Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual (Cod.745216)

Prévia do material em texto

O processo caracteriza-se por um conjunto de atos concatenados e ordenados que visam a uma sentença. Desta forma, o processo não é algo palpável, mas sim abstrato, sendo que os atos praticados visam a uma decisão final. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três principais sujeitos do processo:
A
Estado-juiz, autor e réu.
B
Defensoria Pública, testemunha e réu.
C
Ministério Público, autor e vítima.
D
Tribunal de Contas, autor e réu.
2Para determinadas ações, o autor, se for casado, para ter capacidade, necessita do consentimento do seu cônjuge, conforme o artigo 73 do Código de Processo Civil. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Que verse sobre direito real imobiliário, salvo quando casados sob o regime de separação absoluta de bens. ( ) Que tenha por objeto o reconhecimento, a constituição ou a extinção de ônus sobre imóvel de um ou de ambos os cônjuges. ( ) Um dos cônjuges somente pode assinar quando houver dívida contraída por um deles em favor da família. ( ) Aplica-se o disposto neste artigo a casais divorciados sendo o fato comprovado nos autos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BRASIL. Código de Processo Civil - Lei n°13.105 / 2015. Brasília, DF: Senado, 2015.
A
F - V - F - V.
B
V - F - V - F.
C
F - F - V - V.
D
V - V - F - F.
3
Promulgada em outubro de 1988, a atual Constituição Federal trouxe avanços significativos na realidade brasileira. Dessa forma, em relação às características do direito de ação, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um princípio do direito processual: 
A
Publicidade.
B
Censura.
C
Limitada defesa.
D
Objetividade.
4A nomeação do curador especial ocorre para conceder mais proteção a determinadas partes que estejam em situação de inferioridade na relação processual. Sobre o artigo 72 do Código de Processo Civil, analise as sentenças a seguir: I- Incapaz, se não tiver representante legal ou se os interesses deste colidirem com os daquele, enquanto durar a incapacidade. II- Réu preso revel, bem como ao réu revel citado por edital ou com hora certa, enquanto não for constituído advogado. III- A curatela especial será exercida pela vítima, nos termos da lei. IV- A curatela especial será exercida pelo Juiz de Direito, nos termos da lei. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BRASIL. Código de Processo Civil - Lei n°13.105 / 2015. Brasília, DF: Senado, 2015.
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
A sentença II, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.
5
Princípio geral do processo que atribui às partes toda a iniciativa, seja na instauração do processo ou no seu impulso. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um princípio com esses aspectos: 
A
Devido processo legal. 
B
Verdade real.
C
Dispositivo. 
D
Eventualidade.  
6
Joana ajuizou ação de reintegração de posse contra Pietra, tendo como objeto um imóvel. Tal ação deverá ser proposta em qual foro?
A
Da situação do imóvel, cujo juízo tem competência absoluta.
B
Do domicílio dos autores, cujo juízo tem competência relativa.
C
Do domicílio dos réus, cujo juízo tem competência mista.
D
Da situação do imóvel, cujo juízo tem competência relativa.
7
Jurisdição pode ser considerada um poder legal no qual são investidos certos órgãos e pessoas de aplicar o direito nos casos concretos. Dessa forma, quanto ao critério absoluto de fixação de competência, assinale a alternativa CORRETA:
A
Critério em razão da matéria significa que a competência é determinada pelo mês de julgamento.
B
Critério em razão do lugar significa que a competência é determinada sempre pelo lugar onde o juiz reside.
C
Critério em razão da matéria significa que a competência é determinada pela matéria objeto do processo.
D
Critério em razão da pessoa significa que a competência é determinada pela quantidade de pessoas em um dos polos do processo.
8A ação é o direito, constitucionalmente garantido, de se exigir a prestação jurisdicional diante de uma lesão ou ameaça de lesão, possuindo algumas teorias sobre a natureza jurídica. Sobre a Teoria da Ação como Direito Potestativo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Trata-se do direito de obter uma atuação concreta da lei contra um adversário, sendo que esse adversário não pode impedir que a atividade jurisdicional seja exercida. ( ) Essa teoria vigorou até meados do século XIX e de acordo com sua concepção, o Direito Processual não era uma ciência autônoma, mas apenas um mero "apêndice" do direito material, isto é, um mero adendo do direito civil. ( ) O direito de agir é antecedente ao seu exercício. Desta forma, o direito de ação, além de autônomo, é independente do direito material. ( ) A existência de proteção jurisdicional apenas pode ser satisfeita a partir de uma tutela concreta, o direito de ação só existiria em casos de sentença favorável ao autor. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - F.
B
F - V - F - V.
C
F - F - V - V.
D
V - F - V - F.
9
O direito processual é aquele que diz respeito aos processos civis e criminais. Abarca o conjunto de normas que regulam todos os aspectos da função jurisdicional do Estado e que estipulam os trâmites pelo direito positivo em casos concretos. Nesse sentido, quais são alguns dos princípios gerais do processo civil? 
A
Domínio do fato, vedação à prova ilícita, contraditório e ampla defesa. 
B
Economia processual, publicidade dos atos processuais, eventualidade. 
C
Presunção de inocência, direito ao juiz natural, inércia. 
D
Individualização da pena, duração razoável do processo, livre investigação das provas. 
10
O direito processual abarca um conjunto de normas que regulam todos os aspectos da função jurisdicional do Estado e que estipulam os trâmites pelo direito positivo em casos concretos. Assim, acerca da teoria da ação e seus aspectos, assinale a alternativa CORRETA:
A
É definido como o direito público que se exerce contra o Estado e em razão do qual o réu comparece em juízo.
B
É definido como o direito público que se exerce contra o Estado e em razão do qual o réu comparece em interrogação na delegacia.
C
É definido como o direito privado que se exerce contra o Estado.
D
É definido como o direito público que se exerce contra o Estado e em razão do qual o réu confessa a sua autoria.

Continue navegando