Buscar

M A P A BIOLOGIA CELULAR SUB FAZENDO

Prévia do material em texto

UniCesumar
M.A.P.A SUB – Biologia Celular
	Nome: RAFAEL WILLIAM DE CAMARGO
	R.A: 22071902-5
	Disciplina: Biologia celular
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
	1. Todos os campos acima (cabeçalho) deverão ser devidamente preenchidos.
	2. O(A) aluno(a) deverá utilizar este modelo padrão para realizar a atividade.
	3. Esta atividade deverá ser realizada individualmente. Caso identificada cópia indevida de colegas, as atividades de ambos serão zeradas. Também serão zeradas atividades que contiverem partes de cópias da Internet ou livros sem as devidas referências e citações de forma correta.
	4. Para realizar esta atividade, leia atentamente as orientações e atente-se ao comando da questão. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina. Certifique-se que tenha assistido aos vídeos de apoio disponíveis na sala do café.
	5. Neste arquivo resposta, coloque apenas as respostas identificadas de acordo com as questões.
	6. Após terminar o seu arquivo resposta, salve o documento em PDF e o nomeie identificando a disciplina correspondente, para evitar que envie o MAPA SUB na disciplina errada. Envie o arquivo resposta na página da atividade MAPA SUB, na região inferior no espaço destinado ao envio das atividades.
FORMATAÇÃO EXIGIDA
	1. O documento deverá ser salvo no formato PDF (.pdf).
	2. Tamanho da fonte: 12
	3. Cor: Automático/Preto.
	4. Tipo de letra: Arial.
	5. Alinhamento: Justificado.
	6. Espaçamento entre linhas de 1.5.
	7. Arquivo Único.
ATENÇÃO
	VALOR DA ATIVIDADE: 7.0
	Esta atividade deve ser realizada utilizando o formulário abaixo. Apague as informações que estão escritas em vermelho, pois são apenas demonstrações e instruções para te auxiliar, e, posteriormente, preencha todos os campos com suas palavras/imagens. Coloque as referências utilizadas nas normas da ABNT 
A) Descreva a estrutura da mitocôndria.
As mitocôndrias são organelas de formato esférico ou alongado encontradas em quase todas as células eucariontes, isto é, células que se caracterizam pela presença de material genético envolto pela membrana nuclear, estão relacionadas com o processo de respiração celular e são encontradas em maior número em células que apresentam grande atividade metabólica, são organelas que apresentam dupla membrana, a membrana mais interna da mitocôndria forma as cristas mitocondriais, as cristas mitocondriais delimitam a matriz mitocondrial, na qual são encontradas proteínas, DNA, RNA e ribossomos, o DNA das mitocôndrias é semelhante ao de bactérias. 
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mitocondrias.htm
B) Cite todas as etapas do processo de degradação aeróbica da molécula de glicose, e indique o compartimento celular em que cada etapa ocorre.
A respiração celular corresponde a um processamento químico que acontece no interior das células, o objetivo é gerar energia para o organismo e essa ação é classificada de duas formas: aeróbica ou anaeróbica, a degradação aeróbica da glicose na respiração celular se dá em três etapas fundamentais: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiração. A glicólise ocorre no hialoplasma da célula, enquanto o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória ocorrem no interior das mitocôndrias.
Esquema da Respiração Celular https://pt.khanacademy.org/science/biology/cellular-respiration-and-fermentation/overview-of-cellular-respiration-steps/a/steps-of-cellular-respiration
C) Faça uma tabela com todas as fases do processo de degradação aeróbica da molécula de glicose, apresentando os produtos formado e contabilizando a produção de moléculas de ATP para cada fase.
Glicólise
São utilizadas 2 moléculas de ATP para ativar o catabolismo da molécula de glicose, porém são formadas 2 moléculas de NADH, 4 ATP e 2 moléculas de piruvato.
Portanto, o saldo energético somente da cadeia respiratória é de:
4 ATP + 2 NADH – 2 ATP → 2 ATP + 2 NADH
Ciclo de Krebs
A partir dessa etapa todo o resultado deve ser dobrado (duplicado), essa consideração é consequente do ciclo de Krebs envolvendo cada molécula de piruvato.
Assim, são formadas 4 moléculas de NADH, 1 de FADH2 e 1 de ATP em cada ciclo.
2 x (4 NADH + 1 FADH2 + 1 ATP) →8 NADH + 2 FADH2 + 2 ATP
Cadeia respiratória
Convertimento das moléculas de NADH e FADH2 em moléculas de ATP, quando os prótons H+ por difusão são forçados a passar pela proteína sistetase ATP (enzima transmembranar) restituindo ADP em ATP.
2 NADH da glicólise → 6 ATP
8 NADH do ciclo de Krebs → 24 ATP  
2 FADH2 do ciclo de Krebs → 4 ATP
  = 34 ATP
Balanço Energético da Respiração Aeróbia
Glicólise = 2 ATP
Ciclo de Krebs = 2ATP
Cadeia respiratória = 34 ATP
Total energético da respiração celular aeróbia = 38 ATP
D) Para a degradação de glicose ocorrer pela via aeróbica, se faz necessário a presença de oxigênio, portanto, glicose e oxigênio são trazidos do meio extracelular. Descreva o mecanismo de transporte que promove a entrada de cada uma dessas duas moléculas no citoplasma celular.
A glicólise é uma etapa em que várias reações químicas acontecem a fim de realizar a quebra da glicose em duas moléculas de ácido pirúvico. Primeiramente ocorre a adição de fosfatos, provenientes de duas moléculas de ATP, à molécula de glicose. Após a adição, processo chamado de ativação, a molécula de glicose torna-se instável e quebra-se, formando duas moléculas de ácido pirúvico. Essa quebra produz quatro moléculas de ATP e, com isso, o resultado final do processo é de dois ATP. Além da produção de ácido pirúvico, a quebra da glicose libera quatro elétrons(e-) e quatro íons H+. Dois H+ e os quatro e- são capturados por duas moléculas de NAD+ (Dinucleotídio de Nicotinamida-adenina), que passam para o estado reduzido: NADH.
O ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico, acontece no interior da mitocôndria, mais precisamente na matriz mitocondrial. Esse processo inicia-se com a chegada do ácido pirúvico na matriz e sua imediata reação com a coenzima A, que produz uma molécula de acetil-CoA (Acetilcoenzima A) e uma molécula de CO2. Nessa reação observamos também a presença do NAD+, que se transforma em NADH após utilizar dois elétrons e um íon H+ liberados no processo. As moléculas de acetil-CoA sofrem então oxidação e, ao final, formam-se uma coenzima A intacta e duas moléculas de CO2. Essas reações que garantem a oxidação da acetil-CoA constituem o chamado ciclo de Krebs.
O ciclo de Krebs inicia-se com a combinação do acetil-CoA com o ácido oxalacético, que forma uma molécula de ácido cítrico e uma molécula de coenzima A. Durante as reações seguintes, há a liberação de duas moléculas de CO2, elétrons e íons H+. No final do processo, o ácido oxalacético é recuperado e encontra-se em perfeitas condições para iniciar um novo ciclo. Os elétrons e os íons formados são capturados pelo NAD+ ou FAD (dinucleótido de flavina e adenina), formando respectivamente NADGH ou FADH2. Ao final do ciclo, encontram-se formados 3 NADH e 1FADH2. Durante o ciclo, a energia liberada faz com que ocorra a formação do GTP (Guanosina trifosfato), uma molécula bastante semelhante ao ATP.
Fosforilação oxidativa nesse processo ocorre a reoxidação das moléculas de NADH e FADH2, sendo liberada uma grande quantidade de elétrons, que formam água. Durante a formação de água, energia vai sendo liberada e usada na produção de ATP. A fosforilação oxidativa é responsável pela maior parte do ATP produzido pela célula.
E) Descreva as vias de degradação anaeróbica do ácido pirúvico e justifique sua necessidade se não haverá síntese de ATP na degradação do ácido pirúvico por essa via.
A principal forma de respiração anaeróbia, para produção de ATP, acontece por fermentação, sendo essa a opção em nossas células musculares, submetidas a um ritmo frenético do metabolismo (contração e relaxamento), em que o fornecimento de oxigênio não supre o esforço requerido, podendo, assim, causar fadiga muscular. O processo é semelhante a glicólise da respiração celular, diferenciado apenas pelo agente aceptor, neste caso, o ácido pirúvico transformado em ácido láticoou álcool etílico, no instante em que assimila elétrons e prótons H+ da molécula enzimática intermediária NADH.
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/fermentacao.htm
O rendimento da fermentação é bastante pequeno quando comparado ao da respiração celular.
REFERÊNCIAS
 
ALBERTS B, JOHNSON A, LEWIS J, RAFF M, ROBERTS K e WALTER P. Biologia Molecular da Célula, 4ª edição, Porto Alegre, Artmed, 2004.
https://www.ufrgs.br/biologiacelularatlas/org6.htm acesso: 15/06/2022.

Continue navegando