Buscar

GEOLOGIA 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Em geral, a região Norte do Brasil tem sua economia baseada no extrativismo vegetal, a exemplo do látex, do açaí, da madeira e da castanha. Não obstante, a região é muito rica em minérios. 
Exemplos disso são a serra do Navio, no Amapá, rica em manganês, e a serra dos Carajás, no Pará, de onde se extrai:
Grande parte do minério de ferro que o Brasil exporta
A totalidade da bauxita existente na América do Sul
O combustível que impulsiona as usinas de Angra dos Reis
A maior concentração de diamantes do país
O carvão, usado nas siderurgicas
	
A extração mineral varia conforme sua localização na crosta e pode ser realizada através da extração do topo das montanhas, extração à céu-aberto e garimpagem, além da mineração subterrânea e perfurações de poços.
A técnica que consiste na escavação de grandes buracos diretamente no substrato, alcançando, assim, os minerais desejados. Um dos exemplos desse tipo de mineração são as pedreiras. O custo-benefício é bom quando os minerais estão em pequena profundidade, sendo viável caso não seja possível a extração subterrânea é chamada de:
Mineração a céu aberto
Mineração por garimpagem 
Perfuração de petróleo/combustíveis fósseis 
Mineração Subterrânea
Mineração de montanha
	
A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) chega a 2005 como uma das maiores empresas privadas da América Latina. Em termos mundiais, passou a ocupar o terceiro lugar entre os gigantes do setor. Sabendo que cerca de 85% da produção da CVRD é comercializada no mercado externo, assinale a alternativa que mostre corretamente a(s) principal(is) área(s) de produção, o produto gerado e o principal mercado de exportação.
Pará e Minas Gerais - Minério de ferro - China.
Minas Gerais - Celulose - União Europeia.
Amazonas - Minério de ferro - Nafta.
Rio de Janeiro - Aço - Japão.
São Paulo e Alagoas - Açúcar - EUA.
Alguns recursos naturais são considerados estratégicos tanto pela sua utilização econômica quanto pela sua escassez em algumas partes do mundo. Assim, aquele país que possui uma maior quantidade ou acesso a tais recursos pode melhor utilizá-los tanto para a sua população quanto para a sua exploração comercial. Assinale a alternativa que apresenta os dois recursos naturais que, atualmente, são considerados os mais estratégicos do mundo:
Água e petróleo.
Solo e florestas.
Látex e carvão mineral.
Madeira e algodão.
Ouro e diamante.
	
Atualmente, existem aqueles recursos naturais que são de maior utilidade e, portanto, de maior importância para as atividades socioeconômicas. Um deles é um recurso não renovável que se encontra cada vez mais escasso na natureza, podendo acabar nos próximos anos. Tal recurso demanda muitos gastos e técnicas avançadas na sua extração, mas é muito utilizado na produção de materiais (como o plástico) e também é visto como uma fonte de energia. O trecho acima fala do seguinte elemento retirado da natureza:
Petróleo.
Alumínio.
Biomassa.
Ouro.
Carvão Mineral.
O Nióbio é um mineral cujas reservas estão concentradas predominantemente no território brasileiro e serve para tornar o aço muito mais forte e maleável. Carros, pontes, turbinas de avião, aparelhos de ressonância magnética, mísseis, marcapassos, usinas nucleares, sensores de sondas espaciais¿ praticamente tudo o que é eletrônico, ou leva aço, fica melhor com um pouco de nióbio. 
Dentre os comprados do Nióbio brasileiro está:
China
Bulgária
El Salvador
Chile
Madagascar