Buscar

Estou compartilhando o arquivo 'Estudo Dirigido Parasitologia' com você

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluna: Ana Paula Fernandes soares
1.Defina hospedeiro definitivo e dê exemplos:
Hospedeiro definitivo: O último hospedeiro de um parasita, isto é, o hospedeiro alvo onde há estrutura para realização do ciclo sexuado. EX. Os gatos no caso da toxoplasmose.
2.Defina hospedeiro intermediário e dê exemplos:
Hospedeiro intermediário: Hospede transitório de um determinado parasita que pode ser utilizado como ponte para o hospedeiro definitivo. EX: O ser humano no caso da toxoplasmose.
3.O que é um reservatório silvestre? 
Reservatório é o local animal, humano ou vegetal onde vive e se multiplica um agente etiológico capaz de atingir outros hospedeiros, no caso do silvestre a transmissão ocorre em área de vegetação primária e é fundamentalmente uma zoonose de animais silvestres, que pode acometer o ser humano quando entra em contato com o ambiente silvestre.
4.O que é um vetor? 
Vetores são veículos de transmissão do agente causador da doença, vários seres vivos podem ser classificados como vetores como moluscos e insetos, podendo classificados em: Biológicos que são aqueles que o agente causador da doença se desenvolve e se multiplica em seu interior e o vetor mecânico que é aquele que serve apenas de veículo de transporte.
5.Diferencie infecção, inflamação e infestação. 
Inflamação: É a reação local do tecido conjuntivo vascularizado em face de uma lesão.
Infecção: É causada pela penetração e desenvolvimento ou multiplicação de agentes externos no organismo humano ou animal podendo ser vírus, bactérias e fungos.
Infestação: É o alojamento, desenvolvimento e reprodução de artrópodes na superfície do corpo, nas vestes ou na moradia de humanos e animais.
6.O que significa dizer que um indivíduo é “portador assintomático” de determinada doença?
É quando o portador da doença não exibe os sintomas.
7.Durante um rápido relacionamento, Maria não se protegeu com camisinha. Passados alguns dias, ela notou um corrimento amarelo-esverdeado com forte odor em sua calcinha. Qual doença Maria pode ter contraído? Esta doença está relacionada com a aventura sexual sem proteção? Explique. Sim A doença é Tricomoníase causada pelo trichomonas vaginalis e a mesma é uma doença que pode sim ser transmitida sexualmente. 
 8.A toxoplasmose é uma doença muito conhecida, porém só foi mais bem compreendida na década de 70. Explique detalhadamente o ciclo desta doença e quais são os desdobramentos mais sérios causados por ela. Ciclo biológico de Toxoplasma gondii: O gato é o hospedeiro definitivo, porque no seu intestino desenvolve-se a fase sexuada do parasito e a produção de oocistos, estes vão contaminar o meio ambiente solo, pastagens, águas ao serem eliminados com as fezes dos felídeos. Os roedores e outros pequenos animais são hospedeiros intermediários, por se infectarem com os oocistos e desenvolverem pseudocistos ou cistos em seus tecidos, capazes de infectar novos gatos e outros carnívoros, quando comidos por eles. Muitos animais domésticos ou silvestres adquirem igualmente a infecção, através das pastagens ou do feno poluído, comportando-se também como hospedeiros intermediários. O homem infecta-se ao comer carne malcozidas desses hospedeiros, ou quando ocasionalmente ingere oocistos eliminados pelos gatos. A transmissão congênita ocorre entre animais e na espécie humana.	Comment by Paula Fernandes: 
Contrastando com a infecção de indivíduos normais, a doença é extremamente grave em pacientes com imunossupressão podendo causar encefalite, alterações das funções cerebrais, perda de memória, coma ou até mesmo levar a óbito.
9.Por que se aconselha mulheres a não terem contato com gatos durante a gravidez? Quais são os possíveis riscos para o bebê?
É orientado a gestante a evitar o contato com gatos, pois ele é o hospedeiro final da toxoplasmose e o único animal que pode transmitir a doença por meio das fezes. A toxoplasmoses em bebês pode causar complicações visuais, auditivas, neurológicas e retardo mental.	Comment by Paula Fernandes: 
10.Faça um quadro esquemático comparando a leishmaniose tegumentar da visceral.
 A leishmaniose tegumentar Reservatório silvestre; ataca a pele e as mucosas; lesões na pele, as feridas são arredondadas com bordas elevadas, podendo aparecer mais de uma lesão a forma mucocutânea é menos comum, porém é mais grave pois atravessa a camada superficial da pele chega até as mucosas causando deformações nas vias aéreas. 
A leishmaniose Visceral: Reservatório Doméstico; afeta vários órgãos internos do corpo, causando febre, aumento do baço, fígado com acometimento sistêmico podendo levar a óbito.
11.Porque residências simples como as casas de pau-a-pique são associadas com a doença de Chagas? Explique a biologia do inseto vetor.
Esses tipos de construções possuem rachaduras, frestas e umidades. No caso das casas de pau-a-pique que são construídas com terra muito úmida e uma quantidade grande de argila que ao secar ficam com rachaduras e frestas facilitando a entrada do barbeiro. 
12.Faça um esquema do ciclo do mal de Chagas. Quais são os principais desdobramentos da doença de Chagas?
O barbeiro ao se alimentar do sangue de vertebrados infectados, ingeri os tripomastigotas sanguíneos. No intestino médio do inseto, os tripanossomas vão se transformar na forma epimastigota exlusiva do hospedeiro invertebrado e se multiplicar. Esta forma parecida com o tripomastigota, entretanto o cinetoplasto, um orgânulo menor que o núcleo, encontram-se próximo a este. Nos tripomastigotas, o cinetoplasto é maior e encontra-se próximo a extremidade anterior do T. Cruzi. No intestino posterior do barbeiro, os epimasgtigotas se diferenciam para a forma tripomastigota metacíclica,tipo que será eliminado nas fezes e urina durante o repasto sanguíneo, podendo penetrar no organismo do hospedeiro vertebrado por meio da picada ou mucosas, renovando assim o ciclo de transmissão. A doença de chagas pode causar lesões principalmente nos tecidos musculares cardíacos e lisos, podendo levar a graves problemas como insuficiência cardíaca, e ao óbito.
14.Faça um esquema demonstrando o ciclo da Malária, seja no vetor como no homem.
 O mosquito contaminado com o plasmódio pica a pessoa injetando no sangue dela o parasita, que está na fase de esporozoíto que segue pela corrente sanguínea e infecta células do fígado, onde vai ocorrer as transformações e multiplicações rompendo as células hepáticas e infectando novas célula indo para corrente sanguínea e migrando para as hemácias
15.Por que a pessoa com malária tem picos de febre em intervalos de 24/24 ou 48/48 ou 72/72? A que esta cadência febril está associada? A irregularidade da febre, no início da doença, seria devida ao assincronismo das esquizogonias. O intervalo apirético dura até que se complete um ciclo esquizogônico nas hemácias, repetindo-se o mesmo quadro no terceiro dia, ou seja, dia sim, dia não, no caso de infecção por P. viva.x ou P. ovale, e a cada 72 horas nas infecções por P. malariae .
16.Por que não há casos epidêmicos de malária em cidades grandes como Rio de Janeiro e São Paulo? Devido o vetor da doença ser distribuído por áreas tropicais e subtropicais não existem muitos casos nessas regiões, pois o vetor é um mosquito de floresta.
17. Tanto a Malária quanto a Doença de Chagas são casos de saúde pública que consomem anualmente milhões de divisas, gastos em campanhas, combate a vetores e principalmente tratamento de doentes. Em que os governos de muitos países falham em suas campanhas?
Existe muita negligência por parte dos governantes para combater a transmissão dessas doenças, no caso do Brasil temos o exemplo do plano nacional de combate da malária que começou a ser elaborado em 2015, mas ainda está em elaboração, ou seja, falta por parte dos governantes a iniciativa de ações em vigilância em saúde.
18.Porque é necessária a notificação de doenças como Malária, Doença de Chagas e Leishmaniose? Em que isto auxilia o ministério da saúde? 
Porque é através da comunicação, que vai ocorrer as ações que vão proporcionar o conhecimento, a detecção dos fatores determinantese condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de adotar medidas de prevenção e controle. A adoção dessas medidas sistematiza as notificações e passa a compor um sistema de informações próprios, possibilitando um acompanhamento mais amplo dessas doenças. 
19.O que é Helmintologia? 
A Helmintologia é o estudo dos seres responsáveis pelas helmintoses.
20. Diferencie um Platelminto de um nematelminto quanto a estrutura do corpo.
Platelmintos: vermes chatos correspondem a um filo de animais de vida livre ou parasitária, com tamanho variando de milímetros a metros de comprimento. O corpo é achatado e constituído por três camadas: epiderme uni estratificada, músculo-dermático.
Nematelmintos: vermes que possuem corpo em formato cilíndrico, com extremidades afiladas, sistema digestório completo, sistema respiratório ausente, possui sistema excretor e sistema nervoso.
21.Em que o corpo achatado das Tênias auxilia na colonização do trato intestinal? Devido a disposição de feixes musculares e seus movimentos de ondas alternadas de contração e expansão de intensidade desigual ao longo do corpo, mais intensa na região do colo onde a atividade metabólica é mais intensa. O resultado dessas contrações permite as tênias a resistir aos movimentos peristálticos do intestino, e assegurando também o melhor contato da superfície helmíntica com os materiais nutritivos.
22.Como os Trematódeos se fixam em seu hospedeiro?
Eles se fixam em seus hospedeiros, através de ventosas, uma ao redor da boca e uma ao redor do ventre fixando o seu corpo no hospedeiro.
23.Como se dá a reprodução da Tênias, se elas muitas das vezes se localizam sozinhas no trato intestinal do hospedeiro?
Como as tênias são hermafroditas cada proglótide colabora com óvulos e espermatozoides, ocorrendo então a fecundação, após a fecundação o aparelho masculino que se forma antes do feminino involui desaparecendo por completo, deixando todo o espaço no interior para a formação e maturação dos ovos.
24. O que é cisticercose? Explique como ele ocorre
Infecção ocasionada pelas larvas da Taenia Solium, e adquiridas através da ingestão de alimentos e água contaminados ou pelo contato com fezes humanas infectadas.
25. Faça um quadro comparando T. solium e T. saginata.
Taenia solium: Ocorre quando o homem que é o hospedeiro definitivo e se contamina ao ingerir ovos na carne crua, ou por alto infecção através das mãos e roupas contaminadas com as próprias fezes. Está associada a áreas sem saneamento, possui um período de incubação que pode variar de 1 a 35 dias. Seu quadro clínico se manifesta entre dois e cinco anos pós-infecção.
Taenia saginata: O homem também é o hospedeiro definitivo, diferente da solium o hospedeiro intermediário aqui ao invés do porco é o gado, aqui a forma de contaminação não ocorre por auto-infecção ou por verduras contaminadas e sim pela carne bovina mal cozida contaminada. O período de incubação aqui ocorre após de 10 dias da infecção.
26.Por que o consumo de carnes de porco, boi e peixes malpassado ou crus, podem ser perigosas para a saúde?
Ao consumir carne crua ou malpassada podemos ingerir bactérias, vírus e parasitas como a tênia por exemplo que é conhecida como solitária e transmitida através do consumo de carne de porco ou carne de boi malpassada ou crua, podendo levar a formação de cisticercos no coração, pulmão, olhos e cérebro, dependendo da área afetada o paciente pode ter convulsões ou demência quando larva está localizada no sistema nervoso central.
27.Faça um esquema detalhando o ciclo de vida do Diphyllobothrium latum.
No ciclo do Diphyllobothrium latum, o embrião que sai do ovo, na água, é ingerido por um pequeno crustáceo (Cyclops) onde se transforma em uma larva procercóide. Quando o Cyclops é comido por certos peixes, a evolução prossegue até a fase de larva plerocercóide, mas o helminto só alcança a fase adulta quando o homem ingere o peixe infestado e se torna o hospedeiro do parasito.
28. Faça um esquema detalhando o ciclo de vida do Hymenolepis nana.
Ciclo monoxêmico: Os ovos são elimininados juntamente com as fezes e podem ser ingeridas por alguma criança. Ao parasitarem pelo estômago, os embrióforos são semidigeridos pelo suco gástrico; daí chegam ao intestino onde ocorre a eclosão da oncosfera, que penetra nas vilosidades do jejuno ou íleo, dando, em quatro dias uma larva cisticercóide. Após 10 dias a larva amadurece desvaginando-se e se fixando na mucosa do intestino através do escólex, depois de 20 dias os vermes já estão na fase adulta e possuem uma vida curta, pois cerca de 14 dias depois morrem.
Ciclo Heteroxênico: Os ovos presentes no meio externo são ingeridos pelas larvas. E ao chegarem no intestino dos hospedeiros intermediários, liberam a oncosfera que se transforma em larva cisticercóide. A criança pode acidentalmente ingerir um inseto contendo larvas cisticercóides que ao chegarem ao intestino delgado, se desvagina, fixando-se a mucosa e 20 dias depois já estão vermes adultos.

Outros materiais