Buscar

TRABALHO VALDECE

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE NILTON LINS
DISCIPLINA: FUNDAMENTO E METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE
LPD- 052
PROFESSORA: VALDECI AMARAL MESSA
CURSO: PEDAGOGIA
												
ESTUDANTES:
ANDREZA KAMILA DA SILVA FREIRE – 18006949
DIERLISOM SOUZA DE JESUS – 18000699
LUCIANA	RODRIGUES VALENTE - 18001428
LUCICLEIA RAMIREZ BARRA - 18004655
MAYCON DE LIMA ALVES - 18005680
MEIVA JANE DE SOUZA E SOUZA - 18005152
STEPHANIE MACEDO DA SILVA – 18005896
TATIANA MORAES MARTINS - 15099025
Manaus – Am
2020
TRABALHANDO O TEXTO : FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ARTE PELA CRIANÇA 
Leia o texto e responda as seguintes questões: 
1. Como a criança se exprime? E qual o resultado? 
A criança se exprime naturalmente tanto do ponto de vista verbal, como plástico ou corporal e sempre está motivada pelo desejo da descoberta e por suas fantasias. Ao acompanhar o desenvolvimento expressivo da criança, percebe-se que ele resulta das elaborações de sensações, sentimentos e percepções vivenciadas intensamente.
2. Como se dá a expressão infantil? E o que desenvolvem?
 A expressão infantil é a mobilização para o exterior de manifestações interiorizadas e que formam um repertório constituído de elementos cognitivos e afetivos. Assim as crianças desde muito pequenas desenvolvem uma linguagem própria traduzida através de signos e símbolos com significado subjetivos e social como por exemplo: os rabiscos feitos através de suas pequenas extinções de gestos, essa linguagem faz com a criança seja reconhecida e respeitada. No desenvolvimento infantil a criança precisa brincar ter prazer e alegria para crescer, precisa do jogo como forma de equilíbrio entre ela e o mundo, pois, através do lúdico a criança se desenvolve.
3. Quais as atitudes constatadas ? O que acontece durante essa construção ? 
Esta constatação vai levar a duas atitudes: em primeiro lugar a compreensão do ato e expressivo como um ato criador em segundo lugar, ao resultado desse ato expressivo, “a obra criada”, apresenta-se como uma possibilidade de valor estético. A criança em atividade fabuladora ou expressiva participa atualmente do processo de criação. 
4. A criança exercita a linguagem ou comunicação . Como ? 
Para a criança essa linguagem ou comunicação que ela exercita com parceiros visíveis ou invisíveis, reais ou fantasiosas, acontece junto com seu desenvolvimento afetivo, perceptivo e intelectual resultado do exercício de conhecimento da realidade. A criança constrói noções através de suas experiências sensórias e motrizes, são esses acúmulos de impressões que estão ao seu redor que vai constituir-se como base sobre a qual se organiza suas habilidades perceptivas e expressivas.
5. Como o professor deve proceder? 
Nessa comunicação, que ainda não é estabelecida por meio de palavras, é preciso decodificar outros sinais: gestos, expressões faciais, entonação e modulação da voz. Isso é um cuidado que o professor deve ter ao se comunicar com a criança. O maior compromisso do professor é, portanto adequar o seu trabalho para o desenvolvimento das expressões e percepções infantis.
6. Qual a importância dos espaços na percepção da criança?
O espaço e onde as crianças podem exercitar suas potencialidades perceptivas imaginativas ou fantasias. No que se referem aos aspectos perceptivos da criança, as obras trazem grandes contribuições para o aprofundamento dessas ideias. 
7. Por que as atividades musical e cênica são importantes? 
As atividades como cantar com gestos, dançar, bater palmas, pés são experiências importante para criança, pois ela permite que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo e aquisição de leitura.
8. Por que o professor deve oferecer muitas experiências com a visão? 
O professor deve trazer a comunidade para a sala de aula, buscando aproximar os conhecimentos comunitários dos conhecimentos acadêmicos. No campo da visualidade o essencial é o desenvolvimento da visão, que faz conhecer as principais qualidades das coisas e a descrimina–se ao oferecer experiências como visão (e não apenas como olhar) pode se ajudá-las a compreender melhor o mundo de visualidade.
9. Como o professor deve trabalhar a visualidade com as crianças? O professor deve trabalhar a questão da pluralidade baseada na educação inclusiva e fundamentada em práticas pedagógicas apropriadas. O ideal é que se trabalhe a observação e a analise, usando os aspectos físicos, intuitivos e o contato mais profundo com as formas, à medida que trabalhamos para desenvolver a percepção ajudamos a ver melhor, ouvir melhor e ver as conexões entre as coisas.
10. Segundo Cecília Morozova como se dá o processo da investigação? Em principio, inicia-se com a percepção do objetivo em seu conjunto, que pode ser explicado em comparação com outros objetos, com o educador indicando as características gerais. Mas esse processo de investigação só se conclui com uma nova analise do objetivo com um todo.
11. Por que a criança evidencia o processo imaginativo?
A imaginação criadora em si já se mostra bastante complexa, mas ainda se considerarmos as diferenças de ordem bio - psíquica – social da criança e do jovem. Estudos psicológicos e pedagógicos mostram que nos primeiros anos a criança não consegue fazer uma distinção clara “entre suas percepções do mundo externo e suas imagens acessórias". O resultado disto e que os pequeninos acreditam em suas produções fantasiosas que chegam até confundi-las. Posteriormente a criança vai construindo novas relações e adquirindo maior domínio sobre seu mundo imaginário.
12. Como o professor deve trabalhar a imaginação com a criança? 
O professor deve oferece diversos materiais para a exploração das crianças, com formas, texturas e tamanhos diferentes. A partir deles, os pequenos podem observar suas características, fazer intervenções no ambiente ou até mesmo utilizá-los para criar histórias e narrativas.
13. Como a criança apresenta o seu primeiro trabalho com desenho infantil? E o que representa? 
A criança reflete continuamente suas impressões do meio circundante. E como uma, sua compreensão do real faz-se por meio de uma inter-relação dessas impressões com as coisas percebidas. Os primeiros trabalhos da criança como consequência e extensão de um gesto que deixa marco vigorosa em surpefície são seus rabiscos.
14. Como se dá o cotidiano da criança depois da fase do desenho e infantil? 
O cotidiano da criança também aparece claramente. Neste universo representativo: pessoas, animais, brinquedos, objetos, natureza, produções culturais e sócias de sua época como televisão, historias em quadrinhos, desenhos, jogos e brincadeiras.
15. Por que é importante trabalhar atividade lúdicas com as crianças?
A brincadeira e as atividades lúdicas são muito importante para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança, pois é através dela que ela consegue expressar os sentimentos dela em relação ao mundo social.
 16. Quais os benefícios dessa atividade?
Para Vygotsky a ação de brincar e muito importante na infância porque “cria uma zona de desenvolvimento próximo da criança”. Quando brinca, a criança modifica mostrando-se mais e em maior grandeza. “no brinquedo é como se ela fosse maior do que e na realidade”.

Continue navegando