Buscar

Resumo Anamomia (Introdução, Ossos, Músculos, Articulações, etc)

Prévia do material em texto

introdução à anatomia
· Terminologia anatômica: 
· A.= artéria
· Lig.= ligamento
· M.= músculo
· N.= nervo
· R.= ramo
· V.= veia
· Conceitos anatômicos:
· Normal: mais frequente; comum; padrão
· Variação Anatômica: desvio pequeno do padrão, mas que não atrapalha o funcionamento da estrutura ou órgão
· Anomalia: desvio maior do padrão que atrapalha o funcionamento
· Monstruosidade: desvio muito grande do padrão, o qual é incompatível com a vida
· Posição Anatômica: corpo ereto, face voltada para frente, membros superiores estendidos aplicados ao tronco, mãos voltadas para cima, membros inferiores unidos
· Planos de Delimitação:
· Planos de Secção: 
· o plano que divide o corpo em metades direita e esquerda é o mediano (divide o corpo em 2 metades semelhantes), toda secção do corpo feita em planos paralelos ao mediano é uma secção sagital
· planos de secção que são paralelos aos planos anterior e posterior são frontais (corte frontal).
· planos de secção que secção paralelos aos planos cranial e podálico é denominado transversal (corte transversal).
· Eixos do Corpo Humano: linhas imaginárias traçadas no corpo considerando-o dentro de um paralelepipedo
· eixo sagital (ântero-posterior): perpendicular ao plano frontal; permite os movimentos de abdução e adução
· eixo longitudinal (crânio-caudal): perpendicular ao plano transversal (horizontal); possibilita os movimentos de rotação
· eixo transverso (látero-lateral): perpendicular ao plano sagital
· Termos de movimento: 
· flexão: curvatura ou diminuição do ângulo entre os ossos e as partes do corpo
· extensão: aumentar o ângulo entre os ossos e as partes do corpo
· adução: movimento na direção do plano mediano
· abdução: afastar-se do plano mediano
· rotação medial: traz a face anterior de um membro para perto do plano mediano
· rotação lateral: leva a face anterior para longe do plano mediano
· retrusão: movimento para trás
· protrusão: movimento para frente
· pronação:movimento do antebraço e mão que gira o rádio medialmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mão olha posteriormente.
· supinação: movimento do antebraço e mão que gira o rádio lateralmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mão olha anteriormente
· inversão: movimento da sola do pé em direção ao plano mediano
· eversão: movimento da sola do pé para longe do plano mediano
· dorsi-flexão (flexão dorsal): movimento de flexão na articulação do tornozelo, como acontece quando se caminha morro acima ou se levantam os dedos do solo
· planti-flexão (flexão plantar): dobra o pé ou dedos em direção à face plantar, quando se fica em pé na ponta dos dedos.
ossos	Comment by Micaela Herford: por serem uma estrutura inervada e irrigada, os ossos sensibilidade, alto metabolismo e capacidade de regeneração	Comment by Carolina Alayon: todos os ossos do corpo, com exceção do osso hioide, apresentam articulação com pelo menos um outro osso.
· Funções
· proteção: arcabouço que envolve órgãos importantes
· sustentação: suporta tecidos moles; fixa órgãos e tecidos
· armazenamento de substâncias orgânicas e minerais (cálcio, fósforo)
· movimentação: sistema de alavancas que ao movimentadas pelos músculos permite a movimentação do corpo
· produção de elementos do sangue (lipídios)
· Classificação quanto ao tipo de tecido ósseo
· tecido ósseo compacto: camada externa; conjunto de canais que são percorridos por nervos e vasos sanguíneos (através dos vasos que chegam as substâncias nutrícias)
· tecido ósseo esponjoso: camada interna; não possuem sistema de canais; leveza
· Desenvolvimento do osso:
· Intramembranosa: tecido ósseo surge no meio do mesênquima (não diferenciado); formador de ossos da abóbada craniana	Comment by Micaela Herford: contribui para o crescimento dos ossos curtos e para o crescimento em espessura dos ossos longos
· Endocondral: o tecido ósseo se desenvolve sobre um molde cartilaginoso; formador da maioria dos ossos
· Periósteo: camada de tecido conjuntivo especializado que reveste os ossos, é produtor de osso, devido o acúmulo de osteoblastos
· Remodelação óssea
· reabsorção: osteoclasto degrada a matriz óssea
· reversão: células mononucleares superficiais se recrutam com novos osteoblastos
· formação: osteoblastos produzem nova matriz óssea
· terminus: período de repouso prolongado até o início de outra remodelação
· Classificação os ossos
· osso longo: comprimento maior que a largura e espessura ex:fêmur, tíbia
· osso plano: apresenta comprimento e largura equivalentes, predominando a espessura ex:esterno
· osso curto: apresenta equivalência nas tres dimensoes ex: ossos do carpo e tarso
· osso irregular: morfologia complexa ex:vértebra
· osso pneumático: apresenta cavidades, revestidas de mucosa e contendo ar ex:ossos do crânio
· ossos sesamóides: desenvolvem-se na substância de certos tendões ou da cápsula fibrosa que envolve certas articulações ex:patela
sistema articular- articulações (ARTROLOGIA)
ARTICULAÇÃO = “JUNTAS”
O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos. Todos os ossos do corpo, com exceção do osso hioide*, apresentam articulação com pelo menos um outro osso.
*
funções e características:
· possuem duas funções principais:
· manter os ossos juntos e;
· permitir a movimentação do esqueleto (evitam desgastes)
 Graças à presença das articulações, temos um corpo estável que consegue, por exemplo, manter a postura ereta. Além de garantir a união do esqueleto, as articulações evitam também o desgaste dos ossos.
CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO MOVIMENTO (esquema):
Sinartrose: articulação em que os ossos se acham rigidamente unidos, sem nenhuma cavidade sinovial intermediária, e que se apresenta sob três formas: sutura, esquindilese e gonfose.
Anfiartrose: articulação semimóvel entre os ossos conectada por discos de fibrocartilagem (p.ex., entre as vértebras) ou por membranas sinoviais (como na sínfise pubiana).
Diartrose: articulação móvel que pode ser movimentada em todos os sentidos; abartrose.
Classificação das articulações:
Existem diferentes formas de classificar uma articulação, sendo a mais comum a classificação que utiliza como critério o material encontrado entre os ossos. De acordo com esse critério, podemos dividi-las em:
· FIBROSAS/”SINEARTROSE”
Também chamada de articulação imóvel,possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de choque.
A articulação fibrosa pode ser classificada em: suturas, sindesmoses e gonfoses. As suturas são de união extremamente forte, pouco movimento, cranianas (formas: serrátil, plana e escamosa). Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula, faixa de tecido fibroso (ligamento ou uma membrana fibrosa; sindesmose tíbio fibular - membrana interóssea da perna) e de movimento discreto (ex. sindesmose rádio-ulnar - membrana interóssea do antebraço. A gonfose é um termo para a articulação específica entre os dentes e seus receptáculos, os alvéolos dentários, entre dente e osso; “é uma inserção de um processo cônico em uma cavidade. É uma articulação restrita à fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilas”.
· CARTILAGÍNEAS
Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel,apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose (Cartilagem Hialina) - algumas podem ser temporária (crescimento) e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise (Fibrocartilagem) : ossos são unidos por tecido fibroso forte/fibrocartilagem permitindo absorção de choque e são ligeiramente móveis, apesar de pouca elasticidade, são resistentes e estáveis. As articulações cartilaginosas são encontradas nos ossos do quadril e entre as vértebras.
· SINOVIAIS/”DIARTROSE”
estruturas:
1. Cartilagem Articular-Revestimento de cartilagem hialina que cobre as faces articulares dos ossos com umasuperfície lisa e deslizante. Reduz o atrito entre os ossos durante o movimento (ex. joelho)
2. Cavidade Articular-A característica única da articulação sinovial é a presença de um espaço articular. Possibilita movimento da articulação.
3. Líquido Sinovial-Viscoso;Responsável pela nutrição das cartilagens articulares e lubrificação
4. Cápsula Articular-Membrana fibrosa (parte mais externa) ; Membrana sinovial (parte mais interna, produz o líquido sinovial)
Essa articulação, também chamada de móvel, observa-se o livre deslizamento entre a superfície de um osso e outro em virtude da presença de um líquido denominado de sinovial, permitindo movimentos amplos, compreendem a maioria das articulações. Diferentemente das outras formas de articulação, as peças articuladas unem-se por meio da cápsula articular, onde o líquido está localizado.
Vale salientar que as articulações sinoviais podem ser classificadas de acordo com a capacidade de movimentação que possuem. De acordo com a classificação funcional, se elas se movem em apenas um eixo de rotação, recebem o nome de uniaxiais; se possuem dois eixos, são chamadas de biaxiais; e se possuem três eixos, recebem o nome de poliaxiais ou não-axial.
· Def. = nº de planos nos quais os segmentos ósseos de uma articulação se movem, sendo que esses planos são determinados pelo nº de eixos que a articulação possui
· Monoaxial: realiza o mov. em 1 eixo; ex. cotovelo c/ um eixo envolvido não permite outro mov. a não ser a flexão e extensão
· Biaxial: realiza o mov; em 2 eixos apresentando abdução e adução, flexão e extensão.
· Triaxial: realiza o mov. em 3 eixos/ex. art.quadril
CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA - articulações sinoviais
· Plana: não-axiais; permite discreto deslizamento, c/ pouca amplitude de mov.; ex. articulações intercarpais
· Gínglimo (dobradiça): uniaxiais; flexão/extensão; cotovelo, joelho, arts. interfalangeanas; Ex. articulação úmero-ulnar
· Trocóidea (pivô): uniaxiais; rotação; Ex. art. rádio ulnar proximal
· Condilar - Elipsóidea: superfície convexa +concavidade elíptica; biaxial; flexão, extensão, abdução, e adução (*Não há rotação); Ex. entre metatarso e falange (metacarpofalangeanas e metatarsofalangeanas)
· Selar: superfície concavoconvexa; biaxial flexão, extensão, absução e adução; Ex. art. carpometacarpal do polegar
· Esferóidea: bola + soquete; triaxial; flexão, extensão, abdução, adução e rotação; ombro e quadril; Ex. art. quadril
As articulações sinoviais movem-se de várias maneiras. Entre os movimentos realizados por esse tipo de articulação, podemos citar a flexão, extensão, abdução, adução, rotação, pronação, inversão, refração, elevação e depressão.
COMPONENTE ANATÔMICOS ESSENCIAIS - articulações sinoviais
Ligamentos: são estruturas especializadas que ligam os ossos entre si, promovendo estabilidade das articulações, e servem de guia para o movimento articular. Sejam eles intracapsulares ou extracapsulares.
· Ligamentos extracapsulares: constituídos por fibras colágenas dispostas paralelamente
· Lig. Colateral Tibial - conecta face medial do fêmur até o côndilo medial da tíbia
· Lig. Colateral Fibular - Estende-se do côndilo lateral do fêmur até a cabeça da fíbula.
· Ligamentos extracapsulares
· Lig. Iliofemoral - porção espessada da cápsula articular que se estende até a espinha ilíca anteroinferior
· Lig. Isquiofemoral - poção espessada da capsúla articular que se estende da parede isquiática do acetábulo até o colo do fêmur
· Ligamentos intracapsulares: são maleáveis e flexíveis para permitir perfeita liberdade de movimento
· Lig. Cruzado Anterior
· Lig. Cruzado Posterior
· Lig. da cabeça do fêmur
COMPONENTE ANATÔMICOS ACESSÓRIOS - articulações sinoviais
· Meniscos: são discos de fibrocartilagem entre os côndilos tibial e femoral, ajudam a compensar as formas irregulares dos ossos e a fazer o líquido sinovial a circular
· Discos: disco fibrocartilaginoso que divide a cavidade articular
MÚSCULOS
funções e características:
· manutenção da temperatura corpórea
· suportam e protegem órgãos viscerais e tecidos internos
· determinam a sustentação postural
· mantém as peças ósseas unidas
· 400 músculos; 40% a 50% da massa corporal; geralmente, em pares.
diferenciação do músculo esquelético, cardíaco e liso:
· Esquelético
· estriado e controle voluntário
· localização: cobrindo o esqueleto
· estrutura: 
- células alongadas e fusiformes (=fibra) e multinucleadas, se agrupam em fascículos, que se agrupam em músculos {quanto maior o n° de fibras, maior a força (potência)} & {quanto maior o comprimento, maior a capacidade de contração (encurtamento)};
- contração: redução do comprimento da fibra celular em ⅓ ou ½
· MÚSCULO ESQUELÉTICO: 
· ENVOLTÓRIOS
· Epimísio - camada de tecido conjuntivo mais externa, geralmente fundida com a fáscia muscular, que envolve os músculos
· Perimísio - reveste os fascículos, constituindo proteção e trajeto para nervos e vasos sanguíneos
· Endomísio - camada de tecido conjuntivo que reveste cada fibra muscular. Leva os capilares e nervos que nutrem e inervam cada fibra muscular
· FIXAÇÕES
· músculo → osso
· músculo → músculo
· músculo → pele
· COMPONENTES ANATÔMICOS DOS MÚSCULOS ESTRIADOS ESQUELÉTICOS
· Ventre muscular: porção média do músculo (contrátil ativa) - parte vermelha; “carne”
· alguns músculos apresentam mais de um ventre muscular, com tendões intermediários situados entre eles: digástricos os músculos que apresentam 2 ventres e poligástricos os que apresentam número maior de ventres (ex. m. reto do abdome)
· Tendões: em forma de cordas, cilindroide ou fita/tiras, nas extremidades dos músculos; comprimento invariável - resistentes ao estiramento, praticamente inextensíveis; suprimento vascular escasso - brancos/esbranquiçados e brilhantes; inserem (ligam) um músculo a um osso (periósteo); formados principalmente de fibras colágenas entrelaçadas com tecido conjuntivo frouxo; 
	TENDÕES
	são cordões resistentes não contráteis de tecido conjuntivo(colágeno) que inserem cada extremidade de um músculo ao osso e transmitem a força da contração muscular para o osso, gerando assim o movimento (ligam os músculos aos ossos).
	LIGAMENTOS
	são tecidos semelhantes aos tendões que circundam as articulações e conectam um osso a outro. Ajudam no reforço e estabilização das articulações, permitindo os movimentos somente em determinadas direções.
	NERVO
	formado por fibras motoras e sensitivas, que conduz impulsos de uma parte do corpo a outra.
· Aponeurose: formato de lâmina; inserem (conectam os músculos aos ossos; compostas de fibras colágenas compactas entremeadas por tecido conjuntivo frouxo. 
· semelhanças: conectam músculos a ossos ; compostos de fibras colágenas entrelaçadas com tecido conjuntivo frouxo
* tendões e aponeuroses nem sempre se prendem ao esqueleto, podendo ligar com outros elementos como cartilagem, cápsulas articulares, derme, tendão de outro músculo
· Fáscia Muscular: lâmina de tecido conjuntivo (fibrocartilaginoso) que envolve cada músculo individualmente
· funções: facilita o deslizamento dos músculo ; serve de inserção para alguns músculos ; bainha elástica de contenção que favorece a eficiência do trabalho de tração durante a contração muscular
· em certos lugares a fáscia muscular pode se apresentar muito espessa e assim, partem prolongamentos que se fixam nos ossos chamados septos intermusculares
· 
Retináculos: espessamentos transversais da fáscia muscular que retém os tendões, evitando que se curvem para fora da posição durante uma atividade
· Cardíaco
· estriado e controle involuntário
· localização: coração
· estrutura:
· células alongada, ramificadas, com estriações transversais e unidas por discos intercalares;
· contração involuntária (Sistema Nervoso Autônomo), vigorosa e rápida
· Liso
· não apresenta estriações e controle involuntário
· localização: reveste parte da parede de órgãos ocos (traquéia, estômago, bexiga, útero, trato intestinal…)	
· estrutura:
- células alongadas, fusiformes, uninucleadas(núcleo centralizado), não estriadas;	Comment by Carolina Alayon:nos músculos longos é comum haver uma convergência das fibras musculares em direção aos tendões de origem e inserção, de tal modo que, a parte média tem maior diâmetro que as extremidades, caracterizando o como fusiforme; alongado e com as extremidades mais estreitas que o centro .
- Inervação: SN Simpático e Parassimpático;
- contração lenta
· função: comprimir o conteúdo da cavidade do órgão oco
· MODIFICAÇÕES DAS FIBRAS MUSCULARES -	Comment by Carolina Alayon: checar se esta completo
Hipertrofia : aumento do volume das células (aumento das miofibrilas) 
Atrofia : diminuição do volume das células (diminuição das miofibrilas)
· ORIGEM X INSERÇÃO -
Origem: extremidade muscular fixada na peça óssea que NÃO se desloca. É também chamada de ponto fixo. Geralmente Proximal
Inserção: É extremidade muscular que está fixada na peça óssea que se desloca. Também chamada de ponto móvel. Geralmente Distal
· CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FORMA -
Quanto à:
· forma e arranjo de fibras
· Paralelas (em relação ao tendão): podem ser encontradas em músculos longos*, fusiformes, largos, em leque e orbiculares 
*predomina comprimento
· Oblíquas (em relação ao tendão): denominam-se peniformes
· Peniforme unipenado - se liga à apenas uma margem do tendão
· Peniforme bipenado - se liga nas duas margens do tendão
· Circular: músculos circulares que rodeiam orifícios e canais, como os músculos orbiculares.
· Origem: número de tendões de origem
· músculos bíceps, tríceps ou quadríceps, conforme apresentam 2, 3 ou 4 cabeças de origem
· Inserção: número de tendões de inserção
· os músculos podem se inserir por mais de um tendão (bicaudados e policaudados)
· Ventre Muscular: número de ventres
· músculos que apresentam mais de um ventre muscular, com tendões intermediários situados entre eles (digástricos e poligástricos)
· Ação
· flexor, extensor, adutor, abdutor, rotador medial, rotador lateral, pronador, supinador, flexor plantar, flexor dorsal, depressores ou abaixadores, levantadores ou elevadores, orbiculares, esfíncteres, dilatadores, tensores, retratores ou protratores.
· Músculo Esquelético: flexores, extensores, adutores,abdutores; rotadores laterais, rotatores mediais; pronador, supinador
 sistema circulatório=
SISTEMA CARDIOVASCULAR + SISTEMA LINFÁTICO
SISTEMA CIRCULATÓRIO = arterial, venoso e linfático
SISTEMA CARDIOVASCULAR = coração + vasos sanguíneos
· CIRCULAÇÃO SISTÊMICA
função do sistema vascular:
· transporte do sangue p/ o líquido intersticial e células
· transporte do sangue p/ o coração
· trocas de nutrientes/gases
· produtos de metabolismo e hormônio
· Estrutura das paredes dos vasos:
· Túnica Adventícia (com terminações nervosas)
· Túnica Média (pobre em fibras musculares)
· Túnica Íntima (endotélio + vasos + membrana elástica)
· Lâmina elástica interna
Endotélio
Função: levar material nutritivo e oxigênio as células, que foi absorvido pela digestão dos alimentos
O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituidos por tubos, no interior dos quais circulam os humores. Os tubos são chamados vasos e os humores são o sangue e a linfa.
· Coração 
· Forma - cone invertido, apresenta uma base, um ápice e faces (esternocostal, diafragmática e pulmonar)
· Localização - cavidade torácica, atrás do esterno, acima do diafragma, sobre o qual em parte repousa (o espaço entre os sacos pleurais dos dois chama mediastino)
· Propriedades físicas: contratilidade; automaticidade; condutibilidade
· Valvas: dispositivos orientadores da corrente sanguínea
· Sulcos: interventricular (anterior e posterior)
 coronário
· Vasos da base: a área da base não tem uma delimitação nítida pois é onde estão as raízes dos vasos pelos quais o sangue sai ou chega do coração.
Átrio direito → veia cava superior e veia cava inferior
Átrio esquerdo → veias pulmonares ( 2 de cada pulmão
Ventrículo direito → tronco pulmonar, que bifurca nas artérias pulmonares direita e esquerda 
Ventrículo esquerdo → artéria aorta (cima, trás, esquerda - forma o arco da aorta)
· Esqueleto fibroso do coração: massa contínua de tecido conjuntivo fibroso que circunda os locais de comunicação dos átrios com os ventrículos, nele se inserem as valvas cardíacas
· funções: fixação para o miocárdio ; isolador elétrico ; fixação para as válvulas das valvas
	
	Sístole (contração)
	Diástole (relaxamento)
	Abre
	V. Aórtica e Pulmonar
	V. Mitral e Tricúspide
	Fecha
	V. Mitral e Tricúspide
	V. Aórtica e Pulmonar
· Irrigação: origem das coronárias (seios aórticos direito e esquerdo)
· Drenagem (veias cardiácos e seio coronário)
· Pericárdio: saco fibro-seroso de parede dupla que envolve o coração separando-o dos outros órgãos do mediastino e limitando sua expansão durante a diástole ventricular. Contém uma camada externa (pericárdio fibroso) e uma camada interna (pericárdio seroso)
· pericárdio seroso: possui a lâmina parietal aderente ao pericárdio fibroso e a lâmina visceral aderente ao miocárdio, também chamado de epicárdio. Entre as duas lâminas existe a cavidade do pericárdio preenchida por uma camada líquida que permite o deslizamento das lâminas durante as mudanças de volume do coração.
· Camadas
· Miocárdio: constituído pelo tecido muscular estriado cardíaco, disposição helicoidal das fibras
· Endocárdio: forra internamente o miocárido (endotélio)
· Epicárdio: camada serosa que forra externamente ao miocárdio
· Morfologia Interna
· Apresenta septos subdivididos em 4 câmaras:
· Septo Atrioventricular (horizontal)
· Septo Interatrial (vertical) - porção superior
· Septo Interventricular - porção inferior
· Óstios atrioventriculares: orifícios (direito e esquerdo) que possibilitam a comunicação do átrio direito com o ventrículo direito e do átrio esquerdo com o ventrículo esquerdo, localizados no septo atrioventricular
· Valvas Atrioventriculares: permitem a passagem do sangue apenas do átrio para o ventrículo
As trocas entre o sangue e os tecidos ocorrem nos capilares, extensas redes de vasos de calibre reduzido e de paredes muito finas. Por meio da permeabilidade seletiva, o material nutritivo e oxigênio passam dos capilares para os tecidos, e produtos do resíduo metabólico (inclusive CO2 ) passam dos tecidos para o interior dos capilares.
Tipos de circulação:
· Pequena circulação (pulmonar): tem inicio no ventriculo direito, onde o sangue é bombardeado para a rede capilar dos pulmões. Depois de sofrer a hematose, o sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo (coração - pulmão - coração)	Comment by Micaela Herford: processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbonosangue venoso é convertido em sangue arterial
· Grande circulação (sistêmica): tem inicio no ventriculo esquerdo, de onde o sangue é bombardeado para a rede capilar dos tecidos do corpo. Após as trocas, o sangue retorna pelas veias do átrio direito. (coração - tecidos - coração)
sistema Circulatório II
· Artérias – conduzem o sangue para fora do coração; circulação centrífuga
· arteríolas – luz estreita e paredes espessas (tônus da musculatura lisa -pressão arterial-papel importante na regulação do fluxo sanguíneo para os capilares)
· artérias musculares ou distribuidoras – (principalmente fibras musculares circulares nas paredes - reguladoras do fluxo sanguíneo).
· artérias elásticas – as maiores – c/ elastina – a túnica adventícia tem vasum vasorum (vaso dos vasos)
· Veias - devolvem o sangue para o coração; circulação centripeta; tributárias ou afluentes
· Válvulas das veias: pregas membranosas da camada interna da veia em forma de bolso (borda aderente, borda livre e seio)
· função: orientar a corrente sangüínea na direção do coração, impedir o refluxo de sangue
· Principais vasos do corpo humana e sua distribuição
SISTEMA LINFÁTICO
· sistema auxiliar de drenagem
· capilares linfático
Funções do Sistema Linfático:
· Transporte do excesso de líquido intersticial;
· Rota de transporte de gorduras e vitaminas do intestino delgado;· Mecanismo de defesa imunológica: linfócitos
Relacionando anatomicamente e funcionalmente ao sistema cardiovascular:
1. vasos linfáticos - extensa rede de capilares e amplos vasos coletores e troncos linfáticos (desembocam em veia pescoço)
2. linfonodos - filtros
3. órgão linfóides - tonsilas; baço; timo
capilares do sistema → líquido intersticial → capilares linfáticos
cardiovascular (linfa)
ÓRGÃOS LINFÓIDES:
- Baço -
- Funções:
1. produz macrófagos
2. produz linfócitos (produzem anticorpos e são células de defesa)
3. na vida fetal, produz vários tipos de células do sangue
- Timo -
- desenvolvimento máximo aos 11-12 anos
- Função:
	age na diferenciação dos linfócitos T e produz hormônios, tais como a timosina, que estimula outros órgãos linfáticos
Sistema Respiratório
· Conceito: sistema que permite a absorção de oxigênio pelo organismo e a eliminação do gás carbônico resultante da oxidação celular.
· Função: suprir oxigênio ao organismo; remover o gás carbônico do organismo
· Divisão: 
· porção de condução: ar conduzido até os brônquiolos terminais
· órgãos tubulares cuja função é levar o ar inspirado até a porção respiratória (pulmões), e desta conduzir o ar expirado, eliminado o CO2 .
· Nariz; Faringe; Laringe; Traquéia; Brônquios
· Nariz
· funções: olfação; respiração (filtração, umidificação e aquecimento do ar); recepções de secreções dos seios paranasais e ductos nasolacrimais; expelir secreções
· Cavidade Nasal
· anteriores - narinas
· posterior - coanas
· superior - ossos nasais, frontal, etmoide, esfenoide
· inferior: maxila e lâmina horizontal do osso palatino
· Conchas e Meatos nasais: localizados nas paredes laterais da cavidade nasal 
· Epitélios da Cavidade Nasal: parte olfatória (fibras nervosas); parte respiratória (ar aquecido e umedecido)
· epistaxe: sangramento nasal (vasos pequenos)
· Seios Paranasais: auxiliam no processo de ar inspirado
· seio frontal
· seio etmoidal
· seio esfenoidal
· seio maxilar
· função: reduzir o peso dos ossos da cabeça; servir como caixa de ressonância de som
· Faringe: 
· função: respiração e digestão (canal comum para passagem de ar e alimento)
· Laringe:localizada anteriormente à faringe, continua-se com a traquéia
· função: respiração e fonação
· cartilagem: cuneiforme; corniculada; aritenóide (cordas vocais se fixam); epiglote; tireóidea; cricóidea
· glote: abertura entre as pregas vocais através da qual o ar entra na laringe
· Traquéia: tubo cartilaginoso e muscular do sistema respiratório, que conduz o ar da laringe aos brônquios principais
· cartilagem da traqueia
· ligamentos anulares
· parede membranácea
· carina da traqueia
· Músculos Respiratórios
· Inspiração: Mm diafragma, intercostais externos e internos
· Expiração: Mm intercostais internos, transverso do tórax
· Acessórios: Mm escalenos, esternocleidomastóideo
· Pleura pulmonar: saco seroso fechado duplo
· pleura visceral ou pulmonar: adere aos pulmões
· pleura parietal: reveste a cavidade toráxica
· cavidade pleural: preenchida por fluido pleural, permite o deslizamento dos folhetos (pressão subatmosférica)

Continue navegando