Buscar

3 ano-biologia-exercicios-genetica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Material de apoio do Extensivo 
 
 	Biologia 
 	Professor: Rubens Oda 
 	 
 
Material de apoio do Extensivo 
 
 	Biologia 
 	Professor: Rubens Oda 
 	 
 
BIOLOGIA Série: 3ª SÉRIE Turma: ______ Data: _________________ 
 
Prof.: Rebeca 
 
Aluno (a): __________________________________________________________
Primeira Lei de Mendel e Noções de Probabilidade
 
1. Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Nos porquinhos da Índia, a pelagem negra é dominante sobre a pelagem branca. Um criador tem um lote de porquinhos-da-índia negros, com o mesmo genótipo. O que deve fazer para descobrir se esses animais são homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta. 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. João é um homem albino (aa) e casado com Maria que é heterozigótica para o albinismo (Aa), logo ela é normal. Sabendo que a característica normal é dominante, assim sendo indivíduos e AA e Aa são normais e apenas o aa é albino. Qual a probabilidade dos filhos de João e Maria serem albinos? 
4. Bartolomeu possui olhos claro (aa) e casou com Mariana de olhos castanhos (AA). Levando em conta os conceitos explicados no exercício número 3, diga qual a chance de nascer um filho de olhos claros. Justifique sua resposta. 
5. Mendel usou ervilhas para seus experimentos em genética. Cite quais características da biologia das ervilhas acabou ajudando-o a entender melhor a genética.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Nos coelhos, a cor preta dos pelos é dominante em relação à cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Destes, o número de heterozigotos provavelmente é:
 
7. Um touro amarelo (caracu) cruzou várias vezes com uma vaca preta da raça Polled angus e desse cruzamento resultaram três bezerros amarelos e dois pretos. O mesmo touro cruzou várias vezes com outra vaca preta da mesma raça, e desse cruzamento resultaram seis bezerros pretos.
a. Explique o tipo de herança.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Qual o genótipo do touro e das duas vacas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Se um rato cinzento heterozigótico for cruzado com uma fêmea do mesmo genótipo e com ela tiver dezesseis descendentes, a proporção mais provável para os genótipos destes últimos deverá ser:
a) 4 Cc : 8 Cc : 4 cc
b) 4 CC : 8 Cc : 4 cc
c) 4 Cc : 8 cc : 4 CC
d) 4 cc : 8 CC : 4 Cc
e) 4 CC : 8 cc : 4 Cc 
9.  Usando seus conhecimentos de probabilidade, Mendel chegou às seguintes conclusões, com exceção de uma delas.
Indique-a:
a) Há fatores definidos (mais tarde chamados genes) que determinam as características hereditárias.
b) Uma planta possui dois alelos para cada caráter os quais podem ser iguais ou diferentes.
c) Os alelos se distribuem nos gametas sem se modificarem e com igual probabilidade.
d) Na fecundação, a união dos gametas se dá ao acaso, podendo-se prever as proporções dos vários tipos de descendentes.
e) Os fatores (genes) responsáveis pela herança dos caracteres estão localizados no interior do núcleo, em estruturas chamadas cromossomos.
10. Primeira Lei de Mendel: Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C) também pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pre­tos; o cruzamento do gato A com a gata C pro­duziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. A análise desses resultados permite concluir que:
 
a) a cor preta é dominante, A e C são homozigotos.
b) a cor preta é dominante, A e B são ho­mozigotos.
c) a cor preta é dominante, A e C são he­terozigotos.
d) a cor preta é recessiva, A e C são ho­mozigotos.
e) a cor preta é recessiva, B e C são hete­rozigotos.
 
 
Este conteúdo pertence ao Descomplica. É vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. 
 
 
Este conteúdo pertence ao Descomplica. É vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Continue navegando

Outros materiais