Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final Representação descritiva I - Catalogação

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre a representação gráfica da evolução histórica da catalogação e dos catálogos no século XX Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Especialistas da Biblioteca Nacional e de outras instituições se reúnem em duas ocasiões, em 1983 e 1984, e determinam critérios para o cabeçalho de entrada das entidades brasileiras.
( ) Em 1994 e 1996 houve mudanças na Rede Bibliodata/CALCO - USMARC - MARC21.
( ) Os catálogos começam a ser classificados e há a inclusão de índice de autor por ordem alfabética.
A V - F - V.
B F - V - V.
C V - V - F.
D V - F - F.

A partir do século XIX e, em especial, do século XX, a catalogação já começa a apresentar uma estruturação mais minuciosa e padronizada. Códigos com regras de classificação e catalogação começam a ser desenvolvidos, e os catálogos de bibliotecas são elaborados mediante uma estrutura mais complexa de organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Diversos países, como Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, países escandinavos, Espanha, França, Holanda, Itália, Suíça e Vaticano, já possuíam seus próprios códigos de catalogação.
( ) A Alemanha, os Estados Unidos da América e a França já possuíam seus próprios códigos de catalogação.
( ) O Brasil nunca elaborou o seu próprio código com regras de catalogação.
( ) A Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos, não desenvolveu um catálogo próprio para catalogação, mas vendeu suas fichas catalográficas para bibliotecas do mundo inteiro.
A F - V - V - F.
B F - V - F - F.
C V - F - V - V.
D V - V - V - F.

A Biblioteca do Congresso, desde sua fundação, tem protagonizado muitos estudos e muitas ações que redefiniram e conduziram o desenvolvimento da Representação Descritiva - Catalogação, inclusive para potencializar a integração e cooperação de informações entre as bibliotecas; como exemplo, cita-se o Programa de Catalogação Cooperativa, o PCC.
Referente ao referido Programa, assinale a alternativa CORRETA:
A Como consequência das ações envoltas no referido Programa, é possível disseminar o conhecimento, independentemente do formato que ele esteja, considerando as possibilidades inerentes aos registros bibliográficos padronizados.
B Em virtude das diferenças linguísticas, não é foco do Programa de Catalogação Cooperativa o aumento e o compartilhamento do uso de registros bibliográficos estrangeiros.
C O desenvolvimento e manutenção de padrões amplamente aceitos para a catalogação não são essenciais para a efetiva Catalogação Cooperativa. Cabe ao catalogador decidir o que é mais adequado para replicar a catalogação.
D As Bibliotecas Nacionais pertencentes a cada país, não necessariamente, são as responsáveis por promover ações para operacionalizar e potencializar a catalogação cooperativa entre as demais bibliotecas.

As Leis de Ranganathan foram utilizadas como moldura conceitual para desenvolver diversos princípios normativos, técnicas e práticas etc, essenciais para a organização de bibliotecas e serviços, ao seguir uma racionalidade científica.
Sobre as leis de Ranganathan, assinale a alternativa INCORRETA:
A 1. livros são para uso; 2. a cada leitor, seu livro; 3. a cada livro, seu leitor; 4. economize o tempo do leitor; 5. uma biblioteca é um organismo em crescimento.
B 1. livros são para uso; 2. a cada leitor, seu livro; 3. a cada livro, seu leitor; 4. economize o tempo do bibliotecário; 5. uma biblioteca é um organismo em crescimento.
C 1. livros são para uso; 2. a cada leitor, seu livro; 3. a cada livro, seu par; 4. valorize o tempo do leitor; 5. uma biblioteca é um organismo em conhecimento.
D 1. livros são para os livros; 2. a cada leitor, seu livro; 3. a cada livro, seu leitor; 4. economize o tempo do leitor; 5. uma biblioteca é um organismo em crescimento.

Sobre a Biblioteca de Alexandria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Biblioteca de Alexandria tinha como função abrigar a maior parte do conhecimento humano da história. ( ) A biblioteca era restrita aos membros dos povos eruditos. ( ) A Biblioteca de Alexandria englobava procedimentos necessários e disponíveis à época de sua existência, para organização e recuperação de seu acervo. ( ) A Biblioteca era a possuidora do primeiro registro histórico de uma catalogação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - F.
B V - F - V - V.
C F - V - F - V.
D V - V - F - V.

Os estudos relativos aos diferentes padrões de metadados se fazem cada vez mais pertinentes no contexto atual da gestão da informação, em especial, para que os bibliotecários consigam atender às demandas de seus usuários com as escolhas e práticas mais adequadas.
Relativo ao conceito de Dublin Core, um dos principais padrões de metadados utilizados, também, no âmbito da gestão técnica da informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Considerado parte importante da infraestrutura da internet, é um padrão internacional para descrição de recursos de informação.
( ) Suas principais características envolvem: simplicidade na descrição dos recursos, interoperabilidade semântica e extensibilidade, mas não apresenta consenso e reconhecimento internacional do escopo do recurso.
( ) Pode ser armazenado em suportes como uma página da web em formato HTM.
( ) O Dublin Core foi uma das primeiras tentativas de realizar a descrição de documentos em meio eletrônico e tem sido bem-sucedida.
a) V - F - V - V.
b) F - V - V - V.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - F.

A representação descritiva é complementada pela representação temática, no sentido de que a primeira representa as características específicas do documento que permitem sua individualização, e define e padroniza os pontos de acesso responsáveis pela busca e recuperação da informação e pela reunião de documentos semelhantes.
A respeito disso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A representação temática de documentos em bibliotecas é percorrida pelo catalogador, através do processo de análise de assunto, que tem o objetivo de propiciar o entendimento do conteúdo, para produzir a informação documentária, que será disponibilizada no catálogo.
II- Com isso compreende-se que a representação temática de livros deve estar amparada por um processo que realmente contribua para a identificação condizente do assunto abordado no documento.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Para garantir a ausência de contradição e a coerência na representação, a padronização dos metadados tem sido uma das temáticas com evidência nas discussões relativas ao desenvolvimento da Representação Descritiva - Catalogação.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A padronização dos metadados é uma das principais alternativas para garantir a interoperabilidade entre sistemas.
( ) Padrões de metadados se referem aos atributos codificados ou identificadores de uma entidade.
( ) O objetivo do padrão de metadados é a não descrição de uma entidade para gerar uma representação unívoca e padronizada que possa ser utilizada para sua recuperação.
( ) Os padrões de metadados ampliam a troca de informações entre as bibliotecas, potencializando a catalogação cooperativa, diminuindo o retrabalho para a descrição de recursos informacionais.
a) F - V - V - V.
b) F - F - F - F.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V - V.

O Formato MARC 21 para dados bibliográficos é o principal formato utilizado para auxiliar nos processos de catalogação, visto que os demais formatos permitem a ampliação de registro dos itens bibliográficos, abarcando diversificados tipos de matérias. Com base no Formato MARC 21 para dados bibliográficos, assinale a alternativa INCORRETA:
A) O Material Misto (MX) é usado para mídias projetáveis e não projetáveis, gráficos bidimensionais, artefatos tridimensionais ou objetos naturais e kits.
B) O Recurso Contínuo (CR) é usado para material textual impresso, eletrônico, manuscritos e microformas, com publicação frequente, por exemplo, em periódicos, jornais e anuários.
C) O livro (BK) é usado para material textual impresso, eletrônico, manuscritos e microformas, por natureza monográfica.
D) A música (MU) é usada para música impressa, eletrônica, manuscritas e microformas, registros sonoros musicais e não musicais.

O desenvolvimento de metadados foi fundamental para que as técnicas e práticas da catalogação pudessem estar efetivamente inseridas no contexto das TIC, bem como para que se pudesse abarcar a crescente necessidade de se garantir a interoperabilidade entre ambientes, softwares e unidades distintas.
Sobre os metadados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Refletem a união entre aspectos tecnológicos e de representação necessários aos novos tipos de recursos e ambientes informacionais com o objetivo de facilitar a recuperação em ambientes digitais.
( ) Os elementos de metadados estão presentes na representação de qualquer suporte de material bibliográfico, digitais ou não. Contudo, a utilização do termo 'metadado' se tornou ainda mais evidente mediante os desdobramentos do fluxo informacional no contexto das TIC e na era digital.
( ) Os metadados são utilizados para garantir a organização, o acesso, a busca e a recuperação das informações em domínios e ambientes informacionais especificamente digitais.
( ) As informações contidas nas fichas bibliográficas de um livro impresso também são elementos de metadados, pois proporcionam dados básicos sobre a obra.
a) V - V - F - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - F.
d) V - F - V - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre a representação gráfica da evolução histórica da catalogação e dos catálogos no século XX Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Especialistas da Biblioteca Nacional e de outras instituições se reúnem em duas ocasiões, em 1983 e 1984, e determinam critérios para o cabeçalho de entrada das entidades brasileiras.
( ) Em 1994 e 1996 houve mudanças na Rede Bibliodata/CALCO - USMARC - MARC21.
( ) Os catálogos começam a ser classificados e há a inclusão de índice de autor por ordem alfabética.
A V - F - V.
B F - V - V.
C V - V - F.
D V - F - F.

A partir do século XIX e, em especial, do século XX, a catalogação já começa a apresentar uma estruturação mais minuciosa e padronizada. Códigos com regras de classificação e catalogação começam a ser desenvolvidos, e os catálogos de bibliotecas são elaborados mediante uma estrutura mais complexa de organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Diversos países, como Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, países escandinavos, Espanha, França, Holanda, Itália, Suíça e Vaticano, já possuíam seus próprios códigos de catalogação.
( ) A Alemanha, os Estados Unidos da América e a França já possuíam seus próprios códigos de catalogação.
( ) O Brasil nunca elaborou o seu próprio código com regras de catalogação.
( ) A Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos, não desenvolveu um catálogo próprio para catalogação, mas vendeu suas fichas catalográficas para bibliotecas do mundo inteiro.
A F - V - V - F.
B F - V - F - F.
C V - F - V - V.
D V - V - V - F.

A Biblioteca do Congresso, desde sua fundação, tem protagonizado muitos estudos e muitas ações que redefiniram e conduziram o desenvolvimento da Representação Descritiva - Catalogação, inclusive para potencializar a integração e cooperação de informações entre as bibliotecas; como exemplo, cita-se o Programa de Catalogação Cooperativa, o PCC.
Referente ao referido Programa, assinale a alternativa CORRETA:
A Como consequência das ações envoltas no referido Programa, é possível disseminar o conhecimento, independentemente do formato que ele esteja, considerando as possibilidades inerentes aos registros bibliográficos padronizados.
B Em virtude das diferenças linguísticas, não é foco do Programa de Catalogação Cooperativa o aumento e o compartilhamento do uso de registros bibliográficos estrangeiros.
C O desenvolvimento e manutenção de padrões amplamente aceitos para a catalogação não são essenciais para a efetiva Catalogação Cooperativa. Cabe ao catalogador decidir o que é mais adequado para replicar a catalogação.
D As Bibliotecas Nacionais pertencentes a cada país, não necessariamente, são as responsáveis por promover ações para operacionalizar e potencializar a catalogação cooperativa entre as demais bibliotecas.

As Leis de Ranganathan foram utilizadas como moldura conceitual para desenvolver diversos princípios normativos, técnicas e práticas etc, essenciais para a organização de bibliotecas e serviços, ao seguir uma racionalidade científica.
Sobre as leis de Ranganathan, assinale a alternativa INCORRETA:
A 1. livros são para uso; 2. a cada leitor, seu livro; 3. a cada livro, seu leitor; 4. economize o tempo do leitor; 5. uma biblioteca é um organismo em crescimento.
B 1. livros são para uso; 2. a cada leitor, seu livro; 3. a cada livro, seu leitor; 4. economize o tempo do bibliotecário; 5. uma biblioteca é um organismo em crescimento.
C 1. livros são para uso; 2. a cada leitor, seu livro; 3. a cada livro, seu par; 4. valorize o tempo do leitor; 5. uma biblioteca é um organismo em conhecimento.
D 1. livros são para os livros; 2. a cada leitor, seu livro; 3. a cada livro, seu leitor; 4. economize o tempo do leitor; 5. uma biblioteca é um organismo em crescimento.

Sobre a Biblioteca de Alexandria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Biblioteca de Alexandria tinha como função abrigar a maior parte do conhecimento humano da história. ( ) A biblioteca era restrita aos membros dos povos eruditos. ( ) A Biblioteca de Alexandria englobava procedimentos necessários e disponíveis à época de sua existência, para organização e recuperação de seu acervo. ( ) A Biblioteca era a possuidora do primeiro registro histórico de uma catalogação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - F.
B V - F - V - V.
C F - V - F - V.
D V - V - F - V.

Os estudos relativos aos diferentes padrões de metadados se fazem cada vez mais pertinentes no contexto atual da gestão da informação, em especial, para que os bibliotecários consigam atender às demandas de seus usuários com as escolhas e práticas mais adequadas.
Relativo ao conceito de Dublin Core, um dos principais padrões de metadados utilizados, também, no âmbito da gestão técnica da informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Considerado parte importante da infraestrutura da internet, é um padrão internacional para descrição de recursos de informação.
( ) Suas principais características envolvem: simplicidade na descrição dos recursos, interoperabilidade semântica e extensibilidade, mas não apresenta consenso e reconhecimento internacional do escopo do recurso.
( ) Pode ser armazenado em suportes como uma página da web em formato HTM.
( ) O Dublin Core foi uma das primeiras tentativas de realizar a descrição de documentos em meio eletrônico e tem sido bem-sucedida.
a) V - F - V - V.
b) F - V - V - V.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - F.

A representação descritiva é complementada pela representação temática, no sentido de que a primeira representa as características específicas do documento que permitem sua individualização, e define e padroniza os pontos de acesso responsáveis pela busca e recuperação da informação e pela reunião de documentos semelhantes.
A respeito disso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A representação temática de documentos em bibliotecas é percorrida pelo catalogador, através do processo de análise de assunto, que tem o objetivo de propiciar o entendimento do conteúdo, para produzir a informação documentária, que será disponibilizada no catálogo.
II- Com isso compreende-se que a representação temática de livros deve estar amparada por um processo que realmente contribua para a identificação condizente do assunto abordado no documento.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Para garantir a ausência de contradição e a coerência na representação, a padronização dos metadados tem sido uma das temáticas com evidência nas discussões relativas ao desenvolvimento da Representação Descritiva - Catalogação.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A padronização dos metadados é uma das principais alternativas para garantir a interoperabilidade entre sistemas.
( ) Padrões de metadados se referem aos atributos codificados ou identificadores de uma entidade.
( ) O objetivo do padrão de metadados é a não descrição de uma entidade para gerar uma representação unívoca e padronizada que possa ser utilizada para sua recuperação.
( ) Os padrões de metadados ampliam a troca de informações entre as bibliotecas, potencializando a catalogação cooperativa, diminuindo o retrabalho para a descrição de recursos informacionais.
a) F - V - V - V.
b) F - F - F - F.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V - V.

O Formato MARC 21 para dados bibliográficos é o principal formato utilizado para auxiliar nos processos de catalogação, visto que os demais formatos permitem a ampliação de registro dos itens bibliográficos, abarcando diversificados tipos de matérias. Com base no Formato MARC 21 para dados bibliográficos, assinale a alternativa INCORRETA:
A) O Material Misto (MX) é usado para mídias projetáveis e não projetáveis, gráficos bidimensionais, artefatos tridimensionais ou objetos naturais e kits.
B) O Recurso Contínuo (CR) é usado para material textual impresso, eletrônico, manuscritos e microformas, com publicação frequente, por exemplo, em periódicos, jornais e anuários.
C) O livro (BK) é usado para material textual impresso, eletrônico, manuscritos e microformas, por natureza monográfica.
D) A música (MU) é usada para música impressa, eletrônica, manuscritas e microformas, registros sonoros musicais e não musicais.

O desenvolvimento de metadados foi fundamental para que as técnicas e práticas da catalogação pudessem estar efetivamente inseridas no contexto das TIC, bem como para que se pudesse abarcar a crescente necessidade de se garantir a interoperabilidade entre ambientes, softwares e unidades distintas.
Sobre os metadados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Refletem a união entre aspectos tecnológicos e de representação necessários aos novos tipos de recursos e ambientes informacionais com o objetivo de facilitar a recuperação em ambientes digitais.
( ) Os elementos de metadados estão presentes na representação de qualquer suporte de material bibliográfico, digitais ou não. Contudo, a utilização do termo 'metadado' se tornou ainda mais evidente mediante os desdobramentos do fluxo informacional no contexto das TIC e na era digital.
( ) Os metadados são utilizados para garantir a organização, o acesso, a busca e a recuperação das informações em domínios e ambientes informacionais especificamente digitais.
( ) As informações contidas nas fichas bibliográficas de um livro impresso também são elementos de metadados, pois proporcionam dados básicos sobre a obra.
a) V - V - F - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - F.
d) V - F - V - F.

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) Representação descritiva I - Catalogação
1 Sobre a representação gráfica da evolução histórica da catalogação e dos catálogos no século XX Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Especialistas da Biblioteca Nacional e de outras instituições se reúnem em duas ocasiões, em 1983 e 1984, e determinam critérios para o cabeçalho de entrada das entidades brasileiras.
(    ) Em 1994 e 1996 houve mudanças na Rede Bibliodata/CALCO - USMARC - MARC21.
(    ) Os catálogos começam a ser classificados e há a inclusão de índice de autor por ordem alfabética.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F.
B
V - F - F. 
C
V - F - V.
D
F - V - V.
2 A partir do século XIX e, em especial, do século XX, a catalogação já começa a apresentar uma estruturação mais minuciosa e padronizada. Códigos com regras de classificação e catalogação começam a ser desenvolvidos, e os catálogos de bibliotecas são elaborados mediante uma estrutura mais complexa de organização. Relativo aos códigos e catálogos, a partir dos referidos séculos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Diversos países, como Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, países escandinavos, Espanha, França, Holanda, Itália, Suíça e Vaticano, já possuíam seus próprios códigos de catalogação.
(    ) A Alemanha, os Estados Unidos da América e a França já possuíam seus próprios códigos de catalogação.
(    ) O Brasil nunca elaborou o seu próprio código com regras de catalogação.
(    ) A Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos, não desenvolveu um catálogo próprio para catalogação, mas vendeu suas fichas catalográficas para bibliotecas do mundo inteiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
F - V - F - F.
C
V - F - V - V.
D
V - V - V - F.
3 A Biblioteca do Congresso, desde sua fundação, tem protagonizado muitos estudos e muitas ações que redefiniram e conduziram o desenvolvimento da Representação Descritiva - Catalogação, inclusive para potencializar a integração e cooperação de informações entre as bibliotecas; como exemplo, cita-se o Programa de Catalogação Cooperativa, o PCC. Referente ao referido Programa, assinale a alternativa CORRETA:
A
As Bibliotecas Nacionais pertencentes a cada país, não necessariamente, são as responsáveis por promover ações para operacionalizar e potencializar a catalogação cooperativa entre as demais bibliotecas.
B
Como consequência das ações envoltas no referido Programa, é possível disseminar o conhecimento, independentemente do formato que ele esteja, considerando as possibilidades inerentes aos registros bibliográficos padronizados.
C
O desenvolvimento e manutenção de padrões amplamente aceitos para a catalogação não são essenciais para a efetiva Catalogação Cooperativa. Cabe ao catalogador decidir o que é mais adequado para replicar a catalogação.
D
Em virtude das diferenças linguísticas, não é foco do Programa de Catalogação Cooperativa o aumento e o compartilhamento do uso de registros bibliográficos estrangeiros.
Atenção: Esta questão foi cancelada, porém a pontuação foi considerada.
4 As Leis de Ranganathan foram utilizadas como moldura conceitual para desenvolver diversos princípios normativos, técnicas e práticas etc, essenciais para a organização de bibliotecas e serviços, ao seguir uma racionalidade científica. 
Sobre as leis de Ranganathan, assinale a alternativa INCORRETA:
A
1. livros são para uso; 2. a cada leitor, seu livro; 3. a cada livro, seu leitor; 4. economize o tempo do leitor; 5. uma biblioteca é um organismo em crescimento.
B
1. livros são para uso; 2. a cada leitor, seu livro; 3. a cada livro, seu leitor; 4. economize o tempo do bibliotecário; 5. uma biblioteca é um organismo em crescimento.
C
1. livros são para uso; 2. a cada leitor, seu livro; 3. a cada livro, seu par; 4. valorize o tempo do leitor; 5. uma biblioteca é um organismo em conhecimento.
D
1. livros são para os livros ; 2. a cada leitor, seu livro; 3. a cada livro, seu leitor; 4. economize o tempo do leitor; 5. uma biblioteca é um organismo em crescimento.
5 Sobre a Biblioteca de Alexandria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Biblioteca de Alexandria tinha como função abrigar a maior parte do conhecimento humano da história.
(    ) A biblioteca era restrita aos membros dos povos eruditos.
(    ) A Biblioteca de Alexandria englobava procedimentos necessários e disponíveis à época de sua existência, para organização e recuperação de seu acervo.
(    ) A Biblioteca era a possuidora do primeiro registro histórico de uma catalogação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - V.
B
F - F - V - F.
C
V - F - V - V.
D
F - V - F - V.
6 Os estudos relativos aos diferentes padrões de metadados se fazem cada vez mais pertinentes no contexto atual da gestão da informação, em especial, para que os bibliotecários consigam atender às demandas de seus usuários com as escolhas e práticas mais adequadas. Relativo ao conceito de Dublin Core, um dos principais padrões de metadados utilizados, também, no âmbito da gestão técnica da informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Considerado parte importante da infraestrutura da internet, é um padrão internacional para descrição de recursos de informação. 
( ) Suas principais características envolvem: simplicidade na descrição dos recursos, interoperabilidade semântica e extensibilidade, mas não apresenta consenso e reconhecimento internacional do escopo do recurso.
 ( ) Pode ser armazenado em suportes como uma página da web em formato HTM. 
( ) O Dublin Core foi uma das primeiras tentativas de realizar a descrição de documentos em meio eletrônico e tem sido bem-sucedida. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - V.
B
F - V - V - F.
C
V - F - V - V.
D
F - V - V - V.
7 A representação descritiva é complementada pela representação temática, no sentido de que a primeira representa as características específicas do documento que permitem sua individualização, e define e padroniza os pontos de acesso responsáveis pela busca e recuperação da informação e pela reunião de documentos semelhantes. Por sua vez, a representação temática tem como objetivo atribuir assuntos aos documentos por meio da classificação bibliográfica, da indexação e da elaboração de resumos, facilitando a recuperação de materiais relevantes que dizem respeito a temas semelhantes. A respeito disso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A representação temática de documentos em bibliotecas é percorrida pelo catalogador, através do processo de análise de assunto, que tem o objetivo de propiciar o entendimento do conteúdo, para produzir a informação documentária, que será disponibilizada no catálogo.
PORQUE
II- Com isso compreende-se que a representação temática de livros deve estar amparada por um processo que realmente contribua para a identificação condizente do assunto abordado no documento.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
8 Para garantir a ausência de contradição e a coerência na representação, a padronização dos metadados tem sido uma das temáticas com evidência nas discussões relativas ao desenvolvimento da Representação Descritiva - Catalogação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A padronização dos metadados é uma das principais alternativas para garantir a interoperabilidade entre sistemas. 
( ) Padrões de metadados se referem aos atributos codificados ou identificadores de uma entidade. 
( ) O objetivodo padrão de metadados é a não descrição de uma entidade para gerar uma representação unívoca e padronizada que possa ser utilizada para sua recuperação. 
( ) Os padrões de metadados ampliam a troca de informações entre as bibliotecas, potencializando a catalogação cooperativa, diminuindo o retrabalho para a descrição de recursos informacionais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F - F.
B
V - V - F - V.
C
F - V - V - V.
D
V - F - V - V.
9 O Formato MARC 21 para dados bibliográficos é o principal formato utilizado para auxiliar nos processos de catalogação, visto que os demais formatos permitem a ampliação de registro dos itens bibliográficos, abarcando diversificados tipos de matérias.
Com base no Formato MARC 21 para dados bibliográficos, assinale a alternativa INCORRETA:
A
O Recurso Contínuo (CR) é usado para material textual impresso, eletrônico, manuscritos e microformas, com publicação frequente, por exemplo, em periódicos, jornais e anuários.
B
A música (MU) é usada para música impressa, eletrônica, manuscritas e microformas, registros sonoros musicais e não musicais.
C
O livro (BK) é usado para material textual impresso, eletrônico, manuscritos e microformas, por natureza monográfica.
D
O Material Misto (MX) é usado para mídias projetáveis e não projetáveis, gráficos bidimensionais, artefatos tridimensionais ou objetos naturais e kits.
10 O desenvolvimento de metadados foi fundamental para que as técnicas e práticas da catalogação pudessem estar efetivamente inseridas no contexto das TIC, bem como para que se pudesse abarcar a crescente necessidade de se garantir a interoperabilidade entre ambientes, softwares e unidades distintas. Sobre os metadados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Refletem a união entre aspectos tecnológicos e de representação necessários aos novos tipos de recursos e ambientes informacionais com o objetivo de facilitar a recuperação em ambientes digitais. ( ) Os elementos de metadados estão presentes na representação de qualquer suporte de material bibliográfico, digitais ou não. Contudo, a utilização do termo 'metadado' se tornou ainda mais evidente mediante os desdobramentos do fluxo informacional no contexto das TIC e na era digital. ( ) Os metadados são utilizados para garantir a organização, o acesso, a busca e a recuperação das informações em domínios e ambientes informacionais especificamente digitais. ( ) As informações contidas nas fichas bibliográficas de um livro impresso também são elementos de metadados, pois proporcionam dados básicos sobre a obra. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - F.
B
F - V - F - V.
C
V - V - F - V.
D
V - F - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina