Buscar

Template Aula 1- ELETROTERMOFOTOTERAPIA APLICADA A PODOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ELETROTERMOFOTOTERAPIA APLICADA A PODOLOGIA 
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Izabele Cristine Martins da Silva
	MATRÍCULA: 01110591
	CURSO: Podologia
	POLO: Boa Viagem
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado).
· Trabalhos acadêmicos precisam ter embasamento científico (referências).
	TEMA DA AULA: MICROCORRENTES
RELATÓRIO:
· Quais os benefícios e efeitos fisiológicos da microcorrentes na utilização de protocolos de tratamentos para ferimentos? Cite as indicações e contraindicações do uso do microcorrentes na podologia.
A cicatrização de feridas é uma resposta biológica à lesão tecidual sendo que diversos métodos terapêuticos estão sendo desenvolvidos e empregados para acelerar tal processo. Entre esses se observa a utilização de estimulação elétrica de baixa intensidade que favorece numerosos eventos no processo cicatricial assim como estimula eventos celulares, a circulação local e também promove alívio de quadros dolorosos. Sua aplicação é subsensorial não causando dor e/ou desconforto. A Micro Eletro Neuro Estimulação (MENS), também conhecida como Microcorrentes, é uma corrente elétrica alternada, de baixa intensidade, subsensorial, que produz efeitos fisiológicos como aumento da síntese de ATP, aumento do transporte das membranas celulares, reestabelecimento da bioeletricidade tecidual, entre outros. Por se utilizar apenas da corrente elétrica, não apresentar efeitos colaterais e não ser invasiva, o tratamento torna-se amplamente viável e de baixo custo
Não podem ser aplicadas em gestantes, pessoas com marca-passo, sobre a laringe, íons metálicos, feridas abertas, feridas que são lavadas com íons metálicos, sobre sino carotídeo, infecção, febre, tumores benignos e malignos. E são indicadas para pessoas com; Dor crônica e aguda, Edema, Sinovite, Lesões desportivas, Lombalgia, Osteoartrite, Tendinite, Calcificações ósseas, Úlceras isquêmicas
· Com base na aula, especifique de forma detalhada quais são os parâmetros utilizados com o ultrassom para os tratamentos dos principais distúrbios podológicos (frequência, intensidade, tempo). O que é ERA? Explique com detalhes seus efeitos fisiológicos, indicações e contraindicações.
Para ajudar na aplicação do ultrasson se é necessario utilizar vasilina, óleo ou gel. Sendo aplicadas de quatro a dez minutos por areas dividias em grandes partes superficiais de pequenos movimentos sem pode estacionar, para evitar queimaduras. As ondas ultrassônicas podem ser aplicadas por dois métodos conhecidos como contínuo e pulsado. Os efeitos térmicos produzidos pelo ultrassom contínuo ocorrem pela vibração mecânica constante dos tecidos incididos. Fato que não ocorre no modo pulsado, pois a emissão é interrompida intercalando pausas, proporcionando assim que o calor seja dissipado. A energia em uma onda de ultrassom é caracterizada pela intensidade. A unidade usada para aplicações clínicas no ultrassom é o watts/cm². Quanto às intensidades, o UST pode ser dividido em duas classes: baixa intensidade (0,125 – 3 W/cm²) e alta intensidade (5 W/cm²), na terapia por ultrassom a intensidade utilizada situa-se entre 0,1 e 3 W/ cm². Intensidades menores que 0,1 W/cm² são utilizadas para diagnóstico e maiores que 10 W/cm² para destruição tecidual.
A área do cabeçote onde a radiação do ultrassom é efetiva chama-se E.R.A.
O tempo de aplicação vai variar de acordo com o tamanho da área a ser tratada e o tamanho da E.R.A. do cabeçote a ser utilizado.
Tempo = 25/5 à Tempo = 5 minutos. De uma forma geral, pode-se seguir essa regra para saber o tempo correto da Área de aplicação equivalente a:
R.A. – 3 a 6 minutos
R.A. – 6 a 10 minutos
R.A – 10 a 15 minutos
Indicados para; 
Trauma em tecido ósseo, Trauma em articulações e músculos, Distensões, Luxações, Fraturas, Contraturas, Tendinites, Espasmos Musculares, Inflamações agudas e crônicas, Neuroma, Fibro edema gelóide, Reparo de lesões, Cicatrizes cirúrgicas.
E são Contraindicas para; 
Neoplasias, Útero gravídico, Ovários e testículos, Tromboses e flebites, Olhos e ouvidos, Processos infecciosos, Áreas com implantes metálicos, Na região do marca-passo, Feridas abertas, Pós-cirúrgico imediato.
Suas intensidades são de baixa, média e alta intensidade;
0,1 a 0,3 w/cm2 – baixa intensidade – predomina-se os efeitos não térmicos
0,4 a 1,2 w/cm2 – média intensidade – predomina-se os efeitos térmicos
> 1,2 w/cm2 – intensidade alta – não recomendado, pois o acúmulo de calor é alto e há maior risco de lesão. Um efeito térmico é conseguido quando a temperatura do tecido for elevada para entre 40º e 45º por no mínimo 5 minutos.
O efeito térmico traz como benefício a analgesia, redução da rigidez articular e o aumento do fluxo sanguíneo.
O ultrassom, através de seus parâmetros, permite que o fisioterapeuta tenha um controle sobre a profundidade onde deseja que o aquecimento ocorre, podendo tratar o local da lesão de forma bem pontual. A quantidade de ondas de ultrassom que vai penetrar no tecido vai depender de suas características. Tecidos com muita proteína absorvem o ultrassom muito mais facilmente do que tecidos com maior quantidade de gordura.

Continue navegando