Buscar

Avaliação II - Sociedade e Meio Ambiente (Peso 1,50)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Sociedade e Meio Ambiente – Avaliação II – Individual
Código: 738537
Peso da Avaliação: 1,50
Gabarito Corrigido
Questão 1 - A interação dos diversos organismos que constituem uma comunidade biológica é conhecida como relações ecológicas. Essas relações podem ser harmônicas, quando não há prejuízos para as espécies, e desarmônicas, quando há prejuízos para pelo menos uma espécie. Sobre as relações ecológicas e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Predação. 
II- Parasitismo. 
III- Esclavagismo. 
IV- Canibalismo. 
( ) Uma espécie mata outro de mesma espécie para se alimentar.
( ) Uma espécie se aproveita do trabalho de outra espécie, trazendo prejuízo para essa espécie. 
( ) Uma espécie captura e mata uma outra espécie com a finalidade de se alimentar. 
( ) Uma espécie obtém recurso alimentar vivendo no corpo do outra espécie. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) IV - III - II - I.
B) IV - III - I - II.
C) II - I - IV - III.
D) I - II - III - IV.
Questão 2 - A dignidade humana é uma palavra oriunda do latim dignitas, que significa honra, virtude. Fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, liberdade e igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais. Presente na própria Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), consiste num valor previsto na Constituição Federal de 1988, que em seu art. 1º, III, reconhece o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana como princípio fundamental da República Federativa do Brasil. Com base na Constituição Federal de 1988, e sobre a dignidade, analise as sentenças a seguir: 
I- A dignidade humana está fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, liberdade e igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais.
II- A condição de dignidade permite discriminação, seja de naturalidade, cor, sexo, idade, crenças, classe social, orientação sexual. 
III- Como um valor em si mesma, a dignidade humana é objeto de defesa do Estado, que deve prever condições mínimas para que todos os cidadãos tenham uma vida digna. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e II estão corretas.
B) Somente a sentença II está correta.
C) As sentenças I e III estão corretas.
D) As sentenças II e III estão corretas.
Questão 3 - Os seres vivos possuem vários tipos de relações, ditas relações ecológicas, que podem ser benéficas ou maléficas. A manchete de um jornal brasileiro "Universitária é encontrada degolada dentro de carro no ABC Paulista" mostra uma das atitudes de brutalidade feitas pelo ser humano contra a própria espécie. Sobre o que é viver adequadamente em sociedade, analise as sentenças a seguir: 
I- Cooperar para o desenvolvimento e prevalência da espécie de forma igualitária. 
II- Cometer assassinatos quando os demais seres da mesma espécie não correspondem às ações que acreditamos serem adequadas.
III- Explorar a própria espécie quando julgar necessário, pois na sociedade cada um vive por si. 
IV- Saber os direitos e deveres de cada cidadão, assim como os seus. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença I está correta. 
B) As sentenças I e IV estão corretas.
C) As sentenças I e III estão corretas.
D) As sentenças II e III estão corretas.
Questão 4 - Até meados do século passado, acreditava-se que o meio ambiente era uma fonte inesgotável. O capitalismo contribuiu muito para o aumento de áreas degradadas no planeta, com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente. Sobre a primeira atitude oficial e mundial a tentar preservar o meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA:
A) Protocolo de Kyoto.
B) Convenção sobre Diversidade Biológica.
C) Conferência Internacional sobre a Atmosfera em Mutação, em Toronto.
D) Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo.
Questão 5 - O Sistema Penitenciário Brasileiro, por descaso dos poderes competentes, não consegue promover de forma precisa sua função de reintegrar o apenado à sociedade. Este, apesar de viver em regime fechado, necessita ter seus direitos fundamentais garantidos, para que assim possa voltar ao convívio social de forma estável. Diante desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que contempla melhor o estudo desse tema:
A) Direito trabalhista.
B) Direito legal.
C) Direito penal.
D) Direitos humanos.
Questão 6 - A segurança pública é considerada um dos grandes desafios no Brasil. Os problemas de segurança pública alertam para a necessidade de qualificação do debate sobre segurança e para a incorporação de novos paradigmas às políticas públicas. Sobre a segurança pública, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I- A segurança da sociedade surge como um dos principais requisitos à garantia de direitos e ao cumprimento de deveres, estabelecidos nos ordenamentos jurídicos. 
PORQUE 
II- A segurança pública enquanto atividade desenvolvida pelo Estado é responsável por empreender ações de repressão e oferecer estímulos ativos para que os cidadãos possam conviver, trabalhar, produzir e se divertir, protegendo-os dos riscos a que estão expostos.
 Assinale a alternativa CORRETA:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Questão 7 - Em épocas longínquas, nas mais diferentes formas de organização política, acredita-se que existia um verdadeiro direito natural. Assim, as pessoas podiam se dirigir às autoridades, ou à autoridade suprema do Estado, para pedirem a sua proteção, de seus bens ou de seus familiares contra violações ou ameaças de violação vindas de outros detentores do poder e de oficiais públicos ou vindas até de outros particulares. Sobre a Petição de Direitos, analise as afirmativas a seguir: 
I- Escrita pelos lordes espirituais e temporais e comuns, foi enviada ao rei Carlos I com o propósito de conter os excessos e impor limites àquele reinado.
II- Foi o primeiro documento da Modernidade a expor as expectativas dos direitos contemporâneos: um requerimento objetivo, de poucas palavras, que manifesta a contrariedade dos parlamentares com os desmandos reais. 
III- A Petição de Direitos contribuiu para o reconhecimento dos direitos humanos. Esse documento conduziu a mudança de regime de monarquia de absolutista para constitucionalista. 
IV- Foi conferida diversas vezes, a fim de atingir o maior número de pessoas possíveis, não alterando sua proposta original de garantir liberdade e direitos aos indivíduos frente aos abusos de autoridade do poder instituído. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas II e IV estão corretas.
B) As afirmativas III e IV estão corretas.
C) As afirmativas I, II e III estão corretas.
D) As afirmativas I e IV estão corretas.
Questão 8 - Promulgada em 1917 e considerada uma das mais modernas e liberais Cartas Magnas da América Latina, teve um caráter pioneiro, ao ser a primeira Constituição a tratar da reforma agrária. Diante dessas informações sobre a Constituição mexicana, assinale a alternativa CORRETA:
A) Precede a própria criação da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
B) Precede na criação da ONT (Organização Nacional do Trabalho).
C) Precede a própria criação da OITL (Organização Internacional do Trabalho Liberal).
D) Precede a própria criação da ONTS (Organização Nacional do Trabalho e Serviço).
Questão 9 - A Declaração Universal dos Direitos do Homem surgiu da necessidade de uma sociedade mais justa e igualitária; portanto, vários acontecimentos e documentos foram propostos em decorrência dessa necessidade. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o documento que surgiu posteriormente à realização da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948:
A) Revolução Russa.
B) Revolução Mexicana.
C) CartaMagna.
D) Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos.
Questão 10 - Leia atentamente o texto a seguir: 
A complexa questão da segurança do Brasil O Brasil vive hoje uma grande crise de segurança pública. Isso não é segredo para ninguém. Na realidade, a sensação de medo é algo que parece presente em vários setores da sociedade em nosso país. Só em Pernambuco foram mais de cinco mil assassinatos em 2017. São números de guerra. E os relatos de situações de violências vividas estão presentes em todos os espaços. Muitas vezes é o tema principal de programas de televisão, porém muito pouco é tratado sobre como resolver. E essa é a grande questão sobre a qual precisamos nos debruçar. Sobre a segurança pública, assinale a alternativa INCORRETA: 
FONTE: https://www.brasildefato.com.br/2018/02/26/a-complexa-questao-da-seguranca-do-brasil/. Acesso em: 16 maio 2018.
A) Segundo a Constituição brasileira, os municípios podem constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações.
B) O artigo II da Constituição brasileira afirma que "Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal".
C) A preservação da ordem pública é designada através da polícia federal, polícia rodoviária federal, polícias civis, polícias militares e corpos de bombeiros.
D) A segurança pública no Brasil é um dos grandes problemas, em 2017, a violência no Brasil superou a Índia, a Nigéria e a Síria.

Outros materiais