Buscar

GESTÃO E PLANEJAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO E PLANEJAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL 
Prova substitutiva 
 01 - Para Boschetti (2009), o processo de avaliação configura-se como processo contínuo e estruturado, sendo ainda fundamentado pelo monitoramento de uma dada política social. A avaliação pressupõe, ainda, o processo de identificação dos resultados de uma política, sobretudo no que se refere aos impactos ocasionados a partir da intervenção das ações. O processo da avaliação está estruturado também a partir de uma ordem sistemática, de forma articulada de forma interdependente. 
BOSCHETTI, I. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, DF: Conselho Federal de Serviço Social, 2009.
 
Considerando o contexto, quais são os elementos que compõem o processo de avaliação?
 
Elaboração do diagnostico, mapeamento da rede de serviços, identificação, planejamento e avalição 
Jannuzzi (2017) afirma que a avaliação de programas e serviços sociais configura-se como etapa do ciclo de gestão das políticas sociais. A avaliação é compreendida como parte constitutiva do processo de implementação de políticas, sobretudo no que se refere à identificação dos resultados, considerando a busca pela garantia do alcance da finalidade de uma política social. Dessa forma, a avaliação de políticas sociais se expressa como um dos elementos que possibilita o redirecionamento de rotas, bem como a redefinição de planos, programas e projetos, seja para permanência com ajustes ou para exclusão.
JANNUZZI, P. de M. Indicadores Sociais no Brasil. 3. ed. Campinas: Alínea Editora, 2017.
 
A partir do texto, assinale as afirmativas sobre o debate pertinente para a avaliação de políticas sociais.
 
 
I. A avaliação no contexto da gestão possibilita o planejamento, a implementação e o monitoramento dos serviços.
II. A avaliação possibilita o aperfeiçoamento das ações implementadas, bem como a transparência na gestão.
III. A avaliação se configura como potencial, como instrumento democrático de controle da gestão pública.
IV. A avaliação é uma ferramenta para os gestores garantirem seus interesses.
V. A avaliação serve para os governantes e sociedade o controle dos recursos particulares. É correto o que se afirma em:
I II III
No contexto institucional, a dinâmica do planejamento parte das particularidades institucionais, porém o planejamento é fundamental na dinâmica das instituições para a implementação de ações sistematizadas e efetivas. Dessa forma, destaca-se que o planejamento possui dimensões e tipos (GANDIN, 2007). GANDIN, D. Planejamento como prática educativa. 14. ed. São Paulo: Loyola, 2007. Quais são os tipos de planejamento? Estratégico, tático, operativo e participativo 
As premissas do planejamento se expressam em finalidades da organização, valores, princípios, avaliação de riscos, pontos fortes e fracos. Tais premissas balizam o processo complexo e sistemático para implementação das ações, bem como o compromisso ético-político com as demandas sociais (GANDIN, 2007).
GANDIN, D. Planejamento como prática educativa. 14. ed. São Paulo: Loyola, 2007.
 
A partir do trecho, observa-se que:
 
I. No processo de atuação do assistente social, destaca-se um conjunto de mecanismos para a construção e intervenção de projetos sociais. Esses mecanismos se caracterizam em dados das políticas públicas, estudo de situação na busca da mudança de uma determinada realidade social. PORQUE II. A identificação de prioridades envolve critérios de relevância, tratando sobre o impacto da ação; de viabilidade, que definem decisões, prioridades e possibilidades de implementação da proposta.
 As animações l e II são proposições verdade, e a II é uma justificativa correta da I 
Baptista (2007) nos traz que o planejamento prevê limites e possibilidades das ações, dos objetivos e das estratégias. A avaliação das demandas para definição das estratégias se fundamenta no caráter criativo, sobretudo no que concerne à tomada de decisão pautadas em conhecimentos técnico-científicos. Nessa direção, o planejamento se concretiza à medida que define atividades para atender às demandas da realidade.
BAPTISTA, M. V. Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação. 2. ed. São Paulo: Editora Veras, 2007.   No que se refere à definição das atividades, faça a relação entre o planejamento e a organização para o alcance dos objetivos:
 
1. Planejamento
2. Organização
3. Direção
4. Controle
 
(    ) A base de atuação são resultados - assegurar o progresso.
(    ) A base de atuação são pessoas - designar pessoas.
(    ) A base de atuação são coisas - arranjar e relacionar.
(    ) A base de atuação são as ideias - fixar objetivos.
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta. 4 3 2 1 
Segundo Raichelis (2006), o conjunto de ideias que fundamentam as novas relações no processo de gestão das políticas públicas envolve três princípios norteadores. Estes possibilitam que as ações sejam articuladas, buscando uma sinergia entre as políticas, garantindo um caráter intersetorial das políticas sociais, se expressando por meio de um conjunto de ações estratégicas, as quais devem ser discutidas e definidas com a participação de todos os sujeitos envolvidos. RAICHELIS, R. Democratizar a Gestão das Políticas Sociais - Um Desafio a Ser Enfrentado pela Sociedade Civil. In: MOTA, A. E. et al. Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. Brasília, DF: OPAS, 2006. Para a autora, o processo de gestão deve considerar os elementos que direcionam para a garantia dos direitos dos sujeitos envolvidos. Dessa forma, considera-se que a gestão pretende:
 
I. A definição de ações públicascomo resposta a necessidades sociais.
II. A formulação, o gerenciamento e a atuação no fortalecimento do financiamento das políticas sociais.
III. A responsabilidade da implementação das políticas, que é do Estado, com participação ativa da sociedade civil.
IV. A dependência exclusiva do Estado para que as políticas públicas sejam implementadas.
V. A articulação entre política pública e Estado configuradas como corresponsabilidades.
 
É correto o que se afirma em: I II III 
A Constituição Federal Brasileira de 1988, institui o reordenamento das relações socioinstitucionais no processo de gestão das políticas públicas, fundamenta na parceria entre Estado e sociedade civil. Essa forma de governar se configura como gestão social, porque tem “compromisso de assegurar, por meio das políticas e programas públicos, o acesso efetivo a bens, serviços e riquezas da sociedade. Por isso mesmo, precisa ser estratégica e consequente” (SOUZA FILHO, 2013, p. 15).
SOUZA FILHO, R. Gestão Pública e Democracia: a burocracia em questão. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Lúmen Juris, 2013. A partir desse contexto, a discussão da gestão envolve a compreensão:
 
I. Sobre a gestão social como um conjunto de ações articuladas no âmbito das políticas públicas, formulando e operacionalizando ações estratégicas.
II. Sobre a instauração de modelos flexíveis e participativos que envolvam negociação e participação dos usuários e demais interlocutores nas decisões e ações das diversas políticas públicas.
III. Sobre as relações partilhadas entre Estado e sociedade que passam a determinar mudanças na cultura das instituições públicas e de seus agentes nas capacidades propositivas.
IV. Sobre a gestão como uma estratégia para reestruturar o aparelho estatal, de modo a torná-lo mais ágil e eficaz, democratizando a gestão através da criação de novas instâncias de poder e redefinindo as relações entre Estado e sociedade.
V. Sobre a gestão como uma nova ordem ético-política de diversos profissionais para defender seus interesses. 
Estão corretas apenas as afirmativas: I II III IV 
Gandin (2007) afirma que no planejamento, nível da execução, destaca-se a capacidade de definir a alocação de recursos, bem como o desenvolvimento de metodologias específicas para o processo de gerenciamento de dados, recrutamento e gerenciamento dos recursos de gerentes. GANDIN, D.Planejamento como prática educativa. 14. ed. São Paulo: Loyola, 2007. 
Analisando trecho, assinale a alternativa do tipo de planejamento que representa
 R : TÁTICO 
De acordo com Baptista (2013), no que tange ao planejamento social como processo político, o que se planeja necessita de uma tomada de decisão, um posicionamento. Enquanto dimensão política, o planejamento social está organizado em quatro fases: equacionamento, decisão, operacionalização e ação.  Dentre elas, destaca-se a fase do equacionamento, momento em que o corpo de planejadores direciona tudo o que foi planejado.  BAPTISTA, M. V. Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação. 3. ed. São Paulo: Veras, 2013.
 Sendo assim, pode-se dizer que a fase de equacionamento se refere ao(s): 
Conjunto de informações para subsidiar uma tomada de decisão 
O assistente social, ao atuar como gestor no contexto das políticas públicas, tem como pressuposto a análise crítica da realidade social, desvelando as relações institucionais, sobretudo no que se refere à articulação de forças para garantir o processo democrático como princípio da gestão, bem como fortalecer o controle social. Nessa direção, é fundamental que o profissional tenha competência para exercer a função de planejar e avaliar programas, projetos e serviços das políticas públicas (RAICHELIS, 2006).
RAICHELIS, R. Democratizar a Gestão das Políticas Sociais - Um Desafio a Ser Enfrentado pela Sociedade Civil. In: MOTA, A. E. et al. Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. Brasília, DF: OPAS, 2006.
 
A partir disso, observa-se que:
I. A necessidade de analisar a profissão e as relações construídas entre o projeto ético-político, o exercício profissional e suas dimensões a partir do conhecimento da realidade social. PORQUE II. Requer um conjunto de saberes que possibilita o profissional reconhecer as determinações constitutivas do campo profissional, dentre elas a de identificar o modo como opera a relação teoria e prática; como os conhecimentos a orientam; a interpretação dos desafios da gestão social como possibilidade de (re)construir e qualificar as respostas profissionais.
 
Acerca dessas afirmativas, assinale a opção correta.
 As afirmações I e II são proposições verdadeira e a II e uma justificativa correta da I

Outros materiais