Buscar

AVALIAÇÃO I - MEIO DE OBTENÇÃO DE PROVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO I – MEIO DE OBTENÇÃO E PRODUÇÃO DE PROVAS
1. O ônus da prova é um importante instituto do ordenamento jurídico brasileiro. Afinal, um processo não pode permanecer inerte ou se prolongar infinitamente no tempo até que se alcance a "verdade" no processo. Diante disso, o próprio Direito prevê medidas que impulsionam as partes na justificação de suas alegações para possibilitar melhor decisão do juízo. Apesar da possibilidade de produção de provas de ofício, é dever das partes, sobretudo na propositura da ação e na contestação, comprovar os fatos e direitos.
 Quanto a quem cabe o ônus da prova, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 I- O ônus da prova incumbe ao autor quanto ao fato desconstitutivo de seu direito. PORQUE II- Incumbirá ao réu o ônus da prova quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.B)  As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C)  A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.D)  As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
2. O meio de prova utilizado tem relação com o que se pretende provar. Em alguns casos, a parte não tem documento para provar o que é alegado no seu processo, mas possui prova testemunhal que pode confirmar o direito da parte no processo. O nosso Código de Processo Civil enumera os meios de provas que podem ser utilizados para se provar o Direito. Pode-se tanto ser apresentados na esfera processual meios de provas legais ou moralmente legítimos. É certo que os meios de prova devem ser utilizados e obtidos de forma legal e revestidos basicamente de dois princípios. A respeito dos dois princípios que os meios de prova devem seguir, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Princípios da moralidade e da lealdade.B)  Princípios da virtualidade e da defesa.C)  Princípio da lealdade e da ilicitude.D)  Princípio da deslealdade e da imoralidade.
3. Com relação ao objeto da prova, nem tudo que for alegado necessita de prova, pois pode haver situações em que não há a necessidade dela. Sobre as hipóteses em que não há necessidade de prova, analise as afirmativas a seguir:
I- Quando os fatos são notórios. 
II- Quando os fatos são afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária.
III- Quando os fatos são admitidos no processo como controversos. 
IV- Quando há presunção legal de existência ou de veracidade. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As afirmativas I e II estão corretas.B)  As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C)  As afirmativas II e III estão corretas.D)  As afirmativas III e IV estão corretas.
4. Durante a tramitação de um processo, é necessário que se produzam determinadas provas. No entanto, determinada prova utilizada e produzida em um processo X pode ser utilizada em outro processo Y, ou seja, em processo diverso, podendo o juiz lhe atribuir o valor que considerar adequado. Sobre a denominação dessa possibilidade, permitida no nosso Código de Processo Civil, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Ata notarial.B)  Prova emprestada.C)  Inspeção judicial.D)  Laudo pericial.
5. A nossa doutrina processual apresenta três funções básicas da prova que são desencadeadas no interior do processo, tais como: demonstrar a verdade dos fatos controversos; testar a consistência das alegações feitas pelas partes; e, por fim, formar a convicção do juiz. Acerca das funções básicas da prova, analise as afirmativas a seguir:
I- Quando a controvérsia jurídica está centrada em um conflito da verdade dos fatos, a prova é dispensada para que se tenha a garantia das alegações feitas pelas partes.
II- II- É preciso testar a consistência das provas quando estamos diante de alegações contraditórias com o intuito de garantir que a decisão seja proferida com base no que foi efetivamente provado.
III- III- A formação da convicção do juiz diz respeito às partes trazerem aos autos os elementos que tornem capazes o convencimento do juiz acerca do conflito instaurado.
IV- IV- Nem todas as controvérsias judiciais dependem da produção de provas para a consolidação da convicção do juiz, pois quando se tratar de controvérsia de fato não haverá a necessidade de produção de provas que sustentem o pedido da parte. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As afirmativas II e III estão corretas.B)  As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C)  As afirmativas I e II estão corretas.D)  As afirmativas III e IV estão corretas.
6. É considerado um instrumento probatório utilizado para demonstrar a veracidade dos fatos materiais e encarta-se no rol das provas admitidas em direito, enquadrando-se no conceito de documento público. Ainda podemos dizer que é um documento lavrado pelo tabelião a pedido da parte interessada. É um instrumento público formalizado pela narrativa fiel de tudo aquilo que verificou por seus próprios sentidos sem emissão de opinião, juízo de valor ou conclusão, servindo de prova pré-constituída para utilização nas esferas judicial, extrajudicial e administrativa. Como se chama o referido meio de prova típica que possui essas características?
A)  Inspeção Judicial.B)  Ata notarial.C)  Prova pericial.D)  Termo de confissão.
7. O objeto da prova é a demonstração da veracidade de uma certa alegação proferida no processo. No entanto, nem tudo que for alegado necessita de prova, pois pode haver situações em que não há a necessidade dela. Sobre as hipóteses em que não há necessidade de prova, analise as afirmativas a seguir:
I- Quando os fatos são notórios.
II- Quando os fatos são afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária.
III- Quando os fatos são admitidos no processo como incontroversos.
IV- Quando há presunção legal de existência ou de não veracidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As afirmativas I e III estão corretas.
B)  As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C)  As afirmativas II e IV estão corretas.
D)  As afirmativas I, II e III estão corretas.
8. Provar é buscar pela verdade em seu sentido amplo. No latim, probatio significaria persuadir alguém sobre algo. A prova teria dois sentidos: objetivo e subjetivo. A prova é utilizada para servir de base de que um fundamento jurídico existe. No entanto, temos duas possibilidades: existem fatos que precisam de provas e outros fatos que não necessitam ser provados. A respeito daqueles fatos que não dependem de prova e que ainda são conhecidos por um grande número de pessoas em um determinado espaço, lugar e tempo, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Fatos com presunção legal de existência ou veracidade.B)  Fatos notórios.
C)  Fatos confessados.D)  Fatos não contestados.
9. No campo de produção de provas, há limites da prova e possíveis meios de prova, com a finalidade de assegurar a legitimidade das afirmações das partes. A respeito do limite de provas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
 I- É permitida a produção de provas ilegais ou obtidas de modo moralmente ilegítimo.
 PORQUE II- Admitem-se provas que, embora não expressas, não contrariem a lei ou sejam obtidas respeitando a moralidade.
 Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B)  A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.C)  A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.D)  As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
10. A prova no processo civil pode significar tanto a atividade que os sujeitos do processo realizam para demonstrar a existência dos fatos, formadores de seus direitos que haverão de basear a convicção do julgador, quanto ao instrumento por meio do qual essa verificação se faz. As provas, portanto, se destinam exatamenteà comprovação dos fatos. Assim, a prova tem um objeto (os fatos da causa), uma finalidade (formação da convicção do julgador) e um destinatário (o juiz). 
Sobre os fatos que não dependem de prova, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( ) Aqueles que fazem parte do conhecimento geral.
 ( ) Aqueles que não foram confessados pela parte contrária.
 ( ) Aqueles em que autor e réu assumem como consensualmente verdadeiros. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F - V - F.B)  V - F - F.C)  V - F - V.D)  F - F - V.

Continue navegando