Buscar

Atividade Prática Final de Legislação Aplicada à Segurança do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
Atividade Prática Final
)
INSTRUÇÕES:
  Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
  Ao terminar SALVE o arquivo com o nome Atividade Prática;
  Envie o arquivo em formato WORD (.doc, doc.x e etc) pelo sistema no local indicado;
o   Lembrando: Se o arquivo for enviado em formato diferente do solicitado a atividade sera "ZERADA".
  Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Atividade Prática Final de Legislação Aplicada à Segurança do Trabalho
Pesquise e Responda a seguir:
1. Explique a função do SESMT e a sua composição. 
R:
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) reúne um grupo formado por profissionais com o objetivo de promover a saúde e a segurança do funcionário no ambiente de trabalho da empresa. É formado por médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho.
2. Quais são as atribuições do SESMT?
R:
O objetivo principal do SESMT é zelar pela segurança e pela saúde dos colaboradores da empresa, buscando reduzir ou eliminar os riscos existentes no ambiente laboral.
Para isso, o grupo realiza diversas atividades para conscientização, educação e orientação dos funcionários, visando à prevenção dos acidentes e das doenças ocupacionais. O grupo também pode organizar programas, treinamentos, palestras e campanhas para instruir os funcionários sobre os riscos e como se prevenir.
O SESMT também assume outras funções igualmente importantes na empresa. São algumas delas, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 4:
– aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador;
– determinar, quando todas as medidas adotadas de engenharia de segurança e medicina do trabalho não forem suficientes para a eliminação do risco, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), de acordo com o que determina a NR-6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija;
– colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa;
– responsabilizar-se tecnicamente pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos;
– manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR-5;
– analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do(s) indivíduo(s) portador(es) de doença ocupacional ou acidentado(s);
– a elaboração de planos de controle de efeitos de catástrofes, de disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades.
3. Explique como é calculado o dimensionamento do SESMT, pesquise e apresente tabelas para exemplificar. 
R:
O dimensionamento do SESMT se faz com base no grau de risco da atividade principal e o número de funcionários no estabelecimento da empresa.
O grau de risco é a informação que encontramos no Quadro I da NR 04, para então dimensionar o SESMT, com base no Quadro II da mesma Norma.
4. Explique o que é MEI (Microempreendedor Individual).
R:
MEI significa Microeemprendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo. Quando você se cadastra como um, você passa a ter CNPJ, tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.
5. Qual o procedimento passo a passo para se abrir uma MEI?
R:
1º passo: Atender às condições para se tornar um MEI;
2º passo: Criar sua conta Gov.br;
3º passo: Completar seu cadastro no Portal do Empreendedor;
4º Passo: Definir nome fantasia e atividades;
5º Passo: Definir endereço;
6º passo : Emitir o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI)
6. Qual impacto das MEI’s na relação trabalho?
R:O MEI terá um impacto social formidável, já que esses trabalhadores terão acesso a crédito, aumentarão sua renda, contribuirão para geração de empregos. Para a Previdência será muito positivo, porque essas pessoas passarão a contribuir. Ele vai se tornar urna pessoa incluída nos planos de proteção social.
7. Pela nova legislação Trabalhista, o Técnico de Segurança do Trabalho de uma empresa pode ser contratado como MEI? Sim, Não, Por quê?
R:Sim. O Técnico de Segurança do trabalho pode atuar como micro empreendedor individual, como micro empresa e até como empresa. Desde que não seja contratado de forma obrigatória paracumprir o dimensionamento da Nr4. Quando o Técnico de Segurança é contratado por forçade exigência da NR 4 ele deve obrigatoriamente ser contratado como empregado da empresa.
 (
Primeiros Socorros
)

Continue navegando