Buscar

Avaliação Final Representação descritiva II - Catalogação (19552)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:745913)
A+Alterar modo de visualização
Peso da Avaliação4,00
Prova49930894
Qtd. de Questões2
Nota10,00
1A ideia com a adesão do RDA, para auxiliar os processos de catalogação, é tornar os registros das informações bibliográficas ainda mais completos, a exemplo, fornecer campos em que se é possível identificar questões relativas à informação que antes não se existia a possibilidade de serem incluídas na descrição do item e, para não serem excluídas do processo de catalogação, eram indicadas em notas. Descreva três motivos positivos e três negativos para o uso do RDA.
Resposta esperada
Positivos: • ajudará a modernizar os catálogos das bibliotecas; • mudará a forma como pensamos a criação dos registros bibliográficos; • há regras para as autoridades; • menos regras, mais descrição; • requer dos bibliotecários novos estudos; • está sendo traduzida para o espanhol. Negativos: • RDA não é tão nova assim (baseada em um conceito de 1998); • requer reestruturação dos catálogos (sérios problemas no Brasil; • limitado pelo formato MARC; • custos o para o acesso (mínimo R$ 300 reais, na versão impressa, em inglês); • requer dos bibliotecários novos estudos; • requer das instituições investimento para o estudo dos bibliotecários.
Minha resposta
Positivos: Ajudará a modernizar os catálogos das bibliotecas; Mudará a forma como pensamos a criação dos registros bibliográficos; Há regras para as autoridades; Menos regras, mais descrição; Negativos: RDA não é tão nova assim ( baseada em um conceito de 1998); Requer reestruturação dos catálogos ( sérios problemas no Brasil); Limitado pelo formato MARC; Custos o pra o acesso ( minimo 300 reais, na versão impressa, em inglês); Requer dos bibliotecários novos estudos;
2A Descrição Bibliográfica Normalizada Internacional serve como a principal norma de promoção do controle bibliográfico universal. O seu objetivo essencial é o de oferecer coerência aos registros bibliográficos que favoreçam o seu intercâmbio. Nesse sentindo, disserte sobre o objetivo da ISBD.
Resposta esperada
A ISBD busca servir como a principal norma para a formação do controle bibliográfico universal, ou seja, que a informação bibliográfica dos recursos publicados pelos países esteja disponível de forma universalizada e em padrão aceitável internacionalmente.
Minha resposta
O programa ISBD e a norma acordada como padrão internacional pela comunidade de bibliotecária. Como a declaração dos princípios não é destinada, exclusivamente, para bibliotecas, mas servem também aos arquivos e museus,, alem de outras comunidades de informação resta cada área ter suas normativas descritivas Originou em 1969, quando sob a promoção do Comitê sobre Catalogação da ILA realizou-se a Reunião Internacional de Especialista em Catalogação- RIEC, em Copenhague, surgindo nesse evento a proposta de criação de normas que regulassem a forma e o conteúdo das descrições.

Continue navegando