Buscar

Prova Objetiva de Fundamentos da Administração - 100

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Max Weber descreve as seguintes contribuições do estruturalismo sobre a disfunção burocrática: racionalidade instrumental, influência na ação humana, predominância e distância entre formal e informal. Relacione as colunas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
A. Racionalidade instrumental.
B. Influência na ação humana.
C. Predominância.
D. Distância entre formal e informal.
(   ) Formal (racionalidade e cálculo), informal (efeitos disfuncionais, por causa das emoções).
(   ) Dinâmica entre os meios e fins, cálculo utilitário de consequências.
(   ) Somos limitados por nossas crenças e valores quando decidimos; é difícil sermos imparciais.
(   ) Da lógica racional sobre a intuição.
	
	A
	A – B – C – D.
	
	B
	A – D – C – B.
	
	C
	D – B – C – A.
	
	D
	D – A – B – C.
Questão 2/10
Apesar da contribuição da APO para a abordagem neoclássica e para as organizações em geral, ela também recebeu críticas de vários estudiosos, especialmente o alerta de que o seu uso não é mágico. O que é preciso para que a APO se desenvolva?Analise as sentenças a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. É imprescindível obter apoio e participação dos superiores.
II. É preciso compreender que ela resolve todos os problemas.
III. Deve-se fixar apenas objetivos quantificáveis.
IV. Ela não deve ser utilizada em setores isolados.
V. É preciso manter constante controle e autoavaliação.
	
	A
	Apenas as sentenças I, IV e V são corretas.
	
	B
	Apenas as sentenças I, II e IV são corretas
	
	C
	Apenas as sentenças II e III são corretas.
	
	D
	Apenas as sentenças IV e V são corretas.
Questão 3/10
Na teoria X as pessoas são preguiçosas por natureza e trabalham o mínimo possível, já na teoria Y trabalhar é uma atividade natural como outra qualquer. Analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa relacionada à teoria X.
	
	A
	As pessoas podem ser automotivadas, autodirigidas e aceitam responsabilidades.
	
	B
	As pessoas são egocêntricas e seus objetivos pessoais estão acima dos objetivos organizacionais.
	
	C
	As pessoas não são passivas às necessidades da empresa, por isso, a ameaça de punição não é a melhor maneira de obter o esforço que se deseja para atingir os objetivos organizacionais.
	
	D
	As pessoas são criativas, competentes e sabem tomar decisões.
Questão 4/10
Para ele, o capitalismo passou a existir com o surgimento das empresas, as quais buscam o maior lucro possível por meio da organização racional do trabalho e da produção (ideia desenvolvida por Taylor de forma científica). Em suas conclusões, Weber define três tipos de autoridade – ideia que resultou na classificação das organizações. Assinale a alternativa que apresenta esses três tipos de autoridades.
	
	A
	Tradicional, carismática e racional-legal.
	
	B
	Neoclássica, carismática e racional-legal.
	
	C
	Contemporânea, carismática e racional-legal.
	
	D
	Clássica, carismática e racional-ilegal.
Questão 5/10
Os neoclássicos adotaram uma postura eclética: eles absorveram os conteúdos de outras teorias administrativas (teoria das relações humanas, burocracia, estruturalista, behaviorista, matemática e teoria dos sistemas). Analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde ao conteúdo descrito.
 
“Perspectiva da organização dentro de um contexto social. Inter-relação entre a organização formal e a informal, objetivos organizacionais e individuais, os conflitos e suas alternativas de integração”.
	
	A
	Teoria Estruturalista.
	
	B
	Teoria da Burocracia.
	
	C
	Teoria das Relações Humanas.
	
	D
	Teoria Behaviorista.
Questão 6/10
Demo (1995) e Richardson et. al. (1999) sintetizaram os pressupostos que devem nos orientar nos estudos dos fenômenos organizacionais e humanos. Sobre esses pressupostos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e, em seguida, assinale a alternativa correta.
 
(   ) O objeto em ciências sociais é o ser humano: um ser racional e muito mais complexo do que qualquer outro sistema físico.
(   ) O indivíduo, como objeto de estudo, tem uma história (ele é um ser histórico). Ele está em constante mudança, evolução e transição. Por isso, a pesquisa deve se pautar por determinado contexto e momento histórico. O ser humano não é, ele está em constante processo de vir a ser (em constante construção).
(   ) Ele é dotado de consciência histórica, por isso existe uma identidade entre o pesquisador e o pesquisado.
(   ) A ideologia perpassa a natureza humana. Constitui-se de seus valores, julgamentos e preferências.
(   ) Não existe relação entre teoria e prática, pois o ser humano não exercita a teoria em suas práxis diárias.
	
	A
	V – V – V – F – V.
	
	B
	V – V – V – V – F.
	
	C
	V – F – V – V – V.
	
	D
	F – V – F – V – F.
Questão 7/10
A abordagem comportamental tem como epicentro o comportamento organizacional. Assinale a alternativa que apresenta o que se estuda na abordagem comportamental.
	
	A
	Estuda o processo de fabricação de um produto, bem como o tempo de produção.
	
	B
	Estuda a qualidade das ferramentas de trabalhos e o que motiva os funcionários de uma organização.
	
	C
	Estuda como as pessoas podem aprender os métodos mais eficientes.
	
	D
	Estuda a dinâmica das organizações e o comportamento dos grupos e indivíduos nela inseridos.
Questão 8/10
Sistemas são formados por partes inter-relacionadas. O todo, no entanto, apresenta-se como algo a mais do que a soma das partes. O todo tem propriedades que as partes não possuem, ao mesmo tempo em que as propriedades do todo explicam as partes. A partir do conceito de sistemas, analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que descreve um dos fatos que originaram o desenvolvimento do estruturalismo.
	
	A
	Oposição entre a teoria clássica e a teoria das relações humanas.
	
	B
	Necessidade de compreender as organizações como um organismo social simples, dentro do qual prevalece a dinâmica da interação entre os gestores, os quais compartilham objetivos incomuns, muitas vezes com diferentes formas de distribuição dos lucros.
	
	C
	No novo conceito de estrutura, domina a ideia de um fluxo neutro que não interfere nos objetivos organizacionais.
	
	D
	Domina a ideia de uma tempestade de ideias e objetivos, ou seja, cada gestor possui uma ideia diferente que possa agregar benefícios para o alcance de seu desejo comum.
Questão 9/10
O estruturalismo contribuiu muito para o desenvolvimento das ciências sociais do século XX, porque ele nega a realidade como algo singular. Além disso, rejeita que a experiência dos cincos sentidos e o estudo dos fatos isolados possam nos levar à compreensão real do fenômeno. Todavia, apesar de suas contribuições, também recebeu críticas, em especial porque se fundamentava em algumas ideias, destacadas por Richardson et. al. (1999). Sobre as ideias destacadas por Richardson et. al. (1999), marque V (verdadeiro) ou F (falso) e, em seguida, assinale a alternativa correta.
 
(   ) Considerava que todas as variáveis pesquisadas na sociedade se alteravam ao longo do tempo.
(   ) Considerava que o inconsciente coletivo é igual em todos os seres humanos; logo, todos temos as mesmas características de pensamento, relegando, assim, a consciência a segundo plano.
(  ) Não só a consciência, mas também a história ficava relegada à segundo plano, empobrecendo as realidades históricas, o que simplifica os próprios modelos estruturais, nos quais são desconsiderados o indivíduo e o grupo.
	
	A
	F – V – V.
	
	B
	V – F – V.
	
	C
	V – V – F.
	
	D
	F – V – F.
Questão 10/10
Assinale a alternativa referente à teoria descrita a seguir.
 
“Esta abordagem é considerada por vários autores como uma atualização da teoria clássica, a qual foi redimensionada para enquadrar os problemas administrativos atuais. Portanto, é a própria teoriaclássica, mas levando em consideração elementos da teoria das relações humanas e da teoria da burocracia”.
	
	A
	Teoria Estruturalista.
	
	B
	Teoria Neoclássica.
	
	C
	Teoria Científica.
	
	D
	Teoria das Relações Humanas.

Continue navegando