portadora é alterada conforme a mensagem que está sendo transmitida.
IV. O processo da modulação do canal é onde o sinal que está sendo transmitido será criptografado para proteger o sinal.
V. A etapa da codificação do canal tem como objetivo a redução de ruídos e interferências de sinais.
São verdadeiras:
R: D.I, III e V.
3.Os sinais são propagados por meio das antenas, que são fundamentais para o sistema de comunicação sem fio. A antena tem a função de irradiar energia eletromagnética ou, então, coletar essa energia.
Uma dessas antenas é a chamada isotrópica, sobre a qual podemos afirmar o seguinte:
I. Tem características físicas que diferem de acordo com a direção em que irradia energia.
II. Tem a possibilidade de irradiar a energia em todas as direções, mantendo a mesma potência.
III. O funcionamento da antena isotrópica é descrito conforme o seu padrão de radiação.
É(são) verdadeira(s):
R: C.II e III.
4.A antena em um sistema de comunicação sem fio tem três propriedades: ganho, direção e polarização. A direção é a maneira do padrão de transmissão.
A respeito do ganho, considere as seguintes afirmações e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. ( ) O ganho da antena está diretamente relacionado à medida do aumento da potência.
II. ( ) O ganho é a quantidade de energia que uma antena subtrai de um sinal de radiofrequência. 
III. ( ) Quando o ângulo da radiação diminui, o ganho da antena direcional também diminui.
IV. ( ) O ganho de uma antena está associado ao alcance de maior potência de saída. 
V. ( ) A direcionalidade da antena é o fator que define o seu ganho, e não a sua maior potência de saída.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
R: D.V – F – F – F – V.
5.A polarização de antenas é a direção em que o campo elétrico de uma onda de radiofrequência varia enquanto se reproduz. A polarização aponta a eficiência em que a radiação eletromagnética é transmitida ou recebida pela antena.
A respeito da polarização, escolha a alternativa correta:
R: C.Na polarização linear, todos os campos variam em uma direção, em um lugar irremovível no espaço ao longo do tempo.
1.Os sinais de radiofrequência na comunicação sem fio se reproduzem na forma de ondas eletromagnéticas, e a energia dos sinais assume a forma de campos elétricos e campos magnéticos que se alteram com o tempo. Assinale a alternativa correta a respeito dessa propagação dos sinais de radiofrequência.
R: C.Na comunicação sem fio, existe um constante fluxo de energia entre os campos elétricos e magnéticos, que se encontram unidos e se alteram com o tempo.
2.Existem três modelos básicos de propagação de sinais: propagação na superfície da Terra, propagação por onda espacial refletida e propagação por linha de visada. Também existem faixas de frequência relativas aos modelos de propagação. Analise as proposições a seguir, que discorrem sobre esses modelos de propagação.
I. Na propagação por linha de visada, também chamada de LOS, a faixa de frequência é inferior a 30MHz, portanto o sinal não é refratado pela ionosfera.
II. Por meio do modo de propagação por onda espacial, o sinal apenas poderá ser captado por um receptor a uma distância relativamente curta do transmissor.
III. A propagação na superfície da Terra segue a curvatura terrestre, o que decorre da diminuição da frente de onda perto da Terra.
IV. Durante a propagação por onda espacial, a refração dá a impressão de que a onda é uma superfície refletora rígida ao ser refletida da ionosfera.
V. Quando a faixa de frequência é maior do que 30MHz, o sinal consegue ser transmitido entre uma estação terrestre e uma sobrecarga de satélite.
Quais assertivas são verdadeiras?
R: D.III, IV e V.
3.No modelo de propagação com difração, uma onda de rádio se depara com um corpo impenetrável, grande quando confrontado com o comprimento da onda de radiofrequência, verificando-se então a difração em sua borda. Assinale a alternativa correta sobre a propagação com difração.
R: B.Com a propagação dos sinais por meio da difração, é possível que eles utilizem o caminho em torno da curvatura da Terra.
4.A zona de Fresnel é um conjunto de locais em que a diferença entre o comprimento dos caminhos diretos e refletidos é um múltiplo de meio comprimento de onda. A respeito das zonas de Fresnel, considere as seguintes afirmações, indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. ( ) Os raios de números pares da zona de Fresnel ampliam os níveis dos sinais recebidos.
II. ( ) Os raios elétricos que atingem o receptor nas zonas de Fresnel têm a propensão de estar em oposição de fase.
III. ( ) Os raios ímpares da zona de Fresnel amplificam a qualidade do sinal recebido.
IV. ( ) A primeira zona de Fresnel normalmente se propaga em condições livres, apesar dos obstáculos.
V. ( ) O fato de os raios elétricos chegarem ao receptor nas zonas de Fresnel evita interferências destrutivas.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
R: A.V – V – F – F – F.
5.É necessário observar diversos efeitos de propagação durante a projeção de um sistema sem fio para, por meio da ponderação de vários fatores, definir a área de cobertura do sistema. Leia as assertivas a seguir, que tratam dos fatores que devem ser considerados no momento da projeção do sistema sem fio.
I. Com a observância de alguns fatores, como a altura típica da antena da estação móvel, é possível prever com exatidão os efeitos de propagação.
II. A criação de modelos de propagação de acordo com dados estatísticos possibilita a elaboração de diretrizes em alguns ambientes.
III. Como os efeitos de propagação costumam ser dinâmicos, é possível prever com mais acerto a área de cobertura de um sistema sem fio.
Quais assertivas são verdadeiras?
R: D.Apenas II.
1.A RFID (identificação por radiofrequência) é uma tecnologia de identificação por radiofrequência que vem ganhando mercado e que apresenta inúmeras vantagens em relação ao código de barras, por exemplo. As principais características da RFID são apresentadas a seguir:
I. Os sistemas de RFID transmitem sinais de rádio em longas distâncias.
II. Os sistemas de RFID fornecem uma tecnologia poderosa para rastrear o movimento de mercadorias em toda a cadeia de abastecimento.
III. Os sistemas de RFID usam pequenas etiquetas com microchips embutidos contendo dados sobre um item e sua localização.
IV. As empresas podem ser obrigadas a atualizar o hardware e o software para acomodar as enormes quantidades de dados que estão sendo produzidas pelos sistemas de RFID.
V. Os sistemas de RFID tem sua utilização restrita à área de cadeia de suprimentos.
Estão corretas as afirmações apresentadas em:
R: A.II e III.
2.Um sinal de RF é uma onda eletromagnética que os sistemas de comunicação usam para transportar informações pelo ar de um ponto a outro. Os sinais de RF estão em uso há muitos anos e estão sujeitos a vários tipos de interferências, oscilações, perdas, etc.
Relacione as colunas:
(I) Perda de intensidade do sinal de acordo com a distância
(II) Alteração do sinal devido a problemas na transmissão
(III) Fenômeno mais difícil de combater
a) Ruído
b) Distorção
c) Atenuação
A sequência correta é apresentada em:
R: B.I c , II b, III a.
3.O modelo de propagação no espaço livre é o cenário mais simples para a propagação de sinais de rádio. Nesse caso, eles são considerados como viajando para fora do ponto onde são irradiados pela antena. A forma como os sinais de radiofrequência se propagam pode ser comparada às ondulações das ondas em um lago que se propagam a partir do ponto onde uma pedra é jogada em um lago.
A atenuação do espaço livre, também chamada de path loss, deve-se a:
R: C.diminuição da energia por metro quadrado devido à expansão da frente de onda.
4.A interferência e a sobreposição de canais em radiofrequência são alguns problemas que devem ser evitados. Uma maneira de evitar tais problemas é utilizar uma banda de guarda.
A banda de guarda é:
R: D.uma pequena largura de banda não utilizada entre os canais de frequência.
5.Uma rede de telefonia celular é constituída de várias ERBs (estações rádio-base). Cada ERB é responsável por transmitir os sinais de RF e fazer a cobertura de determinada região ou localidade. A quantidade de ERBs em uma cidade, por exemplo, vai depender da quantidade de usuários, existência de obstáculos (montanhas, prédios), entre outros fatores.
A interferência entre as estações-base vizinhas pode ser evitada:
R: E.usando-se diferentes grupos de canais.
1.As pessoas que estão em trânsito normalmente desejam usar seus dispositivos móveis para ler e enviar e-mails, twittar, assistir a filmes, baixar música, jogar ou simplesmente navegar pelas informações na Web; elas querem fazer todas as coisas que fazem em casa e no escritório e, naturalmente, querem fazê-las em qualquer lugar, na terra, no mar ou no ar. A conectividade à Internet habilita muitos desses usos móveis. Como ter uma conexão com fios é impossível nos carros, barcos e aviões, há muito interesse nas redes sem fio.​​​​​​​
Considerando as diferentes tecnologias de comunicação de dados sem fio, analise as afirmações que seguem:
I. As redes sem fio locais são idênticas às redes sem fio pessoais, exceto pelo fato de serem inviáveis em ambiente corporativo.
II. Uma implementação possível para uma rede sem fio de sensores é o modo ad hoc; uma aplicação possível inclui o setor de segurança patrimonial.
III. A aplicação mais comum das redes sem fio metropolitanas é a ligação de uma cidade à outra, desde que estejam até 100km próximas.
É verdadeiro o que se afirma em
R: E.II, apenas.
2.As redes ad hoc são caracterizadas por oferecerem boa versatilidade e várias possibilidades de aplicações. Assinale a alternativa que contém a caracterização das redes ad hoc.
R: D.Redes sem fio não estruturadas e sem uma topologia fixa e definida.
3.Esta tecnologia se baseia na emissão de sinal entre dispositivos situados em uma linha imaginária sem grandes obstáculos e que pode cobrir grandes áreas, oferecendo altas taxas de transmissão. A descrição dada está relacionada​​​​​​​:
R: A.ao rádio enlace sem fio ponto a ponto.
4.Assinale a alternativa que contém as expressões que corretamente preenchem as lacunas da sentença que segue:
Considerando o modelo de referência OSI, temos que sistemas de comunicação de dados sem fio dispõem de serviços nos níveis de ___________ e físico, sendo que o primeiro conta com subníveis que atendem a requisitos de _______________ e de acesso ao ___________. ​​​​​​​
​​​​​​​R: C.enlace, qualidade, meio.
5.Considerando a mobilidade em uma rede sem fio específica, analise as sentenças que seguem:
- O usuário se movimenta apenas dentro da mesma rede de acesso sem fio.
- O usuário se movimenta entre redes de acesso, encerrando conexões enquanto se movimenta entre redes.
- O usuário se movimenta entre redes de acesso, mantendo conexões em curso.
Assinale a alternativa que contém a sequência que reflete o respectivo grau de mobilidade de cada sentença. 
R: D.Alta mobilidade – mobilidade moderada – nenhuma mobilidade.​​​​​​​
1.A compreensão das técnicas de modulação depende do entendimento de conceitos fundamentais. Dentre esses conceitos, vale mencionar o entendimento da relação entre dados e sinais, valores discretos e contínuos, sinais analógicos e digitais, os parâmetros das ondas.
Considerando essas definições, é correto afirmar que:
R: B.uma semelhança entre dados e sinais consiste em que ambos podem ser representados de forma analógica e digital.
2.As principais técnicas de modulação de sinais são: ASK (Amplitude-Shift Keying), FSK (Frequency-Shift Keying), PSK (Phase-Shift Keying) e QAM (Quadrature Amplitude Modulation). 
Sobre as distintas propriedades de cada uma dessas técnicas, é correto afirmar que:
R: A.a QAM permite transmitir mais símbolos do que a ASK, a PSK e a FSK.
3.As técnicas de transmissão podem ser organizadas em três grandes grupos: DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum), FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum) e THSS (Time Hopping Spread Spectrum). Cada uma dessas técnicas emprega um princípio e é definida em diferentes padrões.
Sobre essas técnicas e seus respectivos componentes, é correto afirmar que:
R: C.o THSS emprega o princípio de saltos aleatórios no tempo e transmitindo por rajadas.
4.As técnicas de transmissão CDMA (Code Division Multiple Access), OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) e OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access) consistem em subgrupos que derivam do DSSS. No entanto, cada uma dessas técnicas apresenta particularidades.
Considerando essas particularidades, analise as afirmativas a seguir e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O CDMA possibilita que cada estação transmita por todo o espectro durante o tempo todo por usar o conceito de chip.
( ) O OFDM cria subportadoras para permitir o envio de múltiplas portadoras em um sinal digital.
( ) O CDMA permite realizar transmissões de dados de forma paralela, resultando em ganhos de desempenho.
( ) A diferença entre o OFDM e o OFDMA é que o primeiro agrupa as subportadoras em blocos e o segundo as intercala.
( ) O OFDMA expande o OFDM clássico, de modo a possibilitar a presença de múltiplos acessos e múltiplos usuários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
R: E.V – V – F – F – V.
5.O codificador de canal consiste em um bloco funcional dos sistemas de comunicação de dados sem fio capaz de interagir diretamente com a modulação. Existem funções específicas do codificador e particularidades de funcionamento que, juntas, definem características únicas desse bloco.
Sobre essas particularidades, analise as seguintes sentenças:
I. O espaço e as frequências podem ser adaptados por meio do codificador de canal.
II. A diversidade de tempo pode ser ajustada no bloco funcional responsável pela modulação.
III. A redundância necessária para identificação de erros provém da função de embaralhamento.
IV. A codificação para correção de erros garante uma probabilidade equivalente de 0s e 1s.
V. O entrelaçamento de dados (interleaving) evita concentrar erros em intervalos curtos de tempo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
R: D.Somente a afirmativa V está correta.
1.Uma rede WPAN (rede pessoal sem fio) pode ter sua arquitetura baseada no modelo OSI, que define a rede de computadores dividida em camadas, operadas por protocolos com a função de comunicação entre os dispositivos.
Sobre essa arquitetura e o padrão IEEE 802.15.4, é correto afirmar que as camadas definidas são: 
R: D.camada física e subcamadas: Controle de Acesso a Mídia (MAC) e Controle de Link Lógico (LLC), relacionadas à camada de enlace de dados. Pode-se, ainda, afirmar que o protocolo de controle do Bluetooth funciona tanto na camada física quanto na camada MAC do modelo IEEE 802.
2.Uma WPAN sugere diversas aplicações, que podem ser
facilitadas por sua arquitetura simples, e implementação de dispositivos utilizados frequentemente por usuários em suas residências ou, até mesmo, em diversos segmentos em redes que utilizam sensores, por exemplo. Sobre suas funcionalidades, considere as seguintes afirmativas: 
I. Possibilita a conexão de periféricos na rede, desde que sejam compatíveis com tecnologias que permitam sua utilização pela transmissão de sinais como Bluetooth.
II. Utilizada em aplicações de diversos segmentos, como a área médica, para controle de pacientes e monitoramento de fatores de saúde, pela utilização de sensores que replicam as informações para o nó mestre.
III. Permite utilização em sistemas de vigilância com a finalidade de monitorar até mesmo desastres naturais, incêndios e acompanhar fatores ligados ao setor agrícola.
IV. Proporciona interconexão de dispositivos hospedados em diferentes redes, assim como ocorre em uma WLAN, permitindo que a conexão Bluetooth tenha longo alcance com o uso de um conjunto de Piconets. 
V. Facilita a conexão de dispositivos em datacenters que não necessitam mais de uma grande quantidade de cabos para garantir a funcionalidade das aplicações e serviços que compõem a infraestrutura de uma organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
São corretas as afirmativas:
R: A.I, II e III.
3.Além de suas funcionalidades e componentes, uma WLAN considera quatro aspectos fundamentais, além da forma como são classificadas acerca de sua operação.
Sobre isso, considere as seguintes afirmações e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Um fator muito importante leva em consideração a restrição de uma rede WPAN, mas isso não impede que, além de cobrir áreas residenciais e redes de pequeno porte, possa ser utilizada em veículos como carros, navios e aviões ou mesmo no corpo humano.
( ) A propagação de sinal que forma uma Scatternet se dá por meio do uso de sensores para expandir a cobertura de uma área de forma inteligente, e pode cobrir até mesmo quilômetros de distância.
( ) Sua operação é baseada na banda ISM, capacitando os sensores a formar pequenos segmentos de rede, cada um espaçado do outro por 2MHz.
( ) Industrial Wireless Sensor Networks é uma categoria muito utilizada no ramo da medicina para aquisição de dados e monitoramento, e ZigBee é um exemplo de tecnologia utilizada.
( ) Redes WPAN categorizadas como WHA (Wireless Home Automation) inspiram projetos baseados na automação de projetos tanto para residências como para redes de longa distância.
R: C.V – V – F – F – F.
4.Assim como as redes cabeadas, as redes WPAN também são definidas de acordo com sua topologia e a disposição dos equipamentos envolvidos em sua estrutura.
Sobre a topologia hierarquizada, como sua conexão pode ser definida?
R: E.Também denominada ad hoc. Cada dispositivo funciona como um roteador e pode encaminhar dados para todos os outros dispositivos, tendo total mobilidade, mas apresentando, como desvantagem, o fato de que os dispositivos frequentemente precisam ser reconfigurados para acessar a rede.
5.Uma rede WPAN funciona transmitindo sinais e opera em frequências específicas, estabelecidas para sua operação, denominadas ISM, também utilizadas por redes sem fio (WLAN), por meio de radiofrequência.
Sobre a funcionalidade de ambas as redes e as frequências utilizadas, aponte a alternativa correta. 
R: E.Apesar de o uso da frequência ISM de um canal que opera em 2,4GHz afetar a qualidade de uma rede WPAN quando existe interferência com a configuração de uma rede WLAN, esse problema vem sendo resolvido com o uso de uma técnica de espalhamento de espectro denominada FHSS, encarregada de mudar constantemente o canal utilizado, evitando interferências.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais