Buscar

Avaliação discursiva - TURISMO E LAZER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 As festas também são uma forma de lazer e muitas festas se tornam tradicionais e são incorporadas ao calendário de eventos da cidade, tornando-se um atrativo turístico. Podemos citar como exemplo a Oktoberfest, que acontece em Blumenau - SC, e o Carnaval, que acontece em todo Brasil. Disserte como essas festas, além de ótimas opções de lazer, se tornaram tão promissoras para a atividade turística.
Resposta esperada
Festas dessa magnitude, Oktoberfest e Carnaval, são verdadeiros atrativos turísticos, pois estão relacionadas à identidade cultural do destino. Além disso, atraem muitos turistas no período em que acontece a festa e também fora deste período, aumentando assim, o fluxo turístico, pois desperta o interesse no turista em conhecer aquele local que é destaque por sua cultura. As festas são ótimos divulgadores de destinos e movimentam a economia de forma bastante positiva.
Minha resposta
Ambas as festas passaram a ser um negócio lucrativo do ramo turístico e do entretenimento. Milhões de turistas se dirigem ao país na época de realização dessas festas, e bilhões de reais são movimentados na produção e consumo dessa mercadoria cultural. A concepção de carnaval está vinculada ao divertimento de populares, associado a máscaras, fantasias, desfiles, bebidas e danças. A Oktoberfest é uma grande festa que tornou a cidade nacionalmente conhecida. A versão blumenauense nasceu da vontade do povo em expressar seu amor pela vida e pelas tradições germânicas, entre suas atrações, destacam-se vários elementos da cultura alemã, através da música, da dança, dos belos trajes, da refinada culinária típica e do saboroso chopp.
2O lazer traz inúmeras contribuições, tanto para as pessoas como para o mercado de trabalho. É através de atividades de lazer que as pessoas distanciam-se de suas atividades rotineiras e conseguem relaxar, alcançando o bem-estar. O lazer também tem sua significação econômica, pois é uma modalidade de mercado. Com base nisso, disserte sobre a relação do lazer e a qualidade de vida.
Resposta esperada
O lazer oportuniza que as pessoas se distraiam, que pratiquem atividades que os façam bem, independente da atividade que seja. O lazer faz com que os indivíduos se ocupem com atividades prazerosas, que tragam satisfação, recompensa e felicidade. Esses sentimentos contribuem para a qualidade de vida das pessoas, trazendo inúmeros benefícios para o seu dia a dia, pois qualidade de vida está relacionada a viver bem.
Minha resposta
Lazer em sua relação a qualidade de vida, tende de favorecer a melhoria da vida em sociedade de um modo geral. A qualidade de vida está associada à satisfação, a relação entre amigos e familiares, as atividades cognitivas (ler, ouvir, assistir, escrever) produtividade e saúde física. Isso nos leva a entender que quando o indivíduo procura ter bons hábitos, bons relacionamentos e fazer aquilo que lhe dá prazer, este indivíduo terá mais condições de obter uma boa qualidade de vida.

Outros materiais