Buscar

prova 67

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 A formação dos solos depende de um conjunto de agentes atuando sobre a rocha matriz. Estes agentes são chamados de formadores do solo e entre eles temos: os ativos, tais como o clima e os organismos vivos; os passivos, tais como o tempo, as rochas e o relevo. Dessa maneira, a diversidade de solos encontrados no Brasil reflete as variações que ocorrem na natureza dos fatores de formação. Com base no exposto, explique como age o clima, os organismos vivos e o tempo na formação do solo.
Resposta esperada
- Clima: tais como a temperatura e a umidade, regulam o tipo e a intensidade de intemperismo das rochas, o crescimento dos organismos e a distinção entre os horizontes pedogenéticos. - Organismos vivos: auxiliam no processo de decomposição e formação da matéria orgânica do solo. - Tempo: a característica principal de influência é a espessura, pois solos jovens são normalmente menos espessos que os velhos.
2 Voçoroca, pomares com árvores raquíticas e raízes expostas, barreiras caídas nas estradas, caminhos profundos nas pastagens, entulhos em reservatórios de água, rios e ribeirões com águas barrentas, inundação em campos e cidades ribeirinhas são sinais bastante notáveis de aceleração de um processo causado pelo homem na natureza. Disserte sobre esse processo.
Resposta esperada
O uso intensivo desgasta e danifica o solo. Solos com uso intensivo têm baixa fertilidade, baixa diversidade biológica, causando assim a erosão do solo.

Outros materiais