Buscar

O camaleão de Algarve

Prévia do material em texto

O camaleão de Algarve
O camaleão do Algarve, é uma das relíquias que restaram da era em que os répteis dominavam a terra, estabeleceu algumas populações em Algarve, como chegaram lá ainda é um mistério, alguns cientistas acreditam que eles foram trazidos do Norte da África em barcos de pesca como amuletos, ou como um predador de insetos para navios. 
Suas características o torno um predador, além de um dos animais mais interessantes do reino animal. Há 60 milhões de anos vem se adaptando a uma vida de camuflagem, de modo que consegue aproximar-se das suas presas facilmente.
Seus olhos rodam separadamente, permitindo uma perspectiva de 360 graus do ambiente que se encontra, de modo a não lhe escapar nada do seu campo de visão.
A sua coloração indica o estado em que ele se encontra, e suas garras são adaptadas a agarrar os ramos das árvores, além de sua cauda ajudar enquanto persegue sua presa dando lhe equilíbrio.
Um problema que os camaleões veem enfrentando, causado quase que exclusivamente pelo homem são as construções desreguladas e captura de animal selvagem para ser feito de domestico, e a chegada de animais exóticos.
Após o verão eles começam a cavar abrigos onde possam hibernar, e só retornam na primavera quando a condição de vida é prospera, ou que pelo menos consigam sobreviver.

Continue navegando