Buscar

Banner - Pcc- Botânica de Fanerógamas - Alphaville

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Família Caryocaraceae - Pequizeiro
Autores:Vanessa Lopes Ferreira e Samid Mendes Luiz.
Orientadora: Profa Dra. Lucimar Barbosa da Motta
REFERÊNCIAS:
LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Plantarum, 2002. 368p
MOURA,Fernanda Nara et al.Caracterização física de frutos de pequizeiro (Caryocar brasiliense Camb.) do cerrado.Revista Árvore vol.37 no.5 Viçosa .2013.Disponível em : Caracterização física de frutos de pequizeiro (Caryocar brasiliense ... < Acesso em 27/03/2021
CARVALHO,R.E.P. Pequizeiro Caryocar brasiliense. Comunicado Técnico 230.Colombo,PR julho,2009.
Dispnivel em https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/578664/1/CT230 <Acesso em 27/03/2021.
VERA,Rosangela et al. CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE FRUTOS DO PEQUIZEIRO (Caryocar brasiliense Camb.) NO ESTADO DE GOIÁS. Pesquisa Agropecuária Tropical, 35 (2), 71- 79. [Fecha de Consulta 27 de Março de 2021]. ISSN: 1517-6398. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=253020145002
ALMEIDA, S. P. et al. Cerrado: espécies vegetais úteis. Planaltina: EMBRAPA-CPAC, 1998. 464 p.
BORGES,A.C.CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS, ASPECTOS NUTRICIONAIS E EFEITOS TERAPÊUTICOS DO PEQUI (Caryocar brasiliense) Revisão da Literatura.UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL, Goiânia .2011.31p.
Stevens, P. F. (2001 onwards). Angiosperm Phylogeny Website. Version 14, July 2017 [and more or less continuously updated since]." will do. http://www.mobot.org/MOBOT/research/APweb/.
PALAVRAS-CHAVE: Caryocaraceae, Pequi, Gimnosperma.
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Instituto de Ciências da Saúde – ICS
Ciências Biológicas – Campus Alphaville
INTRODUÇÃO
O presente trabalho, tem como estudo botânico de fanerógamas do grupo das angiospermas, a família Caryocaraceae, conhecido popularmente por Pequizeiro. O desenvolvimento da pauta, será direcionado a sua distribuição geográfica, características morfológica, taxonômicas e sua importância econômica.
MATERIAL E MÉTODOS
De acordo, com a classificação baseada no The Angiosperm Phylogeny Group (APG) IV, a posição taxonômica, segue a determinada hierarquia: Filo: Angiosperma; Classe: Eurosídeas I; Ordem: Malpighiales; Familia: Caryocaraceae; Género: Caryocar; Especie: são agrupados em 26 e a mais predominante no Brasil é a Caryocar brasiliense cambs. Árvore nativa do bioma Cerrado ,o pequizeiro é encontrado na América Central, do Sul e Caraíbas. No Brasil sua maior ocorrência se concentra nos estados da Bahia, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Para tanto, foi realizado um levantamento morfológico, fitossociológico do ambiente,além da sua importância industrial, tendo como base pesquisas bibliográficas em torno a família Caryocaraceae.
CONCLUSÃO
Constataram-se que, a família Caryocaraceae abrange uma larga escala territorial brasileira e também habitam outros países. É uma árvore extremamente pioneira no Cerrado, onde passa a ser o alimento, muitas vezes diario de muitos lares e sendo a base financeira. O pequizeiro é uma espécie riquíssima em nutrição e diversos fins no meio industrial por ser uma planta muito versátil no que se refere às suas utilidades, pois dela se aproveita praticamente tudo.
RESULTADOS
O Domínio Cerrado por apresentar fitofisionomias de Cerradão, Cerrado
Stricto Sensu e Campo Cerrado faz com que, seja desenvolvido estruturas adaptadas aos fatores abióticos. Árvore semidecidual chegando a média de 11m de altura, com tronco tortuoso, heliófita, seletiva xerófita, casca áspera, rugosa, cinza escura. As folhas são compostas, trifoliadas, opostas, verde e brilhante com ausência de pelos, o limbo oval, pecíolo longo, folículos denteados. A partir do mês de agosto começa o período florístico, somente em novembro se inicia a frutificação com pico em dezembro e janeiro. A árvore possui flores, relativamente grandes e vistosas, de cor amarela ou branca, hermafroditas, cíclicas. Seu androceu é formado por numerosos estames vermelhos, soldados na base ou formando grupos com filetes glandulares. O ovário é formado por 4 até 20 carpelos com outros tantos lóculos, cada qual com um só óvulo. O cálice possui um nectário extrafloral, liberando odor forte e iniciando sua produção de néctar quando ocorre a antese crepuscular. Suas flores são polinizadas por morcegos e insetos.O pequi é um fruto do tipo drupóide, globosa verde,composta por pericarpo (casca externa), mesocarpo (polpa amarela, comestível, carnoso, aromático e nutritivo).O Endocarpo (envoltório do caroço é rígido lenhoso por fora,recoberto por uma camada espinhosa fina,as sementes são oleaginosas de cor branca (amêndoa). O pequizeiro, é pioneiro sendo considerado símbolo do Cerrado, por conta do cultivo massivo.A árvore como um todo é comercializada desde das suas folhas, casca do fruto e da árvore (ritidoma), madeira e o fruto. Sendo cobiçada pela indústria farmacológica, têxtil, culinária até a medicina local.Destaca-se ainda, que auxilia na renda para as famílias do interior e sua alimentação.
Figura 4: Árvore de Pequi florida – Carvocar Brasiliense By Paulo Pe… Flickr
Figura 5: Localização de ocorrência natural de pequizeiro (caryocar brasiliense) no Brasil. Fonte: Silva et al 2011.
Figura 6: Endocarpo,parte carnosa alaranjada seguida de uma camada espinhosa e por fim a semente.
Figura 7: Fruto do pequizeiro detalhado (caryocaraceae). Fonte Silva et al 2011.
Figura 2: Fruto do pequi, descascado expondo a parte da polpa (Mesocarpo). Fonte: @almadecolorir, Débora Falcão.
Figura 1: Detalhe da inflorescencia terminal da Familia Caryocaraceae. Fonte: ( Dias e Morais 2011)
Figura 3: flor do pequizeiro com ação de polinizadores (Abelha Sanharó). Fonte:( Cefas Siqueira 2014).

Outros materiais