Buscar

Introdução crescimento cambial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
O Câmbio Vascular
Definições da divisão celular relacionada à atividade cambial:
Axial: Ao longo do eixo do órgão ou organismo
Radial: Perpendicularmente ao eixo, ou seja, ao longo de um raio.
Tangencial: Em ângulos retos, em relação a um raio.
Primórdio do raio: Células meristemáticas do câmbio. Forma um conjunto de células (de uma ou mais) que é composto de parênquima. Orientado AO LONGO de um RAIO.
Contribui para o sistema de transporte RADIAL
Fusiforme inicial: Célula meristemática do câmbio. Forma novo xilema secundário e floema secundário e as células associadas.
Contribui para o sistema de transporte axial.
Notas
*
O CÂMBIO VASCULAR
O câmbio vascular é diferente nos meristemas primários (ápice radicular e foliar) da planta, na medida em que produz novas células e tecidos que agregam ao sistema axial (ou seja, o sistema de condução), bem como para o sistema radial (ou seja, a via de transporte lateral). Em contrapartida, meristemas apicais da parte aérea e raiz adicionam apenas ao sistema axial. As células do câmbio vascular não se encaixam no conceito regular de células meristemáticas (ou seja, pequenas, com forma de células isodiamétricas, com citoplasma denso e contendo grandes núcleos). Células cambiais são geralmente muito vacuoladas e ocorrem em duas formas, denominadas células fusiformes e células de raios. Células fusiformes possuem formato de prisma com uma distinta forma de cunha em ambas as extremidades. Células de raios são curtas e achatadas. Tangencialmente, os dois tipos de células podem ser maior do que aparecem na vista da secção radial ou longitudinal. Os slides que seguem ajudarão a orientá-lo com relação aos planos de divisão celular dentro do câmbio.
Os dois tipos de células (células fusiformes e de raios) têm funções originais. Células fusiformes geralmente produzem apenas células associadas com o sistema axial - ou seja, elas produzem tanto os novos elementos do xilema ou elementos do floema. Desse modo, as células fusiformes adicionam novas células ao sistema de condução AXIAL. Por sua vez, as células dos raios produzem SOMENTE células dos raios e, desse modo, adicionam ao sistema RADIAL da planta.
*
TANGENCIAL
RADIAL
AXIAL
Axial: translocação longitudinal, elementos do xilema e floema.
Radial: translocação lateral. Carboidratos do floema para o tecido parenquimático (vivo), assim como a água do xilema para os tecidos vivos. 
*
Fusiforme versus primórdios radiais
Face RADIAL
exarca
Face TANGENCIAL
Células fusiformes e radiais formam CONJUNTOS de células. Cada conjunto contém um número de elementos em diferenciação. Ambos podem se dividir radialmente ou tangencialmente.
endarca 
Face TANGENCIAL
Plano de divisão celular normal
Face RADIAL
exarca
Face TANGENCIAL
Plano de divisão celular
raio
tangente
*
Lembre-se: um fascículo é um feixe vascular.
Desenvolvimento dos tecidos vasculares secundários nos caules
*
1.
*
Xilema e floema secundários são produzidos pelo câmbio fascicular (CF).
Floema secundário
Xilema secundário
CF
2.
ZCF = zona cambial fascicular
A primeira atividade é no feixe vascular
*
As regiões interfasciculares começam a se diferenciar e um câmbio se origina aqui.
3
*
Uma faixa alargada do tecido vascular secundário resulta da atividade cambial.
3a
3b
A área interfascicular cambial nos caules herbáceos não é geralmente ativa, então não produz novos tecidos de floema ou xilema.
*
O anel do tecido secundário é completo. Os câmbios interfasciculares e fasciculares juntos formam um câmbio vascular.
*
Atividade cambial na raiz
*
O câmbio aparece entre o metaxilema e o metafloema
*
*
As células cambiais se diferenciam mais rapidamente na interface entre o metaxilema e o metafloema.
O crescimento secundário é produzido centrifugalmente (para fora) como o xilema secundário, em uma direção centrípeta (para dentro). A pressão externa inicia a fim de ser aplicada às fitas do floema primário. Essas fitas são forçadas gradualmente para fora, para criar lugar para tecidos vasculares secundários adicionados recentemente. 
Preenchimento
*
1. Pressão para fora causada pela adição de novas células - continua efetivamente “circulando” o anel de tecido vascular secundário
E = endoderme
P = periciclo
2X = xilema secundário
2P = floema secundário
P – periciclo
E = endoderme
Preenchimento
*
E
P
2X
2P
Remanescentes das fitas do floema primário (indicadas pelas setas de cor laranja) tornam-se completamente esmagadas, não sendo mais funcionais
E = endoderme
P = periciclo
2X = xilema secundário
P = floema secundário
P – periciclo
E = endoderme
A raiz reterá seu xilema primário, o qual será visível e pode ser funcional.
*
O câmbio vascular ocorre em todas as plantas vasculares, mas não é proeminente em monocotiledôneas, onde o crescimento secundário não envolve a produção de tecido vascular secundário. É descrito como um meristema lateral que produz novos tecidos vasculares secundários através da divisão de células meristemáticas únicas chamadas fusiformes e primórdios de raios. Primórdios FUSIFORMES adicionam ao componente axial (o sistema tubular; elementos do xilema e floema, que são responsáveis pelo transporte e movimento de materiais por meio da condução de água do xilema e do floema condutor de assimilados), ao passo que os primórdios dos RAIOS contribuem para o crescimento radial das raízes, caules e galhos. Células dos raios formam traqueídos e elementos parenquimatosos. Estes funcionam como transporte radial em detrimento do transporte axial. O câmbio não é tão ativo em todas as plantas. Na verdade, algumas plantas produzem muito pouco tecido vascular secundário, outras produzem tecidos vasculares secundários ao longo da vida da planta. Esta série de formas de apresentações de PowerPoint forma a base de uma leitura geral, mas pode ser expandida para incluir material adicional, conforme o caso. Nós temos usado em ambos os formatos, a apresentação geral mais curta é fornecido aqui.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando