Buscar

SAÚDE, SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
A NR 3 diz respeito a embargos ou interdições. Qual é a diferença entre esses dois conceitos? Assinale a alternativa correta.
a ) Interdição significa a paralisação de uma via para passagens de carros e ônibus durante a realização de uma obra, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores da via. Já embargo significa a suspensão do direito de uma empresa de operar.
 
b ) Interdição significa paralisação, total ou parcial, de uma organização, um setor dela, ou mesmo de máquinas e equipamentos. Já o embargo significa a paralisação total ou parcial de uma obra.
c ) Interdição representa a paralisação de uma obra, total ou parcialmente. Já embargo é a suspensão do direito de operação da empresa, inclusive de suas atividades administrativas.
d ) Interdição significa a paralisação de uma atividade empresarial mediante ordem do juiz da localidade, devido à incapacidade de seus gestores de fazerem uma boa gestão. Já embargo é a paralisação total ou parcial de uma obra.
e ) Interdição e embargo são a mesma coisa, apenas têm nomenclaturas diferenciadas por ocasião de hábitos e costumes das regiões do país.
QUESTÃO 2
Em que período da História da humanidade iniciaram-se as preocupações com as questões de saúde, segurança e meio ambiente no trabalho? Assinale a alternativa correta.
a ) A partir da criação dos sindicatos, ao final do século XIX, que passaram a cobrar dos dirigentes empresariais posturas preventivas.
b ) Não é possível precisar, mas estudos indicam que desde o século XVI há estudos sobre o tema em atividades laborais de extração de minério e outros.
c ) A partir da Revolução Francesa, que lançou luz sobre as questões de saúde, segurança, meio ambiente e bem-estar da população.
d ) Após a Revolução Industrial, por conta dos ambientes das fábricas, que estavam repletos de pessoas que atuavam sem proteção.
e ) A partir da primeira legislação sobre o tema, no século XIX, que fez com que dirigentes empresariais tivessem que se adequar à nova realidade.
QUESTÃO 3
Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir.
O modelo de Gestão defendido por Seiffert (2017, p. 13), que entende-se como um "processo adaptativo e contínuo, através do qual as organizações definem, e redefinem, seus objetivos e metas relacionados à proteção do ambiente, à saúde de seus empregados, bem como clientes e comunidade, além de selecionar estratégias e meios para atingir esses objetivos num tempo determinado através de constante avaliação de sua interação com o meio ambiente externo", é chamado de:
a ) Gestão do futuro.
b ) Gestão social.
c ) Gestão pela qualidade total.
 
d ) Gestão ambiental.
e ) Gestão moderna.
QUESTÃO 4
O que pregavam os documentos emitidos pelo Clube de Roma e pela Conferência de Estocolmo sobre as questões de meio ambiente e de desenvolvimento econômico? Assinale a alternativa correta.
a ) Pregavam que a aceleração da questão ambiental se dava por conta de as fábricas produzirem pouco, já que acabava-se poluindo muito para uma pequena produção.
b ) Pregavam que o desenvolvimento econômico era prejudicial ao meio ambiente; assim, propunham uma redução para um crescimento econômico máximo anual de 15% por país.
c ) Pregavam a necessidade de o mundo ser menos rigoroso com a questão ambiental, para que os países pudessem se desenvolver e prover riquezas.
d ) Pregavam que a degradação do meio ambiente era causada pelos carros utilizados no transporte de trabalhadores e propunham um transporte coletivo barato para amenizar o problema.
 
e ) Acreditavam que o desenvolvimento e o crescimento econômico deveriam ser congelados para que o meio ambiente conseguisse sobreviver.
QUESTÃO 5
No que consiste a ideia de riscos ambientais no trabalho? Assinale a alternativa correta.
a ) Riscos no ambiente de trabalho, unicamente derivados de questões ligadas à natureza, como contaminação de água e ar.
 
b ) Todo tipo de risco a que o trabalhador está exposto no ambiente de trabalho, desde situações de ergonomia até situações de contaminação química.
c ) Riscos que a empresa assume quando resolve praticar uma ação que degrada o meio ambiente.
d ) Riscos de desencadeamento de doenças e epidemias derivadas do não cuidado com o meio ambiente, principalmente da água e do ar.
e ) Riscos ligados ao consumo e contato com itens venenosos de origem natural, como plantas e animais venenosos.
QUESTÃO 6
O que são doenças profissionais? Assinale a alternativa correta.
a ) Doenças geradas pelo contato contínuo com outros profissionais infectados; por exemplo, gripe transmitida pelos colegas de trabalho.
b ) Doenças que possuem classificação no Código Internacional de Doenças (CID) e, assim, geram afastamento.
c ) Doenças ocasionadas pelas condições do ambiente de trabalho; por exemplo, a lesão por esforços repetitivos devido a um projeto de ergonomia inadequado.
d ) Doenças cuja causa, comprovadamente, tenha ocorrido em um momento em que o trabalhador estava na empresa.
 
e ) Doenças desenvolvidas como consequência direta do exercício da profissão, como câncer desenvolvido pelo contato contínuo com produtos químicos nocivos.
QUESTÃO 7
Qual é a função do auxílio-acidente? Assinale a alternativa correta.
a ) É um valor que o governo disponibiliza, por meio de edital de avaliação e seleção, para que empresas invistam em saúde e segurança do trabalhador.
b ) É um benefício ofertado às empresas que investem em sistemas de saúde e segurança do trabalho e que, com isso, conseguem manter taxas de acidentes, no mínimo, 10% mais baixas do que a média do mercado.
 
c ) Conceder ao trabalhador que foi afastado e que recebeu auxílio-doença uma compensação financeira, caso restem sequelas que o impossibilitem de trabalhar com o mesmo rendimento de antes.
d ) Tem a mesma função do auxílio-doença, porém é devido nos casos de afastamento por motivo de acidente, e não por doenças.
e ) É um valor pago pela previdência para os dependentes do trabalhador que ficam desamparados após o afastamento do beneficiário principal.
QUESTÃO 8
De quem é a responsabilidade do trabalho de prevenção às doenças ocupacionais? Assinale a alternativa correta.
a ) Somente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), já que o órgão é responsável pelo processo de prevenção de acidentes e doenças.
b ) Somente da empresa, já que, ao entrar para trabalhar, o funcionário passa a estar sob a tutela da organização e, assim, tudo o que ele faz é de responsabilidade dela.
c ) Somente do trabalhador, já que, pela legislação em vigor, para ser funcionário é necessário ser maior de idade ou ter no mínimo 16 anos e estar autorizado pelos pais, o que indica se tratarem de pessoas responsáveis por seus próprios atos.
d ) De todos os envolvidos. Enquanto a empresa precisa fornecer condições necessárias para o desenvolvimento saudável do trabalho, o trabalhador deve cumprir as normas e recomendações, zelando por sua própria vida.
e )  Somente do governo, que deve ter uma atuação de fiscalização forte e prover todos os recursos necessários para proteção e tratamento de doenças.

Continue navegando