Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
RELATÓRIO 1 ANÁLISE SISTEMÁTICA DE CÁTIONS 1 GRUPO (CLORETOS)

Pré-visualização | Página 2 de 2

dos elementos, como a solubilidade em água, seus respectivos reagentes e concentrações, é possível fazer sua separação e identificação. Os cátions presente na solução amostra foram identificados por meio da marcha sistemática dos cátions do grupo I. Os íons desse grupo precipitam-se na forma de cloretos insolúveis pela adição de um pequeno excesso de HCl. Para assegurar a separação adequada dos cátions do grupo I deve evitar a precipitação dos cátions dos grupos II, III, IV e V. A formação de precipitados e a dissolução dos mesmos permitiu a identificação dos cátions do grupo I.
Além disso, a análise qualitativa nos proporciona uma visão geral do que estamos analisando e separando. Em suma, os testes expostos nos resultados, nos proporcionaram uma ampla visão do que é, realmente, o principal foco da química analítica qualitativa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	
ALMEIDA, A. C.; DANIELE, B.; DORNELES, D.; ALVES, N. Identificação dos cátions em solução. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/analise-de-cations-doc-a47582.html>. Acesso em: 09 novembro 2015.
Manual do professor: ANÁLISE SISTEMÁTICA DE CÁTIONS – 1° GRUPO (CLORETOS)
VOGEL, A. Química Analítica Qualitativa. Editora Mestre Jou – São Paulo. 5ª ed., p. 213 – 232.
Página12