Buscar

São Francisco de Assis -

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

São Francisco de Assis - 
Ouro Preto
Aleijadinho
Aleijadinho
 Antônio Francisco Lisboa nasceu em Vila Rica no ano de 1730 . Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância.
 Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais. 
 Na fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade. São desta época a Igreja São Francisco de Assis,  Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões as duas na cidade de Ouro Preto. 
 Já com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte. É deste período o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas.
 Faleceu na cidade de Ouro Preto em 1814 (ano provável).
Ouro Preto - MG
 Ouro Preto tem sua origem na descoberta e exploração do ouro. 
 Fundada em 1698. Foi o Principal centro do chamado Ciclo do Ouro do Brasil.
 É considerada um patrimônio inigualável, em razão de seu acervo arquitetônico. Em suas construções, os sobrados coloniais e as igrejas barrocas, constroem a herança dessa existência cheia de contrastes.
 O conjunto urbanístico de Ouro Preto distingue-se por sua estrutura de traçado orgânico e sua localização original, se adequam á configuração do sitio.
Barroco Europeu
 Emocional sobre o racional.
 Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas.
 Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura.
 Violentos contrastes de luz e sombra.
 E pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida. 
A organização pictórica já não é tão centralizada como a renascentista e é apresentada uma maior proposta de movimento.
Barroco Mineiro
 De maneira geral, as igrejas luso-brasileiras possuem características retilíneas no que se refere a ornamentação e , em particular, na talha em madeira. 
 Em Minas Gerais, porem , o tratamento arquitetônico tende para um barroco curvilíneo e para a elegância esbelta do rococó, na qual a talha, mais leve, se adapta melhor.
 As pinturas dos telhados e os ricos ornamentos são também expressões dessa evolução, que revelam, ainda toques da originalidade nativa, como o uso de elementos da flora tropical.
 Filtrando influencias brasileiras e europeias, o barroco mineiro nasceu mestiço, revelando seu impacto sobretudo no interior das igrejas. Essas surpreendem pelo contraste: vistas por fora, são sóbrias, mas escondem em seu interior a riqueza.
Transformações Tipológicas
 O esquema 1 representa as igrejas monumentais, enquanto o esquema 2 e 3, as igrejas do Período de Mineração. 
 No primeiro caso está uma solução de planta afinada com a tradição Barroca
 No segundo temos o corredor lateral se encurtando, ladeando apenas a área do altar e presbitério, que se aprofundam muito. 
O terceiro esquema é o da dupla oval, semelhante ao segundo no posicionamento das peças, porém com a nave oval.
São Francisco de Assis Ouro Preto
Situada em Ouro Preto (MG), a Igreja construída por Aleijadinho no século XVIII é um exemplo clássico do estilo arquitetônico e escultural predominante da época: o barroco.
 O plano geral da Igreja de São Francisco de Assis, pode ser descrito como uma sequência integrada de três volumes - nave, capela-mor e sacristia - de proporções harmônicas e ornamentação sóbria. 
A planta explora todas as possibilidades formais do Barroco, com as paredes dinâmicas e movimentadas, porém o desenho geral mantém as paredes principais da nave e do altar planas e paralelas.
A singularidade da planta reside na supressão dos corredores da nave e maior integração dos corredores da capela-mor ao conjunto, como também na posição das torres, que se fecham para trás no corpo da igreja, projetando o frontispício
Torre arredondada lembrando a forma de uma guarita originou o apelido de "Igreja Militar".
 Forma curvilínea, característica trazida pelo estilo barroco.
 Frontão
 Óculo
 Sineira
 Torre
 Portada
 Nem todas as igrejas da terceira fase barroca têm uma fachada tão trabalhada como a da São Francisco de Assis. 
O medalhão redondo retrata São Francisco, de joelhos, recebendo as chagas de Cristo.
 Imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos franciscanos. 
Teto da igreja revestido mostrando a ascensão de uma Nossa Senhora com traços mulatos, envolta numa grande revoada de anjos.
O interior tem paredes e teto revestidos de madeira esculpida, com acabamento de ouro que mostra a exuberância da arte barroca.
O lavabo em pedra-sabão da sacristia é considerado uma obra ímpar de Aleijadinho.
Escultura realizada por Aleijadinho, elemento ornamental, existente tanto na fachada como em seu interior.
A igreja que consagrou o mestre Aleijadinho foge dos padrões construtivos e utilitários da época, onde a simetria rígida dá lugar a uma simetria ideal, mais leve e coesa.
As indicações sobre as técnicas e materiais que seriam empregados na construção, foram minuciosamente detalhados no ato de arrematação; a igreja possui estrutura em alvenaria, porém seu elemento de destaque que é a rica ornamentação foi realizado em ouro e pedra-sabão.
O arco-cruzeiro assume função monumental, constituindo-se no ponto de junção do edifício. Nele foram incorporados os púlpitos de pedra, enquadrados por duas pilastras com arquitraves altas e de perfil, dispostas obliquamente. Assim, os arcos, o altar, os púlpitos, formam uma composição.
A época em que a igreja foi construída, Ouro Preto vivia o ápice da sua história, por isso a magnitude da construção em diversos sentidos (tamanho, detalhamento, peças de ouro). A construção é um marco religioso, social, artístico da cidade e do estado.
Referencias Bibliográficas
 http://www.catolicismoromano.com.br/content/view/595/27/
 http://www.oocities.org/br/copia_a/500anos5.html
 http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do?id=274
 SANTOS, Paulo F. Arquitetura religiosa em Ouro Preto. Rio de Janeiro: Kosmos, 1951
 Arquitetura E Arte No Brasil Colonial - John Bury
Ana Carolina Zanini
Ana Caroline de Oliveira
Bruna Corazza
Jaqueline Matos
Joyce Rodrigues

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando