Buscar

PROVA ENADE IMUNO2022

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

IMUNOLOGIA 2022 3ºPERIODO
1 – O sistema imunológico, também chamado de imune ou imunitário, é o conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas responsáveis pela retirada de agentes ou moléculas estranhas do organismo de todos os seres vivos, com a finalidade de manter a homeostasia dinâmica do organismo. Portanto entender o que é um anticorpo ajuda-nos a compreender melhor como o organismo prepara-se para combater infecções e outros tipos de patologias. Como nestas afirmações assinale a alternativa INCORRETA.
1. Os anticorpos agem aderindo à superfície do corpo estranho, isto impede a multiplicação dos microrganismos e inibe a ação das toxinas.
1. Anticorpos são glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo. 
1. O anticorpo é uma proteína inespecífica que reage com qualquer corpo estranho presente no organismo.
1. Essas glicoproteínas de defesa atuam de diferentes formas para evitar que uma partícula invasora cause danos à saúde. 
1. Elas podem ser encontradas no plasma, em compartimentos citoplasmáticos, na superfície de algumas células, no líquido intersticial e até mesmo no leite materno.
2 – A IgM, ou imunoglobulina M, é o primeiro anticorpo liberado quando um agente infeccioso ou uma toxina ataca o nosso organismo. Ela funciona como ativador do sistema imune. A presença dessa imunoglobulina no corpo é relativamente curta, por isso, sua análise é valiosa para o diagnóstico de fases agudas de doenças. 
(https://hilab.com.br/blog/igm-reagente-e-igg-nao-reagente/#:~:text=A%20IgM%2C%20ou%20imunoglobulina%20M,de%20fases%20agudas%20de%20doenças.)
	Considerando a imunoglobulina M (IgM) assinale a alternativa INCORRETA. 
A. Imunoglobulina que após uma primeira vacinação são produzidos 10 a 14 dias mais tarde (resposta de anticorpos primária).
B. È um anticorpo produzido após a exposição inicial a um antígeno. 
C. Proteína encontrada nos linfócitos B. 
D. Abundante no sangue, mas normalmente não se encontra presente nos órgãos ou nos tecidos.
E. Compõe 80% dos anticorpos do organismo sendo encontrada em circulação no sangue.
3 – O termo Hipersensibilidade imunológico ou alergia é o termo que se refere a uma reação exagerada do sistema imune a uma substância percebida como estranha ao organismo.  Nesse tipo de resposta há a participação de um componente genético que torna um indivíduo mais sensível ou predisposto a desenvolver determinada alergia , ou então a indivíduos sensíveis que podem se tornar hipersensibilizados por circunstâncias ligadas ao antígeno ou a condições imunológicas no momento do contato. 
Considerando a hipersensibilidade imunológica ou alergia, assinale a alternativa que indica qual a imunoglobulina envolvida neste processo.
A. Imunoglobulina G (IgG)
B. Imunoglobulina M (IgM)
C. Imunoglobulina E (IgE)
D. Imunoglobulina A (IgA)
E. Imunoglobulina D (IgD)
4 – A melhor forma de fortalecer o sistema imune e fazê-lo responder bem frente a microrganismos invasores é por meio da alimentação e prática de hábitos saudáveis. Além disso, é importante que seja feita a vacinação, principalmente quando criança, para estimular a produção de anticorpos e evitar que a criança desenvolva doenças que podem interferir no seu desenvolvimento. Com base nesta afirmação AVALIE quais alternativas abaixo estão corretas.
I. O organismo humano desenvolve respostas imunes contra nossas próprias proteínas (e outras moléculas) na autoimunidade e contra nossas próprias células aberrantes na imunidade de tumores. 
II. O sistema imunológico ou sistema imune é de grande eficiência no combate a microrganismos invasores, além de atuar na memória imunológica. 
III. Uma característica do sistema imune é ser inativo contra células alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo, como resultado de mitoses anormais.
Assinale a alternativa correta:
A. Somente a afirmativa I está correta
B. Somente as afirmativas I e II estão corretas
C. Somente as afirmativas II e III estão corretas
D. Somente as afirmativas I e III estão corretas
E. Todas as afirmativas estão corretas
5 – Embora o sistema imune seja complexo, a sua estratégia básica é simples: reconhecer o inimigo, mobilizar forças e atacar, porém, compreender a anatomia e os componentes do sistema imune tornam possível ver como essa estratégia funciona. Com base nesta afirmação AVALIE quais alternativas abaixo estão corretas.
I. Os vasos linfáticos contêm um líquido pálido e espesso (linfa) formado por um líquido carregado de proteínas e de leucócitos. 
II. O sistema imune mantém seu próprio sistema de circulação (os vasos linfáticos), o qual permeia todos os órgãos do corpo, com exceção do cérebro. 
III. Ao longo dos vasos linfáticos existem áreas especiais (linfonodos, tonsilas, medula óssea, baço, fígado, pulmões e intestinos) nas quais é possível recrutar, mobilizar e deslocar linfócitos até zonas específicas como parte da resposta imune. 
Assinale a alternativa correta:
A. Somente a afirmativa I está correta
B. Somente as afirmativas I e II estão corretas
C. Somente as afirmativas II e III estão corretas
D. Somente as afirmativas I e III estão corretas
E. Todas as afirmativas estão corretas
6 – A resposta imune tem papel fundamental na defesa contra agentes infecciosos e se constitui no principal impedimento para a ocorrência de infecções disseminadas, habitualmente associadas com alto índice de mortalidade. A resposta imune reconhece e relembra diferentes antígenos. A imunidade específica é caracterizada por três propriedades, reconhecimento, a especificidade e a memória. Considerando a afirmativa acima assinale a alternativa CORRETA.
A. O reconhecimento refere-se à habilidade do sistema imune de reconhecer diferenças em um número muito pequeno de antígenos e distingui-los.
B. A especificidade refere-se à habilidade de dirigir muitas respostas a um antígeno específico.
C. A memória é a referência à habilidade do sistema imune de lembrar-se de um antígeno muito tempo antes de um contato inicial.
D. O reconhecimento refere-se à habilidade do sistema imune de reconhecer diferenças em um número muito grande de antígenos e distingui-los.
E. A especificidade refere-se à habilidade de dirigir uma resposta a muitos antígenos específicos.
7 – As células do sistema imune se originam na medula óssea, onde muitas também amadurecem. A partir da medula, elas migram patrulhando os tecidos e circulando no sangue em um sistema especializado de vasos, chamado SISTEMA LINFÁTICO. 
Considerando a afirmativa acima no que se refere as células do sistema imune(SI) inato e adaptativo estarem presentes em vários locais de nosso organismo, assinale a alternativa INCORRETA 
A. células circulantes no sangue e na linfa;
B. aglomerados anatomicamente definidos nos órgãos linfóides;
C. distribuídos praticamente em todos os tecidos.
D. A organização celular é de fundamental importância para a geração das respostas imunológicas
E. O sistema imunológico é formado por poucas células especializadas, tecidos e alguns órgãos que reagem de várias formas na proteção do nosso organismo contra doenças infecciosas.
8 – Os anticorpos, também chamados de imunoglobulinas (Ig), são proteínas responsáveis por avisar ao organismo quando existe um agente causador de doenças (como bactérias, vírus, entre outros) no corpo. Eles agem para eliminá-lo e, nesse processo, outras células serão ativadas para ajudar nessa tarefa.
Considerando a afirmativa acima no que se refere aos anticorpos, assinale a alternativa INCORRETA
A. Anticorpos são glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo. 
B. As quatro unidades que formam os anticorpos são divididas em cadeias longas e curtas.
C. Essas glicoproteínas de defesa atuam de diferentes formas para evitar que uma partícula invasora cause danos à saúde. 
D. Elas podem ser encontradas no plasma, em compartimentos citoplasmáticos, na superfície de algumas células, no líquido intersticial e até mesmo no leite materno.
E.Também chamados de imunoglobulinas, os anticorpos são formados por quatro subunidades ligadas entre si que dão aos anticorpos uma estrutura semelhante a de um Y. 
9 –O sistema imunológico responde ao antígeno produzindo uma substância chamada anticorpo, e este vai atuar contra o antígeno. Ativando seus linfócitos que por sua vez se multiplicam e mandam sinais (citocinas) que ativam outras respostas imunes adequadas ao invasor. Pode ser a molécula de uma bactéria, vírus, fungos, helminto, toxinas ou mesmo componentes inofensivos como alimentos, pólen ou células de outro organismo que sejam identificados como uma ameaça a ser destruída.
Considerando a afirmativa acima no que se refere aos antígenos, assinale a alternativa INCORRETA
A. Trata-se de qualquer substância capaz de promover uma resposta por parte do sistema imunológico, entretanto, existem substâncias antigênicas que reagem com o anticorpo, mas não são capazes de estimular sua produção.
B. “Toda substância que induz a formação de anticorpos porque é reconhecida pelo sistema imune como uma ameaça.”
C. Um antígeno é toda partícula ou molécula capaz de iniciar uma resposta imune, a qual começa pela fase de memória pelos linfócitos e termina com a produção de um anticorpo específico. 
D. A maior parte dos antígenos são proteínas e polissacarídeos, podendo ser moléculas presentes em bactérias, vírus, protozoários, helmintos, toxinas, células de superfície, pólen, entre outros. 
E. Os lipídeos e ácidos nucleicos só apresentam antigenicidade se ligadas a proteínas e polissacarídeos.

Continue navegando