Buscar

Avaliação II - Processos Licitatórios, Contratos e Terceirização (GPU19)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Licitação é um certame que as entidades governamentais devem promover e no qual abrem disputa entre os interessados em com elas travar determinadas relações de conteúdo patrimonial, para escolher a proposta a mais vantajosa às conveniências públicas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Um dos fundamentos do procedimento licitatório é a possibilidade de competição travada de maneira isonômica entre as partes concorrentes. II- A competição entre as partes concorrentes de um processo licitatório obrigatoriamente deve obedecer ao princípio da proporcionalidade o qual estabelece que deve ser preferido pelo poder público o concorrente que obtiver maior necessidade de efetuar o contratado. III- Licitação é o procedimento administrativo através do qual uma pessoa governamental, pretendendo alienar, adquirir ou locar bens, realizar obras ou serviços, outorgar permissões de obra, serviço ou de uso exclusivo de bem público, segundo condições estipuladas previamente, convoca e seleciona o interessado mais conveniente. IV- A licitação é um procedimento em regra obrigatório como condição válida para a celebração de contratos pela Administração Pública. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
As sentenças II, III e IV estão corretas.
2O procedimento licitatório, como todos os atos da Administração, é passível de questionamentos e inconformismos, admitindo-se a revisão da decisão da Administração Pública. Chama-se Recurso o instrumento adequado para ser proposto pedido de revisão da decisão, podendo ser administrativo ou judicial. Com relação ao conceito recurso licitatório administrativo, assinale a alternativa CORRETA:
A
Os atos da administração pública não se submetem a controle externo sendo por essa razão que os recursos, em caso de licitação, são admitidos apenas em caráter excepcionais.
B
O princípio básico que fundamenta o direito a recurso administrativo é o da possibilidade de revisão dos atos administrativos.
C
Em obediência ao princípio da segurança jurídica, os atos administrativos não podem ser revistos ou modificados, apenas sendo possível, em caso de procedimento licitatório, a nulidade do edital quando houver ilegalidade reconhecida judicialmente.
D
Apenas são admitidos recursos administrativos quando expressamente previstos em edital.
3A Ação Popular é um instrumento jurídico que tem como finalidade invalidar atos administrativos praticados por pessoas jurídicas de Direito Público, pertencentes à Administração Direta ou Indireta e é um dos tipos de Recurso Judicial no Processo Licitatório. Quanto à titularidade para a propositura da Ação Popular, assinale a alternativa CORRETA:
A
Qualquer cidadão brasileiro inscrito na justiça eleitoral poderá propor Ação Popular, devendo ser apurada a ocorrência de ilegalidade.
B
A Ação Popular é proposta quando seu titular estiver sofrendo ameaça de direito líquido e certo.
C
O titular da Ação Popular poderá ser qualquer cidadão, independente de estar inscrito na Justiça Eleitoral.
D
Apenas o Ministério Público poderá propor Ação Popular quando o objeto da Licitação causar impacto ao meio ambiente.
4Uma sociedade de economia mista pretende contratar serviços técnicos altamente especializados para a organização e a estruturação de operação de abertura de seu capital e emissão de debêntures no mercado internacional. A fim de atingir tal objetivo, o que a sociedade deverá fazer?
A
Deverá instaurar procedimento licitatório prévio, apenas sendo inexigível se comprovada a inviabilidade de competição, em função da singularidade do objeto, bem como a notória especialização do contrato.
B
Está dispensada do prévio procedimento licitatório, uma vez que se trata de operação regulada por legislação específica de mercado de capitais.
C
É possível dispensar a licitação por ato fundamentado do gestor público.
D
Poderá declarar a inexigibilidade da licitação, uma vez que o procedimento licitatório comprometerá o necessário sigilo da operação.
5Leilão é uma modalidade utilizada para venda de bens móveis, quando o valor isolado ou global de suas respectivas avaliações, necessariamente prévias, segundo força de lei, não excederem o valor permitido para as tomadas de preços, ou ainda, de imóveis, nas hipóteses do art. 19, III. Acerca desta modalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e para as falsas: ( ) Todo bem leiloado deverá previamente ser avaliado pela Administração Pública para a fixação do preço mínimo da arrematação. ( ) O leilão deverá obrigatoriamente ser apenas conduzido por servidor designado pela Administração, prestando compromisso segundo à legislação vigente. ( ) O edital de leilão deverá ser amplamente divulgado principalmente no município em que será realizado. ( ) O único critério de seleção da modalidade de leilão é o melhor lance. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
V - F - V - V.
C
F - F - V - V.
D
F - V - F - V.
6A Licitação, como condição válida para celebração de contratos pela Administração Pública, desdobra-se em duas etapas, uma interna e outra externa. De acordo com a modalidade de licitação adequada ao objeto e valor a ser contratado, as etapas podem ser mais ou menos complexas. Considerando as atividades realizadas em cada etapa do procedimento licitatório, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Na etapa interna é definido o objeto a ser licitado, estipuladas as regras do procedimento e indicados os recursos orçamentários suficientes para o custeio do futuro contrato. ( ) A etapa externa é constituída das seguintes fases: abertura, licitação, julgamento, homologação e adjudicação. ( ) Após a abertura da etapa interna, inclusive na modalidade convite, dispensa-se a publicação de Edital. ( ) A habilitação dos licitantes é uma etapa obrigatória e prévia para o lançamento do Edital. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
V - V - V - F.
C
F - V - F - F.
D
V - V - F - F.
7Acerca do edital de licitação, obrigatoriamente devem estar presentes as regras para a participação dos licitantes, podendo ocorrer que as regras contidas no edital sejam contrárias ao disposto em lei ou mesmo aparentemente estarem voltadas para privilegiar um licitante específico. Sobre o que cabe a este caso, assinale a alternativa CORRETA:
A
A imediata anulação do Edital.
B
A Impugnação do Edital.
C
A Adjudicação.
D
A Interposição de Recurso Judicial.
8A licitação, como todo procedimento administrativo, está sujeita ao controle da legalidade e em casos de sua violação poderá ocorrer a anulação da licitação. Acerca dos efeitos da anulação da licitação, assinale a alternativa CORRETA:
A
A anulação de uma das etapas da licitação implica na anulação das etapas anteriores, uma vez que todas são interdependentes.
B
Uma vez celebrado o contrato não poderá mais a licitação ser anulada.
C
Em caso de anulação da licitação e celebrado o contrato, gera o dever de indenização por parte da Administração Pública.
D
A anulação de uma das etapas da licitação não invalida as etapas anteriores.
9Nos termos da Lei 8.666/93 (Lei da Licitação), o procedimento da Licitação tem por objetivos: assegurar a observância do princípio da isonomia, selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e a promover o desenvolvimento nacional sustentável. A referida Lei expressamente elenca princípios diretamente aplicáveis às licitações. Sobre esses princípios, assinale a alternativa CORRETA:
A
Constituem princípios aplicáveis diretamente o do procedimento formal, o do sigilo das propostas até sua abertura, o da adjudicação compulsória e o da competitividade.
B
Dentre os princípios aplicáveis diretamente a Licitação há que prevalecer o princípio da isonomia sobre o da impessoalidade.
C
O princípio da promoção do desenvolvimento sustentável impede a Licitação que tenha como objeto a realização de obras ou serviços públicos em áreas habitadas.
D
Os princípiosaplicáveis à Licitação não nascem da Lei 8.666/93, mas diretamente da Constituição Federal.
10O procedimento licitatório pode padecer de vícios de irregularidade ou ilegalidade. Nesses casos, a autoridade competente deverá promover a anulação do certame, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado. Acerca da anulação, assinale a alternativa CORRETA:
A
A anulação da licitação não cabe ampla defesa por se tratar de ilegalidade.
B
A anulação da licitação por ilegalidade gera a obrigação de indenizar.
C
A anulação gera efeitos retroativos (ex tunc), atingindo toda licitação, inclusive o contrato.
D
A anulação da licitação dá-se somente em razão de violação do princípio da moralidade e impessoalidade.

Continue navegando

Outros materiais