Buscar

ATIVIDADE PRÁTICA FUNDAMENTOS DA GESTÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diante do exposto quando o prazo para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) terminar, o mundo terá feito progressos significativos na redução da pobreza, no fornecimento de água potável e saneamento e outros importantes objetivos? E no Brasil as empresas são simpáticas à criação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?
Diante da urgência da questão climática, cresce a demanda da sociedade por uma atuação socioambiental responsável por parte dos tomadores de decisão e do setor privado. Com o atingimento dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio com certeza mudanças significativas serão concretizadas diante da urgência em cumpri-las. Não dá para se saber ao certo o nível em que atingiremos esses resultados, porém é esperado grandes mudanças.
A atuação das empresas na implementação da Agenda 2030 se dá na forma de metas e ações em consonância com os Objetivos da ONU, de forma a reduzir os impactos ambientais de seus produtos e promover a justiça social
Várias empresas já estão atuando na aplicação dos Objetivos do Desenvolvimento do milênio e muitas delas, inclusive, vêm se tornando signatárias do Pacto Global (UN Global Compact). Essa é uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. Ao se juntarem essas empresas assumem o papel de alinhar a sua estratégia de desenvolvimento aos ODM mais relevantes para as suas atividades.
No Brasil, a “Rede Brasil do Pacto Global” já é a terceira maior do mundo. Onde diversas empresas estão aderindo cada vez mais a este desafio e vêm se juntando à rede, que em 2015 contava com menos de 500 signatários e hoje já possui quase 800 membros – os números que demonstram um crescimento de 70% nos últimos anos. Porém, ainda há empresas, e essas, somente visando o lucor e não compromissadas com a questão ambiental e sim a obtenção de lucros, vem a ainda resistindo e mantendo o paradigma de retrocesso. Para essas empresas a ( P+L), produção mais limpa, ainda é vista com certo desconforto e por fim, a (PL) produção limpa, vista como verdadeira utopia global.

Continue navegando