Buscar

atividade_03-historia-da-amazonia (1) 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discente: Gláucea Azevedo Romano
Docente: Gustavo Gurgel do Amaral
Disciplina: História da Amazônia
Atividade 03
1. Na Amazônia não foi possível substituir, em grande escala, a mão-de-obra indígena pelo negro africano porque? Mesmo assim, em algumas regiões da Amazônia houve a utilização da mão de obra escravizada Africana, onde? E por quê? 
Porque os índios eram cobicados peços bandeirantes, e por isso, eram capturados e vendidos nos mercados coloniais de escravos, os bandeirantes davam preferências aos índios Bororós e Parecis, por serem considerados dóceis e com fácil adaptação aos hábitos e costumes da sociedade colonial.
No Pará, inibiam a escravização de índios, ordens dada pelo Governo Português ao Governo do Pará.
2. A intensificação da ocupação dos principais rios que se situam dentro do espaço de Rondônia durante o século XIX foi devido ao desenvolvimento de que atividade econômica, quais as principais consequências e o que originou?
A colonização deslocou-se principalmente para o Vale do Madeira, em função da extração da borracha, desencadeando outras ações que definiram as bases do povoamento regional, dentre elas, a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que teve suas primeiras tentativas de construção ocorridas na década de 1870 e só foi concretizada entre 1907 a 1912.
3. Durante a 2ª Guerra Mundial podemos apontar como um importante fator explicativo de novo surto de ocupação do futuro estado de Rondônia.
Comercialização da borracha natural, sendo necessária a força braçal de 100 mil homens para aumentar a produção anual do látex.
4. Quais são as dificuldades percebidas para a navegação no circuito fluvial Madeira, Mamoré?
Eram os inúmeros obstáculos naturais entre os trechos Mamoré e Madeira.
5. Qual foi a doença mais comum do Guaporé colonial a ocupação do vale do rio Madeira no início do século XX?
Malárias e Febres diversas
6. Quando foi criado o território Federal do Guaporé? Quem era o presidente do Brasil na época? De quais estados a área foi desmembrada? E quais municípios faziam parte na sua formação inicial?
13 de setembro de 1943. Presidente Getúlio Vargas. Desmembrou áreas do estado do Mato Grosso e Amazonas. Os Municipis que faziam parte da formação inicial eram: Lábrea: S.A.A..Madeira: Porto Velho e Guajará-Mirim
7. Durante a abertura da BR-364 (antiga BR-29) quem era o presidente da república e quais as consequências?
Juscelino Kubtscheck. A construção da Br 364, teve como consequencia o aumento acelerado da população, assim como, a corrida pelo ouro, cassiterita e pedras preciosas, destacando=se também as grandes obras que atrairam muitas mãos-de-obras ociosas para a região.
8. Quias são as causas dos recentes processos migratórios dirigidos para Rondônia nas décadas de 1970 e 1980 e no que resultou?
Entre 1970 a 1980, migrantes chegavam em busca de terras para cultivo e moradia, contudo, essas disputas por terra, tornaram-se violentas e o choque entre camponeses e grupos agroindustriais foram inevitáveis.
9. As pessoas que trabalharam na construção da E.F.M.M., foram os primeiros núcleos de povoamento, no entorno da mesma transformando-os num centro cosmopolita por que?
Eram oriundos de vários países.
10. A evolução econômica de Rondônia está relacionada aos ciclos econômicos, vegetais e minerais. Quais são eles, respectivamente?
Ouro, borracha, cassiterita e agropecuária.

Continue navegando