Buscar

Sistemas de Informação Contábil e Planejamento Estratégico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um dos principais sistemas que alimentam o sistema de informação é o sistema de informação contábil. Tem por base as extrações dos dados do sistema contábil visando alimentar o processo de gestão da empresa. Sobre o SIC, assinale a alternativa CORRETA:
A A contabilidade corresponde em um sistema de informações que garante o registro, o acúmulo, o trato e o processamento dos eventos, sem ocasionar a disseminação da informação.
B As informações que o SIC proporciona contemplam as de endividamento, referente à capacidade de pagamento das obrigações que a empresa possui com capital de terceiros em curto e longo prazo. 
C O sistema de informação contábil elabora informações que buscam atender às várias finalidades e somente alguns usuários.
D Os dados processados no do sistema de informação contábil criam somente entradas do sistema mediante a forma de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis.
Toda empresa tem seu crescimento com criação de valor agregado, sempre quando estabelece uma relação estruturada das suas transações com outras entidades, para obter vantagens e máximo de recursos possíveis para suprir as necessidades de seus públicos relevantes. Uma das etapas do planejamento estratégico é analisar o ambiente através da utilização de métodos que permitam identificar e monitorar todas as variáveis ambientais que podem influenciar no desempenho da organização. O ambiente pode ser definido como ambiente interno e ambiente externo que possibilita identificar as oportunidades e ameaças, forças e fraquezas. Com relação ao ambiente remoto ou geral, essas forças representam variáveis ambientais que podem ser de diversas naturezas, como: (I) econômica, (II) social, (III) política, (IV) legal e (V) tecnológica, entre outras. Sobre a relação do planejamento estratégico e as variáveis ambientais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A variável social: as condições políticas ambientais representam as atitudes do poder público frente aos vários segmentos econômicos e às condições políticas gerais do país.
( ) A variável econômica: as condições econômicas que cercam as organizações melhoram e declinam à medida que elas reagem às situações que lhes afetam.
( ) A variável tecnológica: o componente tecnológico do ambiente inclui novas abordagens à produção de bens e serviços e novas tecnologias envolvendo a administração e o processamento de informações.
( ) A variável política:no campo social do ambiente, encontram-se as variáveis relacionadas à população. A maioria delas pode ser medida diretamente através de um recenseamento.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V.
B F - F - V - V.
C F - V - V - F.
D V - V - V – V
Através dos controles contábeis e dos sistemas de informação, a controladoria busca reconhecer erros ou omissões de registros contábeis e comunicar dados aos responsáveis. Sobre os objetivos do controle interno, assinale a alternativa CORRETA:
A Buscar informações apropriadas, confiáveis e que tenham qualidade, desconsiderando o tempo, pois em algum momento serão úteis à tomada de decisão.
B Servir como instrumento de controle para evitar desperdícios e reconhecer erros, sem considerar uma unificação de informação e correção dos desvios.
C Comprovar a verdade de informes e relatórios contábeis, financeiros e operacionais.
D Proteger ativos da entidade, o que compreende bens e direitos e obrigações
O orçamento em toda a sua amplitude pressupõe alguns procedimentos básicos em termos de gerenciamento dos recursos.
 Qual das alternativas não pode ser considerada como um desses procedimentos?
A Executar os planos para atingir as metas.
B Tomar medidas preventivas.
C Definir metas específicas.
D Comparar periodicamente os resultados com as metas estabelecidas.
São seis subsistemas que formam o sistema empresa assim definidos: 1- subsistema institucional; 2- subsistema de gestão; 3- Subsistema de Organização; 4- subsistema psicossocio político-cultural; 5- subsistema de produção, físico-operacional ou físico; 6- subsistema de informação., no que se refere a subsistema de organização assinale a alternativa correta.No que se refere ao subsistema de organização, assinale a alternativa CORRETA:
A Como a empresa é formada por pessoas, deve existir uma sinergia que faça uma inter-relação com os objetivos da empresa. Dentre as competências humanas, a liderança e o conhecimento multidisciplinar permitem a tomada de decisão e ainda a motivação que permite envolver as pessoas, em torno de um objetivo comum. As competências técnicas impactam diretamente na qualidade com que as decisões são tomadas e por consequência necessitam de capacitação permanente.
B A capacidade de comunicar e de expressar também deve ser visto como uma necessidade desse subsistema, pois pessoas devem saber o que se espera deles enquanto avaliados seus desempenhos.
C Este subsistema orienta o comportamento das pessoas na organização baseado no subsistema institucional e modelo de gestão e define as competências humanas e técnicas necessárias ao cumprimento dos objetivos organizacionais.
D Este subsistema tem como foco evidenciar a estrutura organizacional com suas atividades orientadas para consecução do cumprimento da missão. A atuação da gestão na tomada de decisão é orientada pelas limitações impostas aos instrumentos reguladores como políticas, normas e procedimentos definidos pelo modelo de gestão, Portanto, tem-se um importante subsistema que define toda a estrutura de funcionamento da empresa quanto ao aspecto funcional e unidade organizacional e a forma de autonomia das pessoas que executam as atividades relativas a estas funções e a essas unidades organizacionais.
A controladoria, responsável pelo sistema de informações, alimenta as áreas com informações e ainda procura identificar sinergias relativas ao processo de decisão tomada em cada uma delas, integrando com o objetivo da empresa e alinhando com o processo de gestão. A função controle interno, sob responsabilidade e interesse da controladoria, é fundamental para a operacionalização das atividades do controller.
A implantação e o monitoramento do controle interno utilizam-se dos sistemas de informação para gerar e comunicar à organização o ambiente de controle da empresa.Sobre os objetivos de controles internos, assinale a alternativa INCORRETA:
A Assegurar a legitimidade dos passivos da empresa, com o adequado registro e controle das provisões, perdas reais e previstas.
B Registrar adequadamente as diversas operações, de modo a assegurar a eficiente utilização dos recursos da empresa.
C Servir como ferramenta de controle de desperdícios e identificação de erros, estabelecendo uma padronização de informação e correção dos desvios.
D Contestar a veracidade de informes e relatórios contábeis, financeiros e operacionais
Os aspectos relacionados ao estudo das organizações sob a ótica de sistema consideram a empresa como um sistema-empresa inserido em um grande sistema, que é identificado como o seu ambiente de negócios. Neste subsistema define como a empresa deve ser administrada, baseada na definição do modelo de gestão que está alinhada com o subsistema institucional, e do subsistema de produção é que as decisões são tomadas. Caracteriza a orientação ao processo de planejamento, execução e controle.Qual é o subsistema citado?
A Subsistema formal.
B Subsistema de produção.
C Subsistema institucional.
D Subsistema de gestão.
Uma das etapas do planejamento estratégico é analisar o ambiente através da utilização de métodos que permitam identificar e monitorar todas as variáveis ambientais que podem influenciar no desempenho da organização. Destacamos o ambiente interno e externo. Sobre o que identificamos no ambiente externo, assinale a alternativa CORRETA:
A Ciclos e recursos.
B Pontes fortes e pontos fracos.
C Oportunidades e ameaças.
D Vantagens e desvantagens.
Preparar um planejamento envolve determinar o horizonte de tempo que se busca como meta a ser perseguida. Os planejamentos, podem sersubdivididos em três níveis: o planejamento estratégico, o planejamento tático, e o planejamento operacional. Com relação ao planejamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estratégico.
II- Tático.
III- Operacional.
( ) Estratégias para produtos e marketing.
( ) Define operações do dia a dia.
( ) Capacidade de pagamento.
( ) Lucro por produto.
( ) Programa de produção quantitativo e qualitativo.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - III - I - III - II.
B I - III - II - III - II.
C III - I - II - I - III.
D II - I - II - III - I.

Outros materiais