Buscar

Pensamento Político

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Elementos constitutivos do estado:
População, Território e Governo.
P/ Hobbes 3 causas da natureza do homem para a discórdia:
Competição, desconfiança e glória.
3 principais teorias contratualistas desenvolvidas por: 
Thomas Hobbes, Jonh Locke e Rousseau.
Criação do Estado civil explicação por Hobbes e Rousseau:
O estado de natureza de Hobbes e o estado de natureza de Rousseau evidenciam uma percepção do social como luta entre fracos e fortes, vigorando lei da selva ou o poder da força. Reconhece a necessidade de se ter um governante (regras), para que se possa viver dentro de uma ordem.
Soberania Nacional:
Ser soberano no seu território é definir suas ações, é ter seu território, população e governo independentes de interferência de outros. A soberania é uma autoridade superior que não pode ser limitada pó nenhum outro poder.
Conceito atual de Democracia:
É dinâmico e acompanha a revisão de valores e conceitos próprios da pós-modernidade.
Pensamento de Locke sobre concepção de Estado:
Os homens nasceram livres, iguais e dotados de direitos inalienáveis, como o direito a vida e a propriedade.
Democracia Atual:
Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões. A maior parte das nações do mundo atual segue o sistema democrático. Embora tenha surgido na Grécia Antiga, a democracia foi pouco usada pelos países até o século XIX. Até este século, grande parte dos países do mundo usavam sistemas políticos que colocavam o poder de decisão nas mãos dos governantes. Já no século XX, a democracia passou a ser predominante no mundo.
Democracia ateniense:
Na democracia ateniense nem todos eram considerados cidadãos, apenas homens livres, maiores de 18 anos, atenienses e com pais também nascidos em Atenas. Mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Era Participativa e Direta Participativa, porque se dava através da participação do cidadão na Assembléia do povo, onde se aprovava ou rejeitava projetos em prol da melhoria de vida da cidade. Direta pelo fato que, as leis eram feitas e votadas pelos próprios cidadãos, e não por representantes eleitos como nos sistemas atuais. 
Sistemas políticos:
Tem como objetivo permitir à Ciência Política uma maior efetividade na compreensão dos diversos fenômenos políticos. O termo sistema político apresenta-se como preferencial em lugar de outros como governo, ação ou Estado. Está basicamente associado ao monopólio do uso da força física legítima dentro de uma sociedade.
Presidencialismo e Parlamentarismo:
A grande diferença entre os dois modelos está no papel do órgão legislativo. Enquanto no parlamentarismo este não se limita a fazer leis, mas também é responsável pelo controle do governo, tomando posições políticas fundamentais, no Presidencialismo aquela atividade lhe é atribuída em caráter principal. No Parlamentarismo pode destituir o Gabinete, por razões exclusivamente de ordem política, no presidencialismo só poderia ocorrer em relação ao Presidente da República e em razão da prática de certos delitos.
Lei Divina 3 características:
Legítimas, imutáveis e ideais.
Poder Constituinte Originário:
É o poder ilimitado de criar a ordem jurídica do estado.
Para Jonh Locke são direitos naturais do homem:
Liberdade, igualdade e propriedade.
Absolutismo:
 É uma teoria política que defende que alguém, deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão. É uma organização política na qual o soberano concentrava todos os poderes do estado em suas mãos.
Totalitarismo:
É um sistema político no qual o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, político, facção ou classe social, não reconhece limites à sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada, sempre que possível. O totalitarismo é caracterizado pela coincidência do autoritarismo e da ideologia.
Socialismo:
Refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica, advogando a administração e a propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, assim como uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método igualitário de compensação. Atualmente, teorias socialistas são partes de posições da esquerda política, relacionadas com as atuações de Estado de bem-estar social.
Ditadura:
 É um regime governamental onde todos os poderes do Estado estão concentrados em um indivíduo, um grupo ou um partido. O ditador não admite oposição a seus atos e ideias, possui poder e autoridade absoluta. É um regime antidemocrático onde não existe a participação da população.
Nazi-Fascismo:
Foi uma doutrina política que surgiu e desenvolveu, principalmente, na Itália e Alemanha entre o começo da década de 1920 até o final da Segunda Guerra Mundial. Esta doutrina ganhou o nome de nazismo na Alemanha e teve como principal representante Adolf Hitler. Na Itália, ganhou o nome de fascismo e teve Benito Mussolini como líder.
O Nazismo baseia-se na doutrina do nacional-socialismo Nacionalista, defende o racismo e a superioridade da raça ariana; nega as instituições da democracia liberal e a revolução socialista; o totalitarismo; e luta pelo expansionismo alemão.
No fascismo Suas principais características são o totalitarismo, que subordina os interesses do indivíduo ao Estado; o nacionalismo, que tem a nação como forma suprema de desenvolvimento; e o corporativismo, em que os sindicatos patronais e trabalhistas são os mediadores das relações entre o capital e o trabalho.

Outros materiais