Buscar

METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTORIA I

Prévia do material em texto

Diehl e Machado (2001) propõem a didática como componente central na constituição da História enquanto saber e conhecimento específico em meio aos demais saberes científicos. Para tanto, sugerem que os procedimentos técnico-críticos sejam aprimorados e refletidos de forma consistente e dialogados para conferir uma maior relevância social ao conhecimento. Os dois sistematizaram a ideia de uma Matriz Disciplinar da História, tendo por referência os estudos do teórico alemão Jörn Rüsen, que pesquisava os temas de teoria, metodologia e didática da história. Sobre a matriz, analise as sentenças a seguir:
I- Uma das principais intenções é que cada vez mais se aproxime o universo acadêmico/científico do universo escolar/cotidiano.
II- O profissional da História deve estar atento às demandas do todo social, e evitar favorecimentos pessoais ou particulares de um determinado grupo na hora de decidir e escolher os fatos e fenômenos sociais a serem mediados pelo conhecimento histórico.
III- No item perspectivas orientadoras sobre o passado, é o momento de reunir as referências historiográficas para determinado fato que se encontra em pauta. Identificar as principais ocorrências e manifestações que foram registradas, as abordagens, explicações e soluções que ele recebeu também são importantes.
IV- Compõe a matriz os métodos e técnicas no sentido de identificar, classificar, normatizar, problematizar, criticar e refletir sobre o problema inicial.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DIEHL, Astor Antônio; MACHADO, Ironita P. Apontamentos para uma didática da história. Passo Fundo: Clio, 2001.
A
Somente a sentença II está correta.
B
Somente a sentença III está correta.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
2
Bittencourt (2003) apresenta que o professor não pode se identificar e não pode ser identificado como um técnico específico ou um reprodutor de um saber isolado e externo. Dar aula é uma ação complexa que exige o domínio de vários outros saberes característicos e heterogêneos.
Acerca dos saberes necessários para o ato de lecionar, assinale a alternartiva CORRETA: 
FONTE: BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2003.
A
Saberes ideológicos, dominantes, específicos de toda formação profissional, e os saberes da experiência, do chão da sala de aula, que por sua vez compõem o chamado saber discente.
B
Saberes da disciplina, curriculares e específicos da formação profissional, e os saberes da experiência, do chão da sala de aula, que por sua vez compõem o chamado saber docente.
C
Saberes da vida, do senso comum, generalizados da formação profissional, mas não os saberes da experiência, do chão da sala de aula, pois esses não compõem o chamado saber docente.
D
Saberes da disciplina, curriculares e específicos da formação profissional, contudo, não compreende os saberes da experiência, do chão da sala de aula.
3
Como didática, pode-se entender a arte ou a técnica de ensinar, fazer aprender, instruir. A didática como um campo de estudos específico surge apartir de determinado século. Assinale a alternativa CORRETA que indica a partir de qual século ela surgiu:
A
Século XV.
B
Século XVII.
C
Século XVI.
D
Século XVIII.
4
A pergunta O que é História? é repetida com frequência, tanto pelos profissionais da educação quanto pelos alunos, sendo de suma importância para a disciplina. No decorrer do tempo, seu significado foi alternando de acordo com os pensamentos de pessoas influentes.
Acerca do que é História para a contemporaneidade, assinale a alternativa CORRETA: 
A
Para François Dosse, a disciplina História se constitui em um conhecimento indireto, um saber que é captado e compreendido por meio de vestígios.
B
É um saber exato e inabalável, compreende apenas o presente, o agora, e não faz relações com acontecimentos anteriores. 
C
É o saber de natureza particular, que ocorre apenas uma vez, um fato único, o acontecimento que não se repete.
D
Através das palavras “os vivos são sempre e cada vez mais governados pelos mortos” gravadas na lápide do político Júlio de Castilhos, podemos entender que a ideia é defender e restaurar o passado diante do presente.
5
É importante compreender quais devem ser os fatos, os fenômenos sociais ou problemas que devem ser contemplados e mediados pelo conhecimento histórico; além de compreender o que cabe ao profissional da História. 
Acerca do profissional da História, assinale a alternativa CORRETA: 
A
Zelar em evitar reducionismos ou favorecimentos interpretativos, e abordar a experiência humana numa perspectiva que seja capaz de contemplar os mais diferentes indivíduos, bem como a diversidade e a complexidade das relações e expressões de que estes lançaram mão.
B
Apenas zelar em evitar reducionismos ou favorecimentos interpretativos.
C
Expor a complexidade das relações e expressões de que os trabalhadores lançaram mão.
D
Ter favorecimentos interpretativos, e abordar a experiência humana numa perspectiva que seja capaz de contemplar a homogeneidade dos indivíduos.
6O decreto de 2 de dezembro de 1837 estabeleceu que no Colégio de Pedro II seriam ensinadas as línguas latina, grega, francesa e inglesa, além de retórica e dos princípios elementares de geografia, história, filosofia, zoologia, mineralogia, botânica, química, física, aritmética, álgebra, geometria e astronomia. Foi nesse ambiente cultural brasileiro que ocorreu a consolidação da disciplina de História nos currículos escolares. Nesse contexto específico, assinale a alternativa CORRETA que descreve as características dessa educação: FONTE: http://mapa.an.gov.br/index.php/menu-de-categorias-2/326-imperial-colegio-de-pedro-ii. Acesso em: 25 maio 2020.
A
As ações didáticas estavam centradas em metodologias mecanicistas e de substituição da História Regional pela Local.
B
Os temas centralizavam novas perspectivas, como os conteúdos republicanos e nacionalistas típicos do final do século XIX.
C
Os conteúdos previam o fortalecimento dos temas sacros ou nacionais em detrimentos dos conteúdos laicos.
D
Como na literatura, os conteúdos valorizavam o heroísmo nacionalista e escravista. Valores típicos do século XVI exaltavam as lições das coisas.
7
“Os conhecimentos específicos de história, de teorias, de métodos, das formas de representação e comunicação compõem os meios pelos quais a didática da História e a História se constituem enquanto disciplina e saber; portanto, é necessário que se esteja consciente e seguro diante deles.” (FOCHI, Graciela Márcia, 2015). Diante do exposto, ao que se refere à didática em história, sistematizada a partir da matriz curricular, assinale a alternativa CORRETA que indica o que significam os métodos e técnicas:
A
Se encontram na esfera do cotidiano, dá práxis social, onde ocorrem de fato os problemas e as questões que necessitam de reflexão e orientação. 
B
Significa identificar, classificar, normatizar, problematizar, criticar e refletir sobre o problema inicial.
C
Significa o momento de optar pelas linguagens narrativas (texto, artigo, dissertação, tese, livro, história em quadrinhos, filme, entre outros).
D
Significa o momento de reunir as referências historiográficas para o fato ou problema que se encontra em pauta; identificar as principais ocorrências e manifestações que foram registradas, as abordagens, explicações e soluções que ele recebeu.
8
Estudiosos e professores, apoiados na cartografia, podem seguramente abordar dimensões que irão direcionar as suas pesquisas. 
Acerca dessas dimensões, assinale a alternativa CORRETA: 
A
Regionalidade, estudo, conhecimento. 
B
Localidade, regionalidade, nacionalidade e espaço.
C
Contemporaneidade, cartografia, superação, regionalidade.
D
Regionalidade, economia, espaço.
9
A nova história se insere no contexto em que as tradições e os modelos históricos, como o marxismo, o historicismo e o estruturalismo perderam a capacidade de apresentar explicações e soluções diante do momento dos impasses, desigualdades, contrassensos que se apresentam na realidadesocial e histórica, o que por sua vez pode ser identificado no final dos anos de 1980 e 1990. Grandes autores se destacaram, como Walter Benjamin, Michel Foucault e Michel Certeau. Sobre a obra de Walter Benjamin, assinale a alternativa CORRETA do que é possível destacar:
A
Que se inclua a categoria e a dimensão do cotidiano, que devem articular-se na dimensão do espaço e tempo que, por sua vez, sofreram interferência por parte da ação/experiência humana.
B
Que se pense o tempo e o espaço como práticas cotidianas que abarcam os indivíduos, os hábitos e as habitações, uma espécie de polissemia do “fazer com”.
C
Uma forte crítica aos processos de modernização da sociedade, bem como as estruturas dos governos que procuravam racionalizar de forma esmagadora os indivíduos.
D
Apresentou um conceito de História que colocava o cidadão em termos de consciência e agir diante de seu momento histórico no qual nos encontramos e que por sua vez foi gestado ao longo da modernidade.
10
Os componentes escolares, como disciplinas, currículos, conteúdos,  metodologias, avaliações, podem adquirir diferentes conotações conforme o momento histórico e a sociedade na qual se encontram veiculados. Tendo em vista que tais fatores influenciam e determinam o caráter e o perfil dos componentes no interior dos processos educacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No contexto da Revolução Industrial, as disciplinas e os conteúdos da Biologia, Física, Química, Botânica e Matemática eram preferidos diante das disciplinas oriundas das Ciências Humanas.
(    ) Desde que ocorreu a instalação e regulamentação do ensino superior no Brasil, os conteúdos, as estratégias didáticas e metodológicas adquiriram a finalidade de capacitar os estudantes para que melhor concorram à aprovação e ao ingresso a esta modalidade de ensino.
(    ) Como exemplo destes aspectos, pode-se afirmar que as diretrizes curriculares do século XXI apontam para que os estudantes adquiram formação voltada ao letramento, desenvolvam habilidades como a da oratória e competências que permitam que se reconheça as mais variadas expressões da cultura erudita.
(    ) Pode-se dizer que ocorre uma espécie de sintonia entre os objetivos e finalidades dos conteúdos com os objetivos escolares, tais como a socialização, noções de disciplina do comportamento e higienização do corpo por parte dos estudantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - V.
B
F - V - F - F.
C
V - V - F - V.
D
V - F - V - V.

Continue navegando