Buscar

RELATORIO SOBRE SOLUBILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

I - Introdução:
Solubilidade é a capacidade de uma substância tem de se dissolver em outra. Solução é uma mistura de soluto mais solvente, em uma unica fase podendo ser classificada como homogênea. As soluções serão classificadas em saturadas, insaturadas e supersaturadas.
	A água (H2O) é considerada um solvente universal e as soluções que contêm água são chamadas de soluções aquosas. Ela é considerada solvente universal por causa da estrutura molar de sua molécula. Geralmente, um soluto se dissolve num solvente que tem estrutura semelhente a ele. Por exemplo, solventes não polares tendem a dissolver solutos não polares e solventes polares tendem a atrair e dissolver solutos polares.
	Para uma maior compreensão sobre solubilidade, primeiro deve-se saber o que é o Coeficiente de Solubilidade, isto é, a máxima quantidade de soluto que é possível dissolver de uma quantidade fixa de solvente, a uma determinada temperatura. Os solutos são solúveis até certo limite, quando passa da quantidade considerada adequada a solução fica saturada. Por exemplo, ao adicionar-se gradualmente sal (NaCl) em água, em um dado momento o sal vai parecer não dissolver mais. Isso significa que a solução está saturada. Pode ocorrer também a insaturação, uma solução dita insaturada ainda tem a capacidade de diluir solutos, sem precipitar excessos. E tem ainda, a supersaturação, este último tipo de solução pode ser obtida através de dois processos: um dos processos consiste em dissolver o soluto no solvente a uma alta temperatura (no caso dos sólidos), e depois resfriar a solução lentamente. Se o resfriamento for feito de modo adequado, o excesso de soluto continuará dissolvido. Outro processo para se obter soluções supersaturadas consiste em preparar uma solução saturada e deixar que parte do solvente evapore. Assim, a quantidade de solvente diminui, aumentando a concentração do soluto, consequentemente. (UCKO, 1992). Quando adiciona-se uma pequena quantidade de soluto puro à uma solução supersaturada, ocorre a rápida precipitação do excesso do soluto, formando um corpo de fundo. A precipitação continua até que a concentração diminua e a solução alcance a condição de equilíbrio (REGER et al, 1997).
	Os liquidos que se misturam entre si para formar uma solução são chamados de miscíveis. Os que não se misturam, são chamados imiscíveis, dispondo-se em camadas de acordo com sua densidade.
II - Materiais e Reagentes:
7 Tubos de Ensaio
1 Becker de 250 mL
6 Pipetas de 10 mL
2 Espátulas
1 Becker de 1000 mL
Água (H2O)
Álcool Etílico (C2H5OH)
Cloroformio (CHCL3)
Óleo Mineral
Éter Etílico (CH3CH2)2O
Acetona CH3COCH3
Sacarose C12H22O11
Cloreto de Sódio (NaCl)
III - Metodologia:
	Inicialmente, colocou-se 50 mL de água(H2O) em um becker de 250 mL. Em seguida, transfere-se a água para 7 tubos de ensaio na quantidade aproximada de 5 ml/tubo.
	Em seguida, misturou-se aproximadamente 1mL de Álcool Etílico (C2H6O), com o auxílio de uma pipeta graduada em 10 mL no primeiro dos tubos de ensaio mL (o auxílio da pipeta foi necessário na adição de todos os solutos líquidos), agitou-se para obter melhor interação entre o soluto e solvente (a agitação foi repetida em todos os tubos).
	No segundo tubo, adicionou-se aproximadamente 1mL de Clorofórmio (CHCl3).
	No terceiro tubo, adicionou-se aproximadamente 1mL de Óleo Mineral.
	No quarto tubo, adicionou-se aproximadamente 1mL de Éter Etílico ((CH3CH2)2O).	
	No quinto tubo, adicionou-se aproximadamente 1mL de Acetona (CH3COCH3).
	No sexto tubo, com o auxílio de uma espátula, adicionou-se uma pequena quantidade de Sacarose (C12H22O11).
	Por último, utilizou-se a espátula para adicionar uma pequena quantidade de Cloreto de Sódio (NaCl).
	Deste modo, os 7 compostos que seriam testados foram formados. 	
IV - Resultados:
	Após a montagem dos compostos e agitação dos tubos para a obtenção de resultados mais visíveis, foram obtidos os seguintes resultados.
V - Discussão:
	Diante dos resultados obtidos, pôde-se perceber que mesmo a água sendo conhecida como solvente universal pois tem uma alta capacidade de dissolver outras substâncias devido as suas propriedades, ela nem sempre funcionará como solvente. Por exemplo, a água e álcool se misturam, essa solubilidade ocorre pois a água e o álcool são polares e se atraem mutuamente. Como outro exemplo, notou-se que o óleo mineral e a água não se solubilizaram porque suas estruturas são diferentes, sendo assim eles se "organizam" de modo que o mais denso fica sobre o menos denso.
VI - Conclusão:
 O experimento de solubilidade serviu para indentificar as substâncias polares e apolares e suas densidades na água (H2O) por meio de suas interaçoes intermoleculares.
VII - Referências Bibliográficas:
	UCKO, D. A.. Química para as Ciências da Saúde : Uma introdução à Química Geral, Orgânica e Biológica. 2.ed.. São Paulo: Manole, 1992. p. 172-180. 
	REGER,D.; SCOTT, G.; MERCER, E. Química: Princípios e Aplicações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.
	ATKINS, P. W. (Peter William).; Fisico-Química – Fundamentos; Trad. Edílson Clemente da Silva, 3ª edição, R.J., Editora LTC, 2003, p.164-167.
	< http://www.proenc.iq.unesp.br/index.php/quimica/335-pola-solub >. Acesso em 01/08/2015 
	< http://www.bdc.ib.unicamp.br/bdc_uploads/materiais/versaoOnline/versaoOnline1502_pt/material1502_codigoBinario_pt/solubilidade.html >. Acesso em 01/08/2015

Continue navegando